Numa altura de grandes convulsões sociais, depois do homicídio de George Floyd por parte da polícia no Minnesota, surgiu uma publicação no Facebook com uma imagem dividida em dois: em cima vemos Donald Trump a condecorar o golfista Tiger Woods, em baixo vemos o jornalista da SIC, Bento Rodrigues. Na imagem do pivô da estação de televisão do grupo Impresa é possível ver o seguinte oráculo: “Trump tenta estrangular jovem negro. O tenista, Tiger Woods, está de rastos”. Atingiu as 17,9 mil visualizações e as 352 partilhas. Esta publicação é totalmente falsa.

Publicação que alega que a SIC Notícias aproveitou imagem de condecoração para dizer que Trump tentou estrangular um jovem negro

A publicação tem vários problemas. De facto, Donald Trump condecorou Tiger Woods, uma das grandes estrelas mundiais do golfe, em 2019, depois de ter conquistado o Tour Championship — colocando um ponto final num longo período sem qualquer vitória, com muitos escândalos à mistura. Ou seja, sim, a condecoração da medalha presidencial da Liberdade existiu. E, sim, foi entregue a Tiger Woods (ao contrário do que é afirmado na publicação, o golfista norte-americano não é “tenista”).

Mas é óbvio que Donald Trump não tentou estrangular um “jovem negro”, nem tão pouco a SIC Notícias fez uma peça com esse oráculo — que, por si só, já é falso, por ter um lettering diferente do que é utilizado por aquele canal de televisão. Fazendo uma pesquisa na Internet e no site da SIC Notícias, não é possível encontrar nenhum vídeo, notícia ou link com este oráculo — por isso, a imagem foi editada com o objetivo de manipular a informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desconhece-se se o autor da publicação pretende espalhar apenas a notícia falsa para fazer os outros utilizadores acreditarem que, de facto, Trump tentou estrangular um “jovem negro” ou se, por outro lado, o objetivo era descredibilizar a SIC Notícias, sugerindo que a estação televisiva pegou em imagens de uma condecoração do Presidente dos EUA para o difamar sem razão. Independentemente das motivações, a publicação é falsa.

Conclusão

É verdade que Tiger Woods e Donald Trump estiveram juntos em 2019, para que o Presidente norte-americano condecorasse o golfista com a medalha presidencial da Liberdade. No passado dia 18 de junho surgiu uma publicação com uma imagem dos dois, mais uma do pivô da SIC, Bento Rodrigues, contendo o seguinte oráculo: “Trump tenta estrangular jovem negro. O tenista, Tiger Woods, está de rastos”. É uma publicação que pode pretender espalhar uma notícia falsa ou, simplesmente, descredibilizar a SIC Notícias, insinuando uma perseguição daquele órgão de comunicação social ao Presidente americano.

No sistema de classificação do Observador este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge