Uma suposta notícia da agência Lusa, publicada no Jornal Público, alega que Rui Tavares terá pedido no Parlamento: “Meus caros brancos, a coisa mais inteligente que nós podemos fazer é odiar a nossa própria raça”.

Aparentemente publicada a 23 de junho de 2022 e com uma imagem de Rui Tavares a discursar no plenário, tirada da ARTV, o lead da publicação que está a ser partilhada nas redes sociais acrescenta que o deputado único do Livre sublinhou que “o ódio dos brancos pela própria raça deve ser ensinado logo no ensino pré-primário de forma a combater o racismo”.

Suposta notícia do Público, com as declarações de Rui Tavares, que está a ser partilhada no Facebook

Suposta notícia do Público, com as declarações de Rui Tavares, que está a ser partilhada no Facebook

Esta publicação chegou a ser partilhada no Facebook do partido Ergue-te, a 24 de junho, que vai ainda mais longe e escreve na legenda da publicação: “Meu caro branco, a coisa mais inteligente que podias fazer era mostrares esse ódio por ti mesmo e deixar de respirar durante 10m, para dar exemplo”. Nos mais de 30 comentários leem-se vários insultos a Rui Tavares, mas também alguns avisos de que se trata de uma notícia falsa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Publicação no Facebook do partido Ergue-te

Partido Ergue-te partilha no Facebook as supostas declarações de Rui Tavares

De acordo com esta suposta notícia, o fundador do partido Livre teria prestado estas declarações no Parlamento. Apesar disso não há nenhum registo público de qualquer afirmação semelhante de Rui Tavares, no plenário ou em qualquer outra informação pública. A imagem é manipulada. O Observador não encontrou nenhum artigo publicado com este título ou conteúdo no jornal Público, da agência Lusa ou em qualquer outro meio de comunicação social.

Em declarações ao Observador, o deputado Rui Tavares acusa as publicações de partilharem uma “mentira” e garante “jamais” ter feito declarações como“meus caros brancos, a coisa mais inteligente que nós podemos fazer é odiar a nossa própria raça”.

Conclusão

Não é verdade que Rui Tavares tenha dito no Parlamento ou em qualquer espaço público “meus caros brancos, a coisa mais inteligente que nós podemos fazer é odiar a nossa própria raça”. É igualmente falso que o deputado único do Livre tenha defendido que o “ódio dos brancos pela própria raça” seja ensinado “logo no ensino pré-primário” como forma a “combater o racismo”.

As declarações que estão a ser partilhadas no Facebook mostram uma notícia da agência Lusa, publicada no jornal Público, mas não há nenhum registo nestes dois órgãos de comunicação social destas declarações de Rui Tavares. Ao Observador, o próprio deputado garante “jamais ter proferido tais declarações”, declarações que classifica como uma “mentira”.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge