São um popular snack com sabor fumado. Publicações nas redes sociais alegam que as batatas fritas com sabor a presunto foram proibidas pela União Europeia em todos os 27 Estados-membros.
“A União Europeia proibiu as batatas fritas com sabor a presunto, devido ao risco de cancro. Esta medida procura proteger a saúde pública”, lê-se numa publicação nas redes sociais.
De facto, a Comissão Europeia decidiu banir, numa decisão oficializada a 31 de julho, oito aditivos artificiais com sabor fumado. Em causa, estava a possibilidade destes aditivos “danificarem o material genético dos consumidores, elevando o risco de doenças como o cancro”.
Como algumas marcas que comercializam batatas fritas com sabor a presunto utilizam esses aromas artificiais, é certo que, caso não alterem a receita, não poderão continuar a vendê-las.
No entanto, isso não significa que as batatas fritas de presunto tenham sido banidas do espaço europeu. Como explica a conta do X (antigo Twitter) em espanhol da Comissão Europeia, “alguns aditivos com sabor fumado utilizados” para a produção do snack continuam a ser autorizados pela UE. “Uma receita que não inclua estes aditivos poderá continuar a ser feita.”
????Últimamente has podido leer muchos titulares anunciando que ⚠️"La UE prohíbe las patatas sabor jamón"
????¿Es verdad?
????No❗️ Algunos aditivos de aroma ahumado utilizados para su producción, por lo que con una receta que no incluya estos aditivos se podrán seguir fabricando.
— Comisión Europea (@ComisionEuropea) July 31, 2024
Além disso, a Comissão Europeia esclarece que as marcas de batatas fritas (ou de outros alimentos que utilizem estes aditivos) terão algum tempo para se adaptar. “Cinco anos para os produtos alimentares em que os aromas de fumo substituam um processo de defumação tradicional e dois anos em que os aromas fumados se utilizem para obter sabor.”
Conclusão
As batatas fritas com sabor a presunto não foram banidas pela União Europeia. O que a Comissão Europeia proibiu foi a utilização de alguns aditivos artificiais que podem causar doenças e que estão presentes em algumas receitas daquele alimento. No entanto, os snacks que não usem esses aditivos poderão continuar a ser produzidos. Ou então, as empresas podem sempre alterar a receita para não os utilizar.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.