André Ventura, líder do Chega, tem defendido, no âmbito das eleições de 2024, uma taxa extraordinária (temporária) aos bancos para ajudar as famílias com os créditos à habitação. E na defesa dessa proposta ataca a banca nacional de ter lucros elevados.

“Eu não vivo bem num país em que a banca tem 11 milhões de euros de lucros por ano e eu tenho idosos sem dinheiro para comprar medicamentos. Em que a banca tem centenas de milhões de euros de lucros por ano e nós não conseguimos dar aos nossos idosos o que eles merecem ter”, declarou André Ventura, no debate com Rui Rocha para as legislativas de 2024.

O número de 11 milhões por ano não é verdadeiro. Ainda que André Ventura não tenha especificado o ano a que se refere, os cinco maiores bancos a operar em Portugal obtiveram, em 2022, lucros agregados de 2.583 milhões de euros. Mesmo querendo dividir este valor por dias, daria 7 milhões por dia. Este é um valor para os cinco maiores bancos. Mas nos dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) referentes a 2022 refere-se um resultado líquido do setor, em 2022, de 3.142 milhões de euros, ou seja 8,6 milhões por dia.

Para 2023 ainda não há dados fechados. Os bancos já começaram a apresentar os seus dados, mas ainda faltam muitos e dois dos principais ainda não revelaram os números de 2023 – CGD e BCP. No entanto, nos dados consolidados até final de setembro, a banca regista, segundo os mesmos dados da APB, 4.082 milhões de euros de resultados líquidos, o que significa que teria de lucrar 7 mil milhões para chegar aos 11 mil milhões de Ventura. No entanto, fizemos outra conta para perceber ao que queria o líder do Chega referir-se. Se formos olhar para os lucros dos cinco maiores bancos no primeiro semestre de 2023 chegamos a um valor de 1.994 milhões de euros, o que, dividindo pelos dias de seis meses, chegaríamos muito perto de 11 milhões por dia. André Ventura juntou dados distintos e uma parte da realidade. E são só os cinco maiores bancos.

Até ao momento já vários bancos apresentaram lucros referentes a 2023. O Santander Totta lucrou, em Portugal, 1.030 milhões de euros, se incluída a mais-valia devido a uma operação dentro do grupo. Em termos recorrentes os lucros foram de 894,5 milhões de euros. O BPI em Portugal também já apresentou lucros de 444 milhões de euros. Ou seja, a banca vai a caminho dos maiores lucros de sempre em Portugal.

Usando dados errados (não é verdade que lucrem 11 milhões por ano), o líder do Chega queria justificar a sua proposta para taxar mais a banca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge