Resultados finais de Freguesia de Vilar de Andorinho

Resultados das eleições de Vilar de Andorinho em 2025

O Partido Socialista manteve a liderança na Assembleia de Freguesia de Vilar de Andorinho nas eleições autárquicas de outubro de 2025, conquistando 40,48% dos votos válidos e elegendo 6 membros. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Vilar de Andorinho Interativo de Resultados do Observador, o PS perdeu três mandatos face a 2021, quando obtinha maioria absoluta com 9 eleitos.

A composição da assembleia de freguesia distribui-se da seguinte forma:

  • PS: 6 mandatos (40,48%)
  • PPD/PSD.CDS-PP.IL: 4 mandatos (27,63%)
  • Chega: 3 mandatos (18,16%)
  • BE + L: 0 mandatos (5,32%)
  • PCP-PEV: 0 mandatos (4,10%)

A taxa de participação eleitoral registou um aumento significativo para 52,07%, comparando com os 43,81% de 2021. O Chega surge como novidade política local, conquistando três mandatos e tornando-se a terceira força política da freguesia. A coligação de direita PPD/PSD.CDS-PP.IL obteve quatro mandatos, um a mais que em 2021, enquanto o Bloco de Esquerda perdeu representação parlamentar.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Liderança atual da freguesia de Vilar de Andorinho

Serafim Silva Teixeira é o atual presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, tendo sido eleito pelo Partido Socialista nas eleições de 2021. Teixeira encontra-se no seu segundo mandato à frente dos destinos da Junta de Freguesia, tendo assumido o cargo após a vitória socialista que quebrou o domínio histórico da coligação PSD/CDS-PP na freguesia.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Ricardo Leão: Chega à perna em Loures? "Eu tenho a perna grossa"

A atual composição da Assembleia de Freguesia reflete a vitória socialista de 2021, com o PS a obter maioria absoluta dos mandatos. A sede da Junta de Freguesia localiza-se na Praceta Escultor Alves de Sousa, tendo sido recentemente requalificada para melhor servir a população local.

Evolução eleitoral na freguesia de Vilar de Andorinho desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político da freguesia. Em 2013,o PS obteve 44,59% dos votos válidos (3.144 votos), conquistando 7 mandatos e a presidência da Junta de Freguesia, numa eleição com 48,09% de participação eleitoral.

Em 2017, a tendência de crescimento socialista consolidou-se, com o PS a alcançar 55,51% dos votos (4.139 votos) e 8 mandatos, mantendo a presidência. A participação eleitoral subiu ligeiramente para 49,23%, demonstrando um maior envolvimento cívico da população.

As eleições de 2021 confirmaram a hegemonia socialista, com o PS a obter 51,39% dos votos (3.476 votos) e 9 mandatos dos 13 disponíveis. Contudo, a participação eleitoral desceu para 43,81%, refletindo a tendência nacional de menor afluência às urnas durante a pandemia. A coligação PSD/CDS-PP ficou-se pelos 17,52% (1.185 votos) e 3 mandatos, segundo dados oficiais da CNE.

Veja também: Ana Mendes Godinho: "Não sei o que é autoridade musculada"

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Vilar de Andorinho

Para as eleições autárquicas de 2025, em Oliveira do Douro estão confirmadas as seguintes candidaturas:

  • Andreia Teixeira (PS)
  • Álvaro Bastos (PSD)
  • Diogo Trindade (Chega)

Demografia e território da freguesia de Vilar de Andorinho

Vilar de Andorinho é uma freguesia portuguesa do município de Vila Nova de Gaia, com uma população de 18.155 habitantes em 2011, numa área de 7,07 km². Esta densidade populacional elevada, superior a 2.500 habitantes por km², faz da freguesia uma das mais populosas do concelho.

A freguesia caracteriza-se por uma estrutura demográfica jovem e dinâmica, beneficiando da proximidade ao Porto e das excelentes acessibilidades. A freguesia conta com aproximadamente 18 mil habitantes, sendo conhecida pela sua componente residencial mas também pela presença de importantes empresas e equipamentos de saúde.

O território inclui a grande urbanização de Vila d’Este, que tem mais residentes do que cerca de 80 cidades de Portugal, demonstrando a dimensão e importância desta freguesia no contexto regional. A localização estratégica e as infraestruturas modernas fazem de Vilar de Andorinho uma das freguesias mais procuradas para residência na área metropolitana do Porto.

Participação cívica e proximidade local em Vilar de Andorinho

A participação eleitoral em Vilar de Andorinho tem oscilado nas últimas eleições, registando 48,09% em 2013, 49,23% em 2017 e 43,81% em 2021. Esta última descida alinha-se com a tendência nacional durante a pandemia, mas mantém-se próxima da média concelhia.

A freguesia caracteriza-se por uma forte tradição de participação cívica, com diversas associações locais e eventos comunitários que promovem o envolvimento dos residentes. A Festa da Cebola é um símbolo de cultura e tradições, enquanto a Feira Medieval faz recuar no tempo e promove o convívio, demonstrando a vitalidade da vida comunitária local.

O tecido associativo da freguesia é diversificado, incluindo associações desportivas, culturais e recreativas que contribuem para a coesão social e o desenvolvimento local. Esta dinâmica associativa constitui um importante fator de mobilização eleitoral e participação democrática.

Localidades e lugares da freguesia de Vilar de Andorinho

O território da freguesia abrange diversas localidades e lugares com características distintas. Em Vilar de Andorinho havia a “Quinta de Soeime”, “Quinta de Paço de Vitorino”, “Quinta da Madre de Deus”, “Quinta do Outeiro”, “Quinta da Mata”, Casa Castro, Casa Tavares, Casa Dias de Baiza, Casa Pereira e outras casas. Todas estas Quintas contribuíram para levar bem longe o nome da Freguesia.

A freguesia estende-se desde o Monte da Virgem até ao Rio Febos, com zonas extraordinárias e muitas zonas verdes, oferecendo uma diversidade paisagística notável. Esta localização privilegiada, perto do centro cidade de Gaia, perto da cidade do Porto e com autoestradas fantásticas que dão ligação a todo lado, torna a freguesia particularmente atrativa para residência e investimento.

A urbanização de Vila d’Este constitui um dos principais núcleos populacionais, concentrando uma parte significativa dos residentes da freguesia. A Salvador Caetano também está localizada em Vilar de Andorinho, representando um importante polo de emprego e atividade económica na freguesia.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.