Em poucos dias, a publicação já teve mais de 500 visualizações no Facebook. Sobre uma imagem de António Costa lê-se: “Aumento das pensões. Uma pensão de 7.500 euros aumentou 238 euros. Uma pensão de 250 euros aumentou 1 euro. Acha justo?” Sinalizada como potencial notícia falsa, verifica-se que, de facto, a informação não corresponde à verdade. Nenhuma pensão em Portugal foi aumentada em 238 euros, seja qual for o valor de raiz.

Vamos aos factos. As maiores subidas, como o Observador noticiou, foram de 10 euros. A 8 de maio, a Segurança Social começou a pagar o aumento extraordinário aos 1,9 milhões de pensionistas com pensões de valor mais baixo: as subidas variaram entre seis e 10 euros.

A publicação que já foi partilhada centenas de vezes no Facebook

Assim, e conforme foi previsto no Orçamento do Estado para 2020, esta atualização extraordinária das pensões representou um aumento de 10 euros para os 1,3 milhões de pensionistas com pensões de valor até 1,5 Indexantes de Apoios Sociais (IAS), ou seja, até 658,2 euros, e de seis euros para os cerca de 600 mil reformados que recebiam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015.

Basta esta informação para perceber que a publicação está errada. Nenhuma pensão subiu 238 euros. Além disso, as restantes pensões foram atualizadas em janeiro passado entre 1,9 e 6,3 euros, segundo contas que foram feitas pelo semanário Expresso.

As reformas até 877,6 euros (duas vezes o IAS) contaram com mais 0,7%. Feitas as contas, porque o valor do aumento varia consoante o valor da reforma, as subidas entre 1,9 euros brutos mensais (para o primeiro escalão que estava nos 273,39 euros mensais em 2019) e os 6,1 euros brutos mensais (para as pensões de 877,6 euros).

Para os valores de pensões entre 877,6 e 2.632,8 euros (esta última equivale a seis vezes o IAS), o aumento foi de 0,24%. Traduzindo em valores brutos mensais, no máximo os pensionistas contaram com mais 6,3 euros brutos mensais.

Acima deste valor não houve aumento.

Conclusão:

ão é falsa. Nenhuma pensão foi aumentada em 238 euros. As reformas de valor mais baixo sofreram aumentos entre os 6 e os 10 euros. As restantes foram aumentadas entre 1,9 e 6,3 euros.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge