Nas redes sociais está a circular um alerta sobre auriculares sem fios e o perigo de quem os usa poder ser atingido por uma descarga elétrica quando está perto de cabos elétricos de alta tensão e instalações como plataformas ferroviárias. Em causa estão imagens de uma câmara de vigilância que mostra um acidente numa estação de comboio, em que um homem é eletrocutado e cai para a linha.

Os pequenos auriculares sem fios, mais conhecidos como fones bluetooth, têm-se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, e vão surgindo teorias nas redes sociais sobre a sua fiabilidade e segurança. Desta vez, está a ser partilhada a ideia de que este aparelho pode ser culpado pelo choque elétrico que atingiu a pessoa do vídeo.

Os factos: de acordo com o jornal India Today, um revisor de bilhetes de uma empresa de comboios local foi eletrocutado na estação ferroviária de Kharagpur, em Bengala, enquanto se encontrava na plataforma a conversar com outra pessoa. O artigo, publicado a 8 de dezembro do ano passado, não faz qualquer referência ao momento em que o acidente ocorreu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas imagens, é possível ver os dois frente a frente no momento em que um cabo elétrico cai e atinge o homem que foi identificado como Sujan Singh. Segue-se um desmaio e a queda para os carris. A vítima foi transportada para o hospital e sobreviveu, apesar dos ferimentos na cabeça e em várias zonas do corpo. Encontra-se “estável”, segundo fontes citadas pelo jornal indiano.

A questão prende-se mesmo com as imagens que foram amplamente partilhadas nas redes sociais e onde se sugere que o homem foi atingido por um choque elétrico por estar a usar uns auriculares sem fios. A verdade é que, em primeiro lugar, pelas imagens não é possível confirmar que o homem estivesse a usar qualquer aparelho. Depois, não há qualquer prova de que uns fones sem fios pudessem levar a tal situação.

As imagens esclarecem algumas dúvidas, já que é possível perceber que é um fio elétrico que atinge Sujan Singh e nada relacionado com auriculares explica o acidente de que o homem foi vítima. Segundo o India Today, uma das teses apresentadas a nível local é a possibilidade de alguns pássaros terem provocado a queda do fio, que acabou por se soltar, com um dos lados a tocar na linha de caminho de ferro e o outro a atingir a cabeça do funcionário.

Carlos Salema, professor do departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, explicou ao Observador que os fones são “completamente inocentes” e que as “potências baixíssimas” não só “não causam eletrocussão” como não serviriam para atrair um fio elétrico, como aconteceu naquela estação de comboios da Índia. “Não há nenhuma ligação possível que leve a esta conclusão”, garante.

Conclusão

A realidade, as imagens e as conclusões científicas sobre o tema: não há nada que corrobore a sugestão que circula nas redes sociais e que responsabiliza os fones sem fios de serem responsáveis pelo facto de um homem ter sido eletrocutado numa estação de comboios na Índia. Não só não é possível confirmar que o cidadão estava a usar aquele aparelho, como as provas científicas que existem comprovam que uns fones não provocariam tal eletrocussão tendo em conta as potências baixas com que funcionam.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge