441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Demografia

Demografia

Portugal tem a 2ª média de idades mais alta da UE

A média de idades da população da União Europeia (UE) era, em 2021, de 44,1 anos, com Portugal a apresentar a segunda mais elevada (45,8) e a segunda maior subida em 10 anos (4,1).
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Este país não é para crianças

Os pais deixaram de depender financeiramente dos filhos na idade avançada e essa responsabilidade passou para o estado. Não só o custo de ter filhos aumentou, como o benefício futuro é muito incerto.
Crescimento Económico

Uma década perdida

É a noção de futuro que falta à sociedade portuguesa e só isso explica a mais recente maioria absoluta do PS.
Municípios

A necessidade de um interior mais urbano

É necessário um aumento da liberdade dos municípios para definirem a sua própria carga fiscal ou a negociação de condições de trabalho através de uma concertação social a nível local.
Envelhecimento

Envelhecer com qualidade de vida!

Não raras as vezes, pessoas aparentemente sujeitas a um mesmo ambiente ao longo da sua vida tiveram um envelhecimento muito distinto. Porque envelhecemos tão diferentemente?
Legislativas 2022

O bom exemplo dos proscritos

A 30 de janeiro devemos ter em mente que tipo economia queremos, que gestão para o PRR, se preferimos as verbas injectadas num Estado cada vez mais pesado e gastador, ou na economia, no mundo real.
Demografia

Realismo, por favor

O facto de Portugal não receber imigrantes que compensem a quebra demográfica resulta de uma economia estagnada cuja produtividade é baixa.
Demografia

A reforma das reformas

A reforma das reformas face à evolução demográfica reside numa modernização profunda do sistema de pensões e na mudança das condições proporcionadas às crianças e jovens bem como aos idosos internados
Eleições Legislativas

Da libertação à calamidade

Não deixa de continuar a haver mais óbitos e menos nascimentos. Entretanto, o governo cessante não teve ideia melhor do que prometer a diminuição da idade da reforma em véspera de eleições.
Demografia

Demografia europeia: resistir ao “inevitável”

As projecções são precisas e assustadoras mas, como dizia Thatcher, ao contrário do inesperado, o inevitável nunca acontece.
Demografia

População e descarbonização: desafios nas cidades

O envelhecimento demográfico, o aumento da natalidade, falta de grandes quantitativos emigrantes, a tentativa de redução da utilização do automóvel, entre outros, são grandes desafios para as cidades.
Fact Check

ONU revela que mulheres são o dobro dos homens?

Alegado relatório da ONU publicado nas redes sociais mostra que em 2019 havia 5,6 mil milhões de mulheres e 2,2 de homens. Dados não são oficias e estatísticas da altura mostram que estão errados.
Demografia

Somos menos, mais velhos e pobres

Os números são alarmantes e exigem respostas imediatas e corajosas. Não basta dar um prémio pelo nascimento de uma criança, conceder um manual escolar gratuito ou apoiar jovens com uma bolsa de estudo
População

Um velho problema nacional: a natalidade 

Se não enfrentarmos o problema de vez e continuarmos a dizer que o mal é geral, verificando-se igualmente noutros países desenvolvidos, pagaremos todos um preço elevadíssimo.
Demografia

Obra Católica defende importância de migrantes

A OCPM referiu que "precisamos do contributo da imigração mais jovem. Mas que "não podemos olhar para os migrantes só como uma força de trabalho para tapar buracos demográficos".
População

A noite demográfica

Nenhum governo tomou quaisquer medidas para incentivar a natalidade, excepto esperar por uma imigração tanto mais escassa quanto a economia estagna.
Demografia

Portugal: um país condenado a definhar?

O inverno demográfico é como o colesterol. Não se dá por ele, nem pelos seus efeitos imediatos, mas no longo prazo mata. Se não queremos sucumbir e definhar enquanto país é preciso agir desde já.   
Demografia

Demografia: "Falta estratégia mais abrangente"

Demógrafa Maria Valente Rosa afirma que a demografia deve ser refletida de forma "mais prolongada, que não se coaduna com ciclos de quatro anos" e assume que falta uma "estratégia mais abrangente".
Natalidade

"Instabilidade" pode explicar baixa natalidade

Um filho é um projeto "muito planeado, muito pensado e tem a ver com um projeto de futuro", nota a demógrafa Maria João Valente Rosa sobre os dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal.
Terceira Idade

Campanha alerta contra preconceitos na velhice

A ideia é valorizar o papel de quem tem mais experiência de vida. Marcelo Rebelo de Sousa, Adriano Moreira, Eunice Munhoz, Rui de Carvalho, Rui Nabeiro e Simone de Oliveira dão testemunhos.
Livros

A teoria da «colapsologia»

Se a situação demográfica nacional já era extrema antes da pandemia, depois desta será ainda pior e com efeitos previsíveis. Quem paga as pensões? Quem paga a saúde? Quem paga as creches e escolas?   
Demografia

O maior problema do país

O que é efectivamente maior entre nós, é a falta de substituição das gerações, ou seja, a relutância das mulheres jovens em ter filhos. Trata-se de uma profunda crise de expectativas.
Igualdade de Género

Ser mãe em Portugal: um mar de rosas ou espinhos?

São urgentes políticas públicas promotoras da natalidade, mas não basta conceber estas de forma isolada. Há que concertá-las com os direitos laborais.
União Europeia

UE lança ferramenta para monitorizar demografia

O objetivo é sustentar várias áreas da política — a saúde, o trabalho, o transporte — com dados oportunos e comparáveis para ajudar a aproximar as políticas da UE das necessidades dos cidadãos.
Política

E quando já não estiver cá ninguém? 

Os velhos não se queixam e os bebés não votam e o que está na agenda dos partidos políticos são as eleições daqui a uns meses ou daqui a um ano ou dois.
Sociedade

Nós

A afirmação portuguesa teve sempre com saber pensar e fazer diferente do que era esperado. O "by the book" nunca foi nosso.
Política

Quando foi que perdemos toda a ambição?

Todos lamentam a estagnação vivida de 2000 a 2020, mas o Portugal de hoje ainda é pior que o de então. Está mais velho e dá menos oportunidades aos jovens. Talvez isso explique a anomia em que vivemos
Demografia

Novas políticas públicas para o envelhecimento

Em 2040, a média da idade de reforma na UE andará pelos 70 anos, com a estimativa de que no Luxemburgo e na Lituânia chegará aos 72. No caso de Portugal, deverá fixar-se nos 71 anos.
Noticiário

8h. Há 100 anos que não morria tanta gente

Morreram 123 mil portugueses em 2020. Um número mais alto só se encontra recuando a 1920, no final da passagem da Gripe Espanhola. Contas feitas pelo Jornal de Notícias.
Emigração

Reino Unido foi o principal destino dos emigrantes

Em 2019, o número de entradas de portugueses no Reino Unido totalizou 24.593, mais 30,3% do que em 2018, um aumento que contraria a tendência decrescente verificada desde 2015.
Sociedade

O Estado não quer que eu tenha filhos

Aumentar a taxa de natalidade passa também por criar condições que não nos provoquem taquicardia sempre que se aproximam as férias escolares, ou se ouve falar em greve, ou tolerâncias de ponto.
Economia

Programa "Regressar" atingiu 757 em 2019

O número referente aos ex-residentes em Portugal é apenas de 2019, "uma vez que apenas com a entrega das declarações de IRS é que é exercida a opção pelo regime". explica o Ministério das Finanças.
Sociedade

Para acabar de vez com o desperdício

O pior cenário vem, quando analisamos o futuro e a forma como estamos a lidar com um crescimento demográfico imparável, versus uma escassez de recursos cada vez mais pungente.
Desporto

O desporto e a tendência demográfica

O desporto é um dos fatores diretos e indiretos com maior potencial para, numa abordagem preventiva, reduzir os encargos em despesas de saúde e prestações sociais.
Estudo Científico

Portugal pode ter só metade da população em 2100

Portugal pode chegar a 2100 com população de apenas 5 milhões de habitantes, numa altura em que a população mundial também estará em decréscimo. Principal razão é queda da taxa de fertilidade.
Demografia

A bomba demográfica

Dez por cento dos bebés nascidos em 2019 são filhos de mães estrangeiras, cuja população total em Portugal é apenas 5%. A isso acresce a diminuição dos casamentos e o aumento dos divórcios.
Envelhecimento

Longevidade ou imortalidade?

Infelizmente, não é a primeira vez que a humanidade procura projectar a sua finitude numa forma qualquer de imortalidade. Foi para isso que se inventaram as religiões – mas não um medicamento.
Pordata

Portugal: 10,2 milhões, mais velhos do que novos

Retrato estatístico da Pordata mostra que há 153 idosos por cada 100 jovens — o terceiro maior rácio da UE. Taxa da mortalidade infantil é das mais baixas e mais de metade dos doutorados são mulheres.
PSD

Poiares Maduro dirige Fórum Futuro Gulbenkian

Fórum terá as primeiras iniciativas em 2020 sendo o “salário médio” e “novas formas de participação política dos jovens” os seus temas prioritários.
Fundação Calouste Gulbenkian

Poiares Maduro dirige "fórum futuro Gulbenkian"

Objetivo é refletir e "produzir massa crítica e conhecimento sobre grandes temas do futuro e o seu impacto em Portugal". Primeiras iniciativas públicas vão decorrer no início de 2020.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.