Resultados finais de Concelho de Arcos de Valdevez

Resultados das eleições de Arcos de Valdevez em 2025

O PPD/PSD manteve-se no poder em Arcos de Valdevez, conquistando a presidência da câmara municipal com 58,7% dos votos (8.600 votos). Segundo os resultados oficiais para o concelho de Arcos de Valdevez Interativo de Resultados do Observador, os social-democratas reforçaram a sua posição face a 2021, quando obtiveram 58,3% dos votos.

A taxa de participação eleitoral foi de 60,8%, registando um aumento significativo face aos 57,1% de 2021, demonstrando maior mobilização dos eleitores arcuenses.

Composição da assembleia municipal:

  • PPD/PSD: 23 mandatos (57,2% dos votos)
  • PS: 9 mandatos (23,7% dos votos)
  • CH: 5 mandatos (12,0% dos votos)
  • CDS-PP: 0 mandatos (1,8% dos votos)
  • PCP-PEV: 0 mandatos (1,5% dos votos)

Comparativamente a 2021, o PSD ganhou um mandato na assembleia municipal (de 22 para 23), enquanto o PS perdeu três mandatos (de 12 para 9). O Chega emergiu como terceira força política com cinco mandatos, um crescimento notável face aos zero mandatos anteriores. O CDS-PP perdeu os seus dois mandatos, e o PCP-PEV manteve-se sem representação, após ter perdido o seu único mandato.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: Carpool com Luís Filipe Menezes. "Não me passa pela cabeça não ter maioria absoluta"

Panorama territorial e demográfico de Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é um município com 22.847 habitantes (dados de 2011) numa área de 447,60 km², sendo o maior município em área do distrito de Viana do Castelo. O concelho está administrativamente dividido em 36 freguesias, incluindo várias uniões de freguesias criadas na reorganização administrativa de 2013.

Situado no noroeste português, na província histórica do Minho, Arcos de Valdevez faz fronteira a leste com a Galiza espanhola, a sul com Ponte da Barca, a sudoeste e oeste com Ponte de Lima, e a norte com Monção e Melgaço. As maiores freguesias – Gavieira, Soajo, Cabreiro, Gondoriz e Sistelo – localizam-se nas áreas montanhosas que fazem parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Desde 1981 que a população do município tem vindo a diminuir de forma constante, resultando numa população emigrante, com a maioria das atividades e concentração residencial numa pequena área ao longo da fronteira sudoeste.

Contexto político das eleições de 2025 em Arcos de Valdevez

Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez são:

Veja também: Carpool com Rita Matias. Remigração para imigrantes legais? “É esse o caminho que temos de fazer”

  • Olegário Gonçalves (PSD)
  • João Braga Simões (PS)
  • Luís Rocha (CH)
  • Ricardo Coelho (CDU)

Análise dos resultados eleitorais de 2021 em Arcos de Valdevez

Nas eleições autárquicas de 2021, Arcos de Valdevez registou uma participação eleitoral de 57,08%, com 14.101 votantes num universo de 24.703 eleitores inscritos. Os resultados para a Câmara Municipal foram:

  • PPD/PSD: 8.218 votos (58,28%) – 5 mandatos e presidência
  • PS: 4.275 votos (30,32%) – 2 mandatos
  • CDS-PP: 353 votos (2,50%) – 0 mandatos
  • Chega: 378 votos (2,68%) – 0 mandatos
  • PCP-PEV: 300 votos (2,13%) – 0 mandatos

João Manuel do Amaral Esteves foi eleito presidente da Câmara Municipal, mantendo a hegemonia do PSD no concelho.

Na Assembleia Municipal, os resultados foram ligeiramente diferentes, com o PSD a obter 55,62% dos votos (7.842 votos) e 22 mandatos, seguido do PS com 31,24% (4.405 votos) e 12 mandatos.

Evolução eleitoral comparativa em Arcos de Valdevez: 2013-2021

A análise da evolução eleitoral revela a consolidação da hegemonia do PSD ao longo das últimas três eleições autárquicas:

Participação eleitoral

  • 2013: 50,89% (14.747 votantes em 28.978 inscritos)
  • 2017: 53,63% (14.267 votantes em 26.603 inscritos)
  • 2021: 57,08% (14.101 votantes em 24.703 inscritos)

Verifica-se um aumento consistente da participação eleitoral, apesar da diminuição do número de eleitores inscritos, reflexo do declínio demográfico do concelho.

Resultados do PSD (Câmara Municipal)

  • 2013: 53,14% dos votos
  • 2017: 67,81% dos votos
  • 2021: 58,28% dos votos
  • Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez
  • Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
  • Assembleia de Freguesia da sua área de residência
  • Junta de Freguesia da sua área de residência
  • Verificar a inscrição: Confirmar a inscrição nos cadernos eleitorais através do portal do recenseamento eleitoral
  • Conhecer o local de voto: Consultar a mesa de voto atribuída
  • Documentação necessária: Apresentar documento de identificação válido
  • Horário de votação: Das 8h00 às 19h00 do dia 12 de outubro de 2025

Para mais informações sobre o processo eleitoral, os eleitores podem consultar o site da Comissão Nacional de Eleições ou contactar a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

A participação cívica é fundamental para o futuro do concelho, sendo estas eleições uma oportunidade para os arcuenses escolherem o rumo do desenvolvimento local para os próximos quatro anos.

Lista completa das freguesias do Concelho de Arcos de Valdevez

  1. Aboim das Choças
  2. Aguiã
  3. Ázere
  4. Cabana Maior
  5. Cabreiro
  6. Cendufe
  7. Couto
  8. Gavieira
  9. Gondoriz
  10. Miranda
  11. Monte Redondo
  12. Oliveira
  13. Paçô
  14. Padroso
  15. Prozelo
  16. Rio Frio
  17. Rio de Moinhos
  18. Sabadim
  19. Jolda (São Paio)
  20. Senharei
  21. Sistelo
  22. Soajo
  23. Vale
  24. União das Freguesias de Alvora e Loureda
  25. União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela
  26. União das Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada
  27. União das Freguesias de Eiras e Mei
  28. União das Freguesias de Grade e Carralcova
  29. União das Freguesias de Guilhadeses e Santar
  30. União das Freguesias de Jolda (Madalena) e Rio Cabrão
  31. União das Freguesias de Padreiro (Salvador e Santa Cristina)
  32. União das Freguesias de Portela e Extremo
  33. União das Freguesias de São Jorge e Ermelo
  34. União das Freguesias de Souto e Tabaçô
  35. União das Freguesias de Távora (Santa Maria e São Vicente)
  36. União das Freguesias de Vilela, São Cosme e São Damião e Sá
Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.