Dark Mode 194kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Sondagem Observador/TVI/Pitagórica. Veja quem vota em quem

De onde vêm os votos de cada candidato presidencial? E estão a subir ou a descer nas intenções de voto? Percorra os gráficos interativos para perceber ao detalhe o que pensam os portugueses.

Intenção de voto Presidenciais

Se no próximo domingo ocorressem as eleições Presidenciais em quem seria o seu voto?

Intenção de voto Legislativas

Se as eleições Legislativas (Governo) se realizassem neste momento, em que partido votaria?

De Legislativas 2019 para Presidenciais 2021

Transferência de votos entre o que os inquiridos votaram nas Legislativas de 2019 e a intenção de voto dos mesmos nas Presidenciais 2021

Selecione os blocos laterais ou as ligações entre blocos

De Legislativas 2019 para Legislativas agora

Transferência de votos entre o que os inquiridos votaram nas Legislativas de 2019 e a intenção de voto dos mesmos se ocorressem novas Legislativas agora

Selecione os blocos laterais ou as ligações entre blocos

Abstenção Presidenciais 2021

Entrevistados que aquando do momento inicial se recusaram a responder à entrevista por não pretenderem votar nesta eleição

Ficha técnica

Durante 6 semanas (10 Dezembro 2020 a 21 de Janeiro 2021 ) vão ser publicadas pela TVI e pelo Observador uma sondagem em cada semana com uma amostra mínima de 626 entrevistas. Em cada semana a amostra corresponderá a 2 sub-amostras de 313 entrevistas. Uma das sub-amostras será recolhida na semana da publicação e a outra na semana anterior à da publicação. Cada sub-amostra será representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região.

Semana 1 Publicação: O trabalho de campo decorreu entre os dias 10 e 13 de Dezembro. Foi recolhida uma amostra total de 629 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,0%. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as eleições , nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.

A taxa de resposta foi de 55,32% . A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

A taxa de abstenção na sondagem é de 56,6% a que correspondem os entrevistados que aquando do momento inicial se recusaram a responder à entrevista por não pretenderem votar nesta eleição.

A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizara oportunamente para consulta online.

Programação do interativo: Fábio Leandro e Diogo Marques. Design: Leo Xavier

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.