758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Emanuel Boieiro

Convidado

Artigos publicados

Enfermeiros

A degradação do SNS é um sintoma, não é a doença

Mais do que a falta de enfermeiros o que existe é o silenciamento das suas vozes. É o que acontece nas instituições hospitalares em Penafiel, Santarém, Lisboa, Gaia, Braga, Évora.
Enfermeiros

“Agora, é a nossa vez!”

Não cedemos a radicalismos, extremismos e a populismos e reforçamos o apelo a todos os cidadãos para que se juntem a nós na defesa da Saúde e na valorização dos Enfermeiros.
Enfermeiros

A ausência de negociação com os enfermeiros

A prescrição farmacológica por enfermeiros é uma realidade crescente no contexto europeu, cujo reconhecimento legal da capacidade de prescrição foi iniciado na década de sessenta nos Estados Unidos.
Enfermeiros

Não há Saúde sem Enfermeiros

É inconcebível que o maior grupo profissional do SNS, os enfermeiros, não seja beneficiário de qualquer Acordo Coletivo de Trabalho (Global), estando apenas em vigor acordos parcelares e transitórios
Enfermeiros

Uma nova forma de fazer sindicalismo

Os enfermeiros melhoraram significativamente (e através do seu próprio bolso) as suas competências académicas e profissionais, mas viram as suas carreiras estagnadas, numa inversão incompreensível.
Serviço Nacional de Saúde

Investir nos enfermeiros, melhorar a RNCCI

O escasso financiamento que é assegurado às unidades pode impossibilitar a criação de melhores condições contratuais para os profissionais da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Enfermeiros

Não nos façam perder (mais) tempo!

Os enfermeiros deixaram de progredir de 3/3 anos para passar para um SIADAP nunca adaptado à realidade da nossa profissão e com possibilidade real de progressão de 10/10 anos, que também não aconteceu
Enfermeiros

Como resolver a falta de enfermeiros?

Existe uma medida de curto prazo e rápida aplicação que permite resolver a falta de enfermeiros no SNS: o regime de horário acrescido, muito mais vantajoso que a contratação de enfermeiros tarefeiros.
Serviço Nacional de Saúde

Enfermeiros: rever a carreira e a grelha salarial

Falta a valorização salarial, uma progressão justa e assente numa avaliação de desempenho adequada e as novas competências que vão sendo adquiridas no contexto académico e profissional.
Enfermeiros

O papel dos enfermeiros no sistema de saúde

Não é possível obter cuidados de saúde de alta qualidade sem reter os melhores. O desperdício da capacidade formativa e dos diferentes níveis de especialização dos enfermeiros chega a ser chocante.
Enfermeiros

Renovar a esperança

O recém-criado Sindicato Nacional dos Enfermeiros tem a ambição de ser o sindicato mais próximo dos enfermeiros, mais inovador e digital na comunicação, o mais sustentável a nível ambiental.
Demografia

Novas políticas públicas para o envelhecimento

Em 2040, a média da idade de reforma na UE andará pelos 70 anos, com a estimativa de que no Luxemburgo e na Lituânia chegará aos 72. No caso de Portugal, deverá fixar-se nos 71 anos.
Saúde

Enfermeiros na última fila dos direitos

É inadmissível, que num contexto de combate à Covid-19 e a todas as outras situações que o SNS acomoda, este OE não integre a adopção para os enfermeiros do estatuto de profissão de desgaste rápido.
Coronavírus

Brigadas nos lares? Não, obrigado

Uma das coisas que ficou clara com a pandemia é que a Segurança Social não tem competência técnica suficiente para avaliar a capacidade instalada nos lares, nem de auditá-los convenientemente.
Deficiência

Eliminar barreiras, assegurar a inclusão

Está ao nosso alcance amenizar os efeitos negativos da crise, eliminar barreiras e assegurar a inclusão de todos os cidadãos num processo de recuperação sustentável.
Coronavírus

Um Plano Nacional para os maiores de 65 anos

Portugal tem a mais alta taxa de cuidados domiciliários informais da Europa e o célere envelhecimento demográfico irá colocar mais pressão sobre um sistema de saúde e social depauperado.
Serviço Nacional de Saúde

De essenciais a acessórios em apenas três meses

Assistimos à perigosa transformação do essencial em acessório, onde a imposição legislativa se sobrepõe ao diálogo social. A ideologia não salva vidas, mas os profissionais de saúde, em equipa, salvam
Coronavírus

Honrar os nossos egrégios avós

Se o confinamento dos mais idosos continuar indefinidamente arriscamo-nos a perder uma parte significativa da nossa identidade cultural, cívica, social e moral, fundada no que nos une profundamente.
Saúde

O diálogo e a protecção dos profissionais de saúde

Haverá de chegar o tempo de reiniciar a negociação colectiva e de valorizar todo este risco. Até esse momento chegar, Portugal precisa e os portugueses merecem que cada um de nós cumpra a sua parte.
Enfermeiros

A luta dos enfermeiros não acabou

Existem enfermeiros, em 2019, com dezenas e até mais de 100 feriados por gozar (como existem 14 feriados nacionais/anuais em Portugal, estamos a falar de mais de 7 anos sem gozo efectivo de feriados).

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.