Momentos-chave
- Madeira regista 99 novos casos, o maior número desde o início da pandemia
- Nova estirpe identificada em 16 casos em Portugal continental. Investigador diz que não implica mais restrições
- Sindicato denuncia "graves irregularidades" com cadáveres de vítimas de Covid-19
- Reino Unido com mais 54.990 novos casos nas últimas 24 horas e ultrapassa as 75 mil mortes
- Sobe para sete o número de mortes em surto no lar da Misericórdia de Mértola
- Boletim DGS. Internamentos disparam
- Boletim DGS. Lisboa registar maior número de casos pelo segundo dia consecutivo
- Boletim DGS. Portugal regista ligeiro aumento no número de casos
- Nova variante do SARS-CoV-2 identificada em Portugal Continental
- Mangualde com aulas on-line no 3.º Ciclo e Secundário
- Escolas e mercados de Mêda fecham durante duas semanas
- Duas pessoas com Covid-19 morreram em lar da Santa Casa da Misericórdia da Mêda
- Presidente da Confederação suíça reconhece erros na gestão da pandemia
- Houve um aumento de mais de 1,1 milhões de contágios no mundo desde o início do novo ano
- Surto em lar de freguesia rural de Montemor-o-Novo com 54 infetados
- Alemanha volta a registar descida de mortes e de novos casos
Histórico de atualizações
-
Obrigada por nos ter acompanhado! Este liveblog fica por aqui, mas pode vamos acompanhar os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo, neste novo liveblog:
-
Esquadra da PSP na Damaia, Amadora, encerrada devido a surto
A esquadra da Damaia, na Amadora, suspendeu domingo à tarde a sua atividade devido a um surto de covid-19 que atingiu os agentes da PSP daquela unidade, esclareceu o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP).
“Esta decisão, na sequência de indicação das autoridades de saúde, decorre do acionamento do plano de contingência da PSP, na sequência da deteção de casos positivos com o vírus SARS-CoV-2 entre Polícias colocados naquela esquadra”, refere a PSP em comunicado.
Todos os polícias da 63.ª esquadra vão ser submetidos a testes de despistagem e as instalações já foram esta tarde sujeitas a uma desinfeção.
“A suspensão temporária do atendimento presencial naquela Esquadra não afetará a normal prestação de serviços na zona, uma vez que o atendimento ao público continuará a estar disponi´vel nas demais instalaço~es policiais da PSP no Concelho da Amadora e as atividades e operaço~es quotidianas de patrulhamento e misso~es de segurança e ordem pública continuarão a ser desenvolvidas por meios policiais de reforço”, lê-se na nota divulgada.
A PSP garante que vai continuar a acompanhar o estado de saúde dos seus funcionários, tenham ou não funções policiais, e também o grau de execução das medidas preventivas.
“A Esquadra da Damaia retomará a sua atividade normal assim que se encontrarem asseguradas as condições adequadas, o que a PSP oportunamente comunicará”, conclui o comunicado.
-
Madeira regista 99 novos casos, o maior número desde o início da pandemia
“Hoje há 99 novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 2.000 casos confirmados de Covid-19 no território regional”, refere o boletim regional.
Madeira regista 99 novos casos, o maior número desde o início da pandemia
-
França supera 65 mil mortos e regista mais 12.489 casos
A França ultrapassou hoje o total de 65 mil mortos por covid-19 e indicou que foram registados 12.489 novos casos, muito acima dos 3.466 da véspera, um número explicado pelos poucos testes realizados no Ano Novo.
A Agência de Saúde Pública indicou na sua página na internet que em 24 horas morreram nos hospitais 116 doentes, uma vez que as mortes fora do meio hospitalar não são incluídas nestes registos todos os dias da semana. O número de mortos desde o início da pandemia subiu para 65.037.
Em relação aos casos de infeção, desde que começaram os registos em fevereiro, houve 2.655.728 em França.
Nos últimos sete dias foram hospitalizadas 7.460 pessoas e 1.135 deram entrada as unidades de cuidados intensivos.
O governo francês, que tem sido criticado pela lentidão no arranque da campanha de vacinação, decidiu acelerar o processo, ampliando os grupos que vão ser vacinados de forma prioritária.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes francês, Jean-Baptiste Djebbari, “o objetivo é vacinar 26 milhões de franceses até ao verão”.
É, aparentemente, uma meta muito mais ambiciosa do que a que tinha sido apontada há apenas uma semana pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex, ao anunciar 15 milhões de vacinados antes do verão.
-
Brasil com 17.341 novos casos e 293 mortes em 24 horas
O Brasil registou nas últimas 24 horas 17.341 novos casos de covid-19 e 293 mortes pela doença, elevando os totais acumulados no país para 7.733.746 infeções e 196.018 óbitos, segundo dados oficiais hoje divulgados.
Os dados do Ministério da Saúde indicam também que há já 6.813.008 pessoas recuperadas da doença e 724.720 pessoas em acompanhamento médico, abaixo das 751.260 registadas no dia anterior.
Os estados de São Paulo (1.471.422 casos), Minas Gerais (550.672 casos) e Santa Catarina (497.345 casos) mantém-se como os que registam uma maior incidência de infeções.
Nos totais acumulados de óbitos são os estados de São Paulo (46.845), Rio de Janeiro (25.616), e Minas Gerais (12.037) que lideram a lista dos mais afetados.
O Governo brasileiro anunciou recentemente um plano de vacinação que prevê que os brasileiros serão imunizados num período total de 16 meses com um processo de cinco fases. O plano, porém, ainda não tem data para começar.
O país aguarda os resultados da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford para começar a vacinação porque comprou 100 milhões de doses deste imunizante antecipadamente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela liberação de medicamentos no Brasil, informou hoje em nota que a Fundação Oswaldo Cruz, instituição científica brasileira que testa a vacina da Universidade de Oxford e deverá fabricá-la no país, entregará todos os documentos e apresentará o pedido de registo do medicamento até 15 de janeiro.
O uso da vacina da Universidade de Oxford já foi autorizado nesta quarta-feira pelo Reino Unido e Argentina.
Já o laboratório União Química, que tem licença para produzir a vacina russa Sputnik V contra a covid-19 no Brasil, garantiu que solicitará à Anvisa uma autorização para uso emergencial do imunizante em janeiro.
O laboratório pediu à agência reguladora do Governo brasileiro uma autorização para testar a Sputnik V massivamente em pacientes no país na última terça-feira.
-
Nova estirpe identificada em 16 casos em Portugal continental. Investigador diz que não implica mais restrições
Coordenador do estudo sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 afirma que estirpe inglesa do vírus já chegou a Portugal. E apela a cumprimento rigoroso das regras. Mas não a mais restrições.
-
Vacinação em lares arranca esta segunda-feira
As vacinas vão começar a ser administradas em duas instituições do concelho de Mação. Serão vacinados os utentes e funcionários de duas instituições.
-
Sindicato denuncia "graves irregularidades" com cadáveres de vítimas de Covid-19
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul fala em “graves irregularidades” que “atentam contra a dignidade dos doentes e familiares” das vítimas. Governo chamado a intervir.
Sindicato denuncia “graves irregularidades” com cadáveres de vítimas de Covid-19
-
Angola regista 39 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas
O Ministério da Saúde de Angola anunciou hoje 39 novas infeções pelo novo coronavírus, uma morte e 34 recuperações, aumentando o total para 17.642 casos positivos, 408 óbitos e 11.223 doentes recuperados.
As novas infeções foram registadas nas províncias do Zaire (13), Luanda (11), Bié (4), Cuanza Sul (4) e Uíje (2), sendo 25 do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 17 e 74 anos.
Os doentes recuperados, com idades entre os 13 e 71 anos, são de Luanda (21), Huambo (6), Namibe (4), Bié (2) e Cuanza Sul (1).
A única morte, registada nas últimas 24 horas, foi registada no Uíje, sendo um cidadão angolano, de 66 anos.
Nas últimas 24 horas, foram processadas 1.547 amostras, com uma taxa diária de positividade de 2.2%, enquanto o cumulativo indica um total de 313.489 amostras processadas até à data, sendo 17.462 positivas e 295.847 negativas, apontando uma taxa cumulativa de positividade de 5.6%.
Com os dados das últimas 24 horas, Angola tem nesta altura ativos 6.011 casos, dos quais um se encontra em estado crítico, oito graves, 78 moderados, 74 leves e 5.850 assintomáticos.
-
Pinhel, Guarda, sem aulas presenciais nas próximas duas semanas
O presidente da Câmara de Pinhel, no distrito de Guarda, disse hoje à agência Lusa que as aulas no concelho não vão ser presenciais nas duas próximas semanas por causa da situação epidemiológica.
Segundo Rui Ventura, falta apenas a confirmação da Direção Regional de Saúde, depois de as autoridades de saúde local e distrital terem concordado com a passagem das aulas presenciais a não presenciais.
O concelho regista 129 casos na comunidade, mais 48 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, que foi atingido por um surto.
“Dos utentes positivos, quatro [todos mulheres] encontram-se internados no Hospital Sousa Martins [Guarda], uma delas em estado muito grave na Unida de Cuidados Intensivos”, adiantou o provedor Luís Videira Poço, salientando que ainda não se registaram vítimas mortais na instituição.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel adiantou que a instituição recebeu hoje uma brigada de intervenção rápida de apoio aos lares com surtos de covid-19 vinda do Porto, com quatro elementos.
-
Surto em lar de Vendas Novas já provocou sete mortes
Numa nota informativa publicada na página do município na rede social Facebook é indicado que estão ainda infetados 16 utentes, quatro estão internados no hospital de Évora e um no hospital de Setúbal
-
Açores com “testagem massiva” em Rabo de Peixe e Vila Franca do Campo
O Governo dos Açores determinou a “testagem massiva” à covid-19 das “comunidades escolares, alunos, docentes e não docentes” das escolas do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.
A decisão do executivo açoriano para o concelho e a freguesia da ilha de São Miguel, anunciada em nota à imprensa, surge “na sequência da permanente vigilância epidemiológica, que está a cargo das estruturas regionais com competência para o efeito, e tem como objetivo a salvaguarda da defesa da segurança da comunidade e da saúde pública”.
Os testes serão realizados a partir de terça-feira, “devendo os estabelecimentos que tiveram interrupção letiva no Natal permanecer em regime de ensino a distância, ate´ estar concluída a testagem”, indica o executivo.
Foram detetados nos Açores até hoje 2.058 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 mortes e 1.529 recuperações.
Dos 413 casos positivos ativos na região, 360 encontram-se em São Miguel, 35 na Terceira, 10 no Faial, cinco em São Jorge, dois nas Flores e um no Pico.
-
Catorze doentes transferidos do Hospital de Pombal para o de Leiria
Catorze doentes do serviço de Medicina do Hospital de Pombal foram transferidos para o Hospital de Santo André, em Leiria, devido a infeção pelo novo coronavírus, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
Segundo fonte do gabinete de comunicação do Hospital Santo André, a transferência dos 14 doentes foi iniciada esta manhã e ficou concluída durante a tarde.
A mesma fonte adiantou que seis profissionais de saúde do serviço de Medicina do Hospital de Pombal testaram positivo à covid-19.
-
Surto na Misericórdia de Pinhel regista 48 infetados
A instituição recebeu este domingo uma brigada de intervenção rápida de apoio aos lares com surtos de covid-19 vinda do Porto, com quatro elementos.
-
Boris Johnson avisa para possibilidade de mais restrições em Inglaterra
O Reino Unido é um dos países europeus mais atingidos pela covid-19, com 75.024 mortes. Nas últimas 24 horas, mais de 55 mil pessoas testaram positivo para o vírus.
Boris Johnson avisa para possibilidade de mais restrições em Inglaterra
-
PS/Madeira critica medidas "avulsas" e "tardias" do Governo Regional
“Governo liderado por Miguel Albuquerque não teve a capacidade ao longo das últimas semanas para responder de forma atempada, responsável e acertada à evolução da pandemia de covid-19”, acusa Cafôfo.
PS/Madeira critica medidas “avulsas” e “tardias” do Governo Regional
-
Reino Unido com mais 54.990 novos casos nas últimas 24 horas e ultrapassa as 75 mil mortes
O Reino Unido voltou a registar um número de novas infeções diárias acima dos 50 mil casos: mais concretamente 54.990 infeções.
O número de vítimas nas últimas 24 horas foi de 454 — o que faz subir o valor total para 75.024.
Os dados não incluem a Escócia — que ainda serão revelados durante este domingo.
United Kingdom Daily Coronavirus (COVID-19) Report · Sunday 3rd January.
54,990 new cases (people positive) reported, giving a total of 2,654,779.
454 new deaths reported, giving a total of 75,024. pic.twitter.com/Fbgtjw3E0i
— UK COVID-19 (@UKCovid19Stats) January 3, 2021
-
Sobe para sete o número de mortes em surto no lar da Misericórdia de Mértola
Três utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (Beja) morreram nas últimas horas. Sobe assim para sete o número total de vítimas até ao momento do surto registado naquela instituição de solidariedade social.
O provedor José Alberto Rosa indicou à Agência Lusa que morreu no sábado à noite uma utente e este domingo mais dois: um homem e uma mulher.
Num universo de 71 utentes [incluídos os sete óbitos] do lar estão nesta altura infetados 59, que permanecem na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Mértola, criada no Pavilhão Desportivo Municipal da vila.
No sábado, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola adiantou à Lusa que 36 funcionários da instituição também estão infetados com o vírus que provoca a covid-19, entre eles uma enfermeira e a diretora técnica, que estão “assintomáticos ou com sintomas ligeiros”.
Agência Lusa
-
Boletim DGS. Uma vítima tinha cerca de 30 anos e outra cerca de 40
Segundo os dados da DGS, a maioria das vitimais mortais eram homens (44 dos 73 totais) que tinham mais de 80 anos de idade (20). Entre os óbitos confirmados, encontravam-se também 24 mulheres com mais de 80 anos.
Dezoito vítimas (14 homens e 4 mulheres) encontravam-se na casa dos 70-79 anos, sete homens tinham entre 60 e 69 anos e outros dois entre 50 e 59 anos.
Foi também registada a morte de um homem de 30-39 anos e de uma mulher de 40-49 anos.
-
Boletim DGS. Internamentos disparam
O número de internamentos disparou este domingo, depois de terem dado entrada nas enfermarias dos hospitais portugueses 186 doentes com Covid-19, elevando o total de internados para 3.044. O valor é o mais alto desta fase da pandemia.
Em relação ao dia anterior, foram menos os doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI). Ontem deram entrada nove doentes e hoje oito. São agora 500 as pessoas em UCI devido à Covid-19.
Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados 2.385 doentes.