Demografia
Pordata

Portugal: 10,2 milhões, mais velhos do que novos

319
Retrato estatístico da Pordata mostra que há 153 idosos por cada 100 jovens — o terceiro maior rácio da UE. Taxa da mortalidade infantil é das mais baixas e mais de metade dos doutorados são mulheres.
PSD

Poiares Maduro dirige Fórum Futuro Gulbenkian

Fórum terá as primeiras iniciativas em 2020 sendo o “salário médio” e “novas formas de participação política dos jovens” os seus temas prioritários.
Fundação Calouste Gulbenkian

Poiares Maduro dirige "fórum futuro Gulbenkian"

Objetivo é refletir e "produzir massa crítica e conhecimento sobre grandes temas do futuro e o seu impacto em Portugal". Primeiras iniciativas públicas vão decorrer no início de 2020.
Emigrantes

Começa processo de apoio ao regresso de emigrantes

Programa confere a redução da tributação em 50% dos rendimentos do trabalho e dos rendimentos empresariais e profissionais, durante cinco anos, para os cidadãos que regressem a Portugal em 2019/20.
Economia

O Congresso dos Economistas /premium

A legislação que regula as empresas e os investimentos é tão complicada e contraditória que não só arrasta os processos muito mais tempo que a média europeia como leva os investidores a desistirem.
Demografia

Portugueses mais velhos e menos casados

650
Índice de envelhecimento aumentou, assim como a esperança média de vida à nascença. Há menos casamentos e mais filhos de pais não casados. Este é um retrato da população portuguesa.
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.
Demografia

É preciso reverter a obsessão antinatalista

1351
São indispensáveis apoios à mulher grávida, bem como às famílias numerosas e é necessário remover a facilitação do aborto. É preciso reverter a obsessão antinatalista. Não é uma questão menor.
Demografia

Uma em cada cinco mulheres casou antes dos 18

Em países como o Bangladesh, o Chade, a Etiópia ou a Guiné, 60% das mulheres casam-se antes dos 18 anos, enquanto a percentagem dos homens a quem acontece o mesmo é de 20%.
Demografia

O que explica a longevidade dos espanhóis?

11304
Até 2040, a esperança média de vida em Espanha vai chegar aos 85,8 anos — a mais alta do mundo. O segredo estará na dieta mediterrânica, na sesta e nas caminhadas, mas também na língua — a mais feliz.
Mundo

Delitos de Opinião

Parece chegado o momento premente dos “Políticos” de cada País determinarem o que deve mudar para salvação do Mundo e preservação da nossa descendência.
Demografia

Portugal teve saldo migratório positivo em 2017

Portugal teve um saldo migratório positivo pela primeira vez em sete anos com mais de 36 mil imigrantes a ultrapassarem as quase 32 mil pessoas que deixaram o país.
Demografia

Programa desaconselha 700 famílias à mudança

125
O programa "Novos Povoadores" já apoiou a entrada de 163 famílias para localidades do interior de Portugal, mas foram mais as famílias que desaconselhou a fazer a mudança.
Demografia

Esperança média de vida aumenta em Portugal

294
Entre os países desenvolvidos, os norte-americanos são os que vivem em média menos anos, enquanto Portugal apresenta o segundo maior crescimento da esperança média de vida para as mulheres.
População e Censos

Portugal perde 2 milhões de habitantes até 2060 

160
A OCDE prevê que a população portuguesa vai diminuir substancialmente nas próximas décadas. Só a Lituânia, a Letónia e o Japão estão em pior situação.
Natalidade

Mais 97 nascimentos no primeiro semestre

Dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como "teste do pezinho", indicam um total de 41.786 nascimentos no primeiro semestre deste ano em Portugal, mais 97 do que no ano passado.
Demografia

Os paradoxos do envelhecimento /premium

O envelhecimento não só coloca problemas de sustentabilidade dos sitemas sociais, como as sociedades mais envelhecidas tendem a perder o ritmo de crescimento económico, o que agrava tudo ainda mais.
Demografia

Cavaco Silva: "Portugal precisa de mais crianças"

3003
Ex-PR defende que poderes públicos devem criar condições para que casais tenham mais filhos. Futuro do país, diz, não se faz com "autoestradas" ou "clubes de futebol", mas sim com "mais crianças".
Demografia

Governo quer atrair 75 mil imigrantes por ano

2931
Governo vai regularizar a situação dos imigrantes ilegais que trabalhem em Portugal há pelo menos um ano: serão 30 mil. E vai apostar na atração de estrangeiros para combater problema demográfico.
Lifestyle

Qual é o segredo japonês para viver 100 anos?

1171
O Japão é o país com mais centenários do mundo. E Junko Takahashi, jornalista japonesa, explica em livro quais são os segredos que um povo guarda há anos para viver sempre mais e melhor.
Demografia

Os paradoxos do envelhecimento

236
O número de mulheres em idade fértil residentes em Portugal nas próximas décadas já faz com que não haja forma de inverter o desfasamento cada vez maior que existe entre óbitos e nascimentos.
Demografia

População portuguesa em queda: 2017 bate recorde

323
Dados provisórios indicam que em 2017 houve mais 24 mil mortes do que nascimentos. Tendência de queda da população verifica-se há nove anos, mas 2017 pode mesmo ter batido recorde.
Demografia

Mais bebés e menos emigração = menos população

105
A taxa de natalidade aumentou e a taxa de emigração diminuiu, mas mesmo assim continua a assistir-se a uma diminuição da população residente em Portugal.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Reconciliar as gerações

A democracia pode continuar a afastar cada vez mais os jovens, ficando as eleições para os velhos. O conflito entre gerações será inevitável e com a pirâmide demográfica inclinada a favor dos idosos.
Demografia

Ter de mudar quase tudo, e não querer mudar nada

440
Somos um país cada vez mais envelhecido e isso tem e terá imensas consequências no nosso futuro - e também na forma como vivemos a velhice. Mas enquanto houver geringonça ninguém discutirá o problema.
Estatística

As últimas 5 previsões do guru das estatísticas

117
Numa última entrevista à BBC, o sueco Hans Rosling apresentou cinco previsões para o mundo. Os nascimentos, as mulheres asiáticas e a esperança média de vida estiveram na base de algumas delas.
Demografia

Longevidade e envelhecimento

232
A bênção do aumento da esperança de vida exige políticas públicas de apoio a um envelhecimento activo e saudável, o que implica uma reestruturação radical do processo de educação-trabalho-reforma.
Demografia

População angolana deverá duplicar até 2050

A população angolana deverá duplicar a atual, passando dos atuais cerca de 27 milhões para quase 65 milhões, em 2050, segundo uma projeção do Governo de Angola.
Demografia

Duração média da vida ativa sobe 0,3 anos

Em Portugal, a duração média prevista da vida ativa aumentou, entre 2005 e 2015, 0,3 anos para os 36,8, acima da média da União Europeia de 35,4 anos, uma subida de 1,9 anos em 10 anos.
Demografia

Mais imigrantes, mas menos emigrantes

Portugal acolheu, o ano passado, 29.896 imigrantes, mais 53,2% face ao anterior, mas viu partir 40.377 portugueses para residir estrangeiro, menos 18,5% do que em 2014, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas.
Estudo Científico

Adeus, imortalidade. Há limite para a idade humana

170
Cientistas dizem que ultrapassar o recorde atual, de 122 anos, é praticamente impossível, mas admitem um limite até aos 125 anos. Mais do que isso, só com "intervenções além da melhoria da saúde".
Demografia

Esperança de vida aumentou em Portugal 

A esperança de vida à nascença e aos 65 anos aumentou em Portugal, situando-se, respetivamente, nos 80,41 anos e nos 19,19 anos, para o total da população, segundo as Tábuas de Mortalidade 2013-2015.
Angola

Em Luanda há 67 homens por cada 100 mulheres

O Censo Geral da População e Habitação de Angola realizou-se em maio de 2014 e os dados globais nacionais definitivos, apontando para uma população nacional acima dos 25,7 milhões de pessoas.
Demografia

Somos cada vez mais um país sem jovens

A percentagem de jovens (15-29 anos) portugueses baixou seis pontos de 2001 para 2015, fixando-se nos 16%, sendo os Açores a região mais jovem do país e Alcoutim, Algarve, o concelho mais envelhecido.
Demografia

Somos menos e mais velhos. Portugal em 10 gráficos

236
Em 2015, fomos menos 33.5 mil portugueses do que no ano anterior. E continuamos a envelhecer, garante o Instituto Nacional de Estatística. Veja 10 gráficos que explicam como é a demografia portuguesa.
Demografia

Mapa. Até quando vamos caber no planeta Terra?

502
Somos 43 vezes mais pessoas do que há dois mil anos e em 2100 podemos ser mais do que 10 mil milhões de pessoas. Terá a Terra capacidade para tanta gente? A ONU preparou o mapa que explica tudo.
China

China. População ativa tem maior queda de sempre

A população em idade ativa na China registou em 2015 a maior contração de sempre na História moderna do país, perdendo 4,87 milhões de pessoas, passando para os 911 milhões.
Demografia

China aprova fim da política do "filho único"

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou hoje o fim da política do "filho único", ao permitir a todos os casais ter dois descendentes, decisão que entrará em vigor a partir de 01 de janeiro.
Crise dos Refugiados

Centenas de migrantes africanos alcançam Ceuta

Mais de 300 migrantes africanos tentaram alcançar na sexta-feira o enclave espanhol de Ceuta a nado ou saltando a vedação fronteiriça, e dois morreram afogados.
CIA

No ano 2000 a CIA previu o mundo em 2015. Acertou?

A CIA elaborou um relatório, no ano 2000, a prever como seria o mundo em termos financeiros, demográficos ou de segurança 15 anos depois. Ou seja, em 2015. Será que tinham razão?
Demografia

Parlamento de Pequim quer casais com segundo filho

A Assembleia Nacional Popular chinesa abriu a sua sessão bimestral, que debaterá uma alteração na política de filho único e o incentivo aos casais chineses para terem uma segunda criança.
Demografia

Estrangeiros são 3,8% da população de Portugal

Portugal está entre os dez países da União Europeia (UE) com menos residentes estrangeiros, que representam 3,8 por cento da população e são maioritariamente oriundos de países que não pertencem à União, segundo números do Eurostat.
Emigrantes

Luso-venezuelanos pedem nacionalidade portuguesa

O número de atos realizados no consulado de Portugal em Caracas, relacionados com a obtenção de nacionalidade portuguesa, passaportes e cartões do cidadão, aumentou significativamente este ano, segundo o cônsul geral Luís Albuquerque Veloso.
Crise dos Refugiados

Eslovénia coloca arame farpado na fronteira

A Eslovénia começou a colocar arame farpado na fronteira com a Croácia, um dia depois de o primeiro-ministro ter anunciado a intenção de colocar "barreiras técnicas" para controlar a chegada de migrantes.
Macau

População de Macau aumenta para 643.100 pessoas

A população de Macau atingiu, no final de setembro, as 643.100 pessoas, mais 200 que no trimestre anterior, impulsionada pelo aumento dos trabalhadores não-residentes e pelos nascimentos.
China

Fim do filho único abrange 90 milhões de casais 

Cerca de 90 milhões de casais chineses estarão elegíveis para ter um segundo filho a partir do próximo ano, à medida que a política de filho único for abolida, avançou hoje um jornal oficial chinês.
China

China acaba com a política do filho único

3051
Problemas demográficos e crise na economia levam Partido Comunista chinês a acabar com a política do filho único. Mas os chineses continuam com a sua liberdade limitada, agora a dois filhos.
União Europeia

UE deu mais de 2,3 milhões de novos vistos

Os 28 Estados-membros da União Europeia concederam em 2014 mais de 2,3 milhões de novas autorizações de residência, 29.764 das quais em Portugal, revela o Eurostat.
Crise dos Refugiados

Portugal pode receber cinco vezes mais refugiados

O especialista em estudos demográficos da Universidade de Aveiro Carlos Jorge Silva defendeu que Portugal poderia receber cinco vezes mais do que os 4.500 refugiados previstos.
Emigração

Metade dos "cérebros" que saíram não pensa voltar

Um estudo conclui que cerca de metade dos inquiridos que emigraram para países europeus considera pouco ou nada provável um regresso ao país de origem.
Eurostat

16% de idosos com 80 ou mais anos em 2080

Portugal deverá ser o segundo país da União Europeia com a maior proporção de pessoas com 80 ou mais anos em 2080, numa lista que deverá ser liderada pela Eslováquia.
Demografia

O Código PIN

Num momento político em que os números do emprego são utilizados como arma de arremesso eleitoral, existe uma alteração estrutural decisiva: a criação desde 2009 de cada vez mais empregos qualificados
País

“A Europa precisaria de 2,5 vezes mais imigrantes”

678
Em Lisboa, Hans Rosling, o guru da estatística, falou da crise dos refugiados e explicou onde Portugal se parece com Hong Kong: uma esperança de vida das mais altas mesmo tendo com um rendimento baixo
Demografia

Japoneses com mais de 80 anos encheriam Portugal

São mais de dez milhões. Ou seja, quase tantos como os habitantes de Portugal. No país onde é mais elevada a esperança de vida, o Japão, 7,9% da população tem 80 ou mais anos. Os seja, são dez milhões
Crise dos Refugiados

Sampaio: tragédia síria não é um problema alheio

O ex-presidente assinou com a Universidade Europeia um protocolo pelo qual cinco jovens sírios vão estudar na instituição já a partir da próxima semana.
Crise dos Refugiados

UE "já não é um lugar seguro" devido a refugiados

A União Europeia "já não é um lugar seguro" por causa das "centenas de milhares de migrantes", declarou primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, alertando para a possível presença de terroristas entre eles.
Crise dos Refugiados

Milhares protestam em Varsóvia, Bratislava e Praga

Vários milhares de manifestantes anti-migrantes desfilaram hoje em Varsóvia, Bratislava e Praga, cujos Governos rejeitam as quotas obrigatórias de refugiados defendidas pela Alemanha.
Crise dos Refugiados

Marine Le Pen quer fechar a porta a refugiados

A presidente da Frente Nacional, Marine Le Pen, defendeu hoje que a França "não pode nem deve acolher mais clandestinos" e sublinhou a necessidade de devolver os refugiados aos seus países de origem.
Demografia

Reino Unido com "lotação esgotada" para imigrantes

Saldo migratório do país atingiu "níveis recorde", com 330 mil pessoas a entrar no país no último ano, a maioria para trabalhar. Ministro da imigração diz que é preciso repensar políticas.
Migrações

Crise migratória. Merkel quer resposta europeia

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, pediram uma resposta "unificada" da Europa à crise migratória, numa declaração conjunta em Berlim.
Crise dos Refugiados

Bulgária envia polícia para as fronteiras

A Bulgária anunciou que está preparada para enviar forças para garantir a segurança das suas fronteiras com a Grécia e com a Macedónia face a qualquer novo afluxo de refugiados.
Migrações

Macedónia deixa entrar migrantes vulneráveis

O Governo da Macedónia anunciou que vai permitir a entrada no país de um número limitado de migrantes considerados vulneráveis, depois de ter fechado a fronteira com a Grécia.
Natalidade

Nasceram já mais 1500 bebés que em 2014

223
Nos primeiros sete meses do ano, já nasceram mais 1.500 bebés do que no mesmo período do ano passado. Se a tendência se mantiver no resto do ano, a natalidade pode crescer pela primeira vez em 5 anos.
Refugiados

A pior "crise de refugiados" desde a II Guerra

O mundo enfrenta "a pior crise de refugiados" desde a II Guerra Mundial e a Europa deve contribuir para a resolver de uma forma "decente e civilizada", afirmou o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.
Refugiados

Polícia alemã quer controlo de fronteiras

O Sindicato da Polícia da Alemanha pediu a reintrodução do controlo de fronteiras internas na Europa e um reforço dos efetivos policiais para suster o fluxo recorde de refugiados que chegam ao país.
Demografia

Descubra o lugar que ocupa no mundo

1134
Entre mais de 7 mil milhões de pessoas em todo o mundo era difícil descobrir qual o nosso lugar. Mas agora já não é assim: este site diz-lhe o que precisa de saber sobre a vida, e a morte.
Natalidade

A ditadura da infância mais que perfeita

905
Sei por experiência própria como a condição económica, o presentismo e a rigidez laboral condicionam a vida de quem tem filhos. Mas a grande condicionante na hora de ter filhos chama-se complicadismo.
França

Centenas de migrantes bloqueados em Calais

Cerca de 200 migrantes, que procuravam entrar nos locais da Eurotunnel, em Calais, no norte de França, na esperança de chegarem ao Reino Unido, foram bloqueados pela polícia esta noite.
Nações Unidas

Índia será o país mais populoso no mundo em 2022

As Nações Unidas estimam que, em 2030, existirão cerca de 8,5 mil milhões de pessoas na Terra. A entidade também calcula que antes, lá para 2022, a Índia ultrapassará a China no número de habitantes.
País

Portugal perdeu 0,5% da população num ano

121
Em janeiro de 2015, Portugal tinha menos 52.479 habitantes do que em igual período de 2014. O recuo de 0,5% da população contraria a subida de 0,26% no conjunto de países da União Europeia.
Refugiados

Guterres quer resposta mais eficaz para refugiados sírios

O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, apelou à União Europeia para dar uma "resposta robusta" e "mais eficaz" à crise dos refugiados sírios, apontando como exemplo a Alemanha.
Estado da Nação

Este país não é para novos

Como evoluiu a população nos últimos anos? País cada vez mais velho, menos filhos, menos vontade de os ter e mais vontade de sair para o estrangeiro.
Demografia

Os chineses estão a ficar mais altos e mais obesos

O povo chinês está a ficar mais alto à medida que o país tem vindo a enriquecer, mas o índice de obesidade que apresenta revela um crescimento ainda mais rápido, refere a imprensa estatal local.
Eurostat

Quase 25 mil adquiriram nacionalidade em 2013

24.476 pessoas adquiriram nacionalidade portuguesa em 2013, de acordo o Eurostat. 96% dos novos cidadãos vêm de fora da UE, sobretudo do Brasil (20,8%), Ucrânia (16,4%) e Cabo-Verde (15,6%).
Demografia

Portugal em números: os últimos dados do INE

Quantos somos? Quantos filhos temos? Estamos ou não a ficar com uma população mais envelhecida? O INE respondeu a estas questões.
Instituto Nacional Estatística

Portugal perdeu 52 mil pessoas em 2014

167
Dados do INE mostram que nasceram menos 22 mil pessoas em Portugal do que as mortes registadas. Temos menos 4 mil emigrantes permanentes - e mais 2 mil imigrantes.
Envelhecimento

"Resta saber se a reforma faz bem à saúde"

200
O envelhecimento não se combate, aproveita-se, alerta Maria João Valente Rosa. A demógrafa e responsável pela Pordata sugere mudanças no modo como encaramos o tempo de trabalho.
Demografia

Vivemos mais dez anos. Mas elas vivem mais

A esperança média de vida aumentou na última década em Portugal e as mulheres continuam a viver mais anos dos que os homens, mas essa diferença está a diminuir.
Emigração

Milhares de migrantes à deriva no sudeste asiático

Milhares de migrantes da Birmânia e do Bangladesh continuam à deriva no mar no sudeste asiático, enquanto os governos da região afastam os barcos, ignorando os apelos ao fim do ping-pong humano.
Instituto Nacional Estatística

Mais mortes que nascimentos pelo 6º. ano seguido

O número de mortes em Portugal superou em 2014 o número de nascimentos pelo sexto ano consecutivo, registando a população portuguesa menos 22.423 pessoas.
Nepal

Katmandu poderá ter-se deslocado alguns metros

Especialistas defendem que a placa tectónica indiana, que se desloca continuamente para norte, deslizou mais um pouco sob a placa eurasiática, provocando o violento sismo no Nepal.
Estados Unidos da América

Senado aprova lei contra tráfico de seres humanos

O Senado dos EUA aprovou por unanimidade uma lei que pretende lutar com mais eficácia contra o tráfico de seres humanos, criando um fundo de ajuda às vítimas e medidas visando os traficantes.
Espanha

Número de portugueses em Espanha cai 10%

O número de portugueses a residir em Espanha caiu para 98,3 mil no último ano, menos 10 por cento do que ano anterior, confirmando uma tendência de descida da presença portuguesa.
África do sul

Cautela ao viajar para a África do Sul

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselhou os viajantes a evitarem as cidades sul-africanas de Durban e Joanesburgo e a fronteira moçambicana de Ressano Garcia.
País

Portugal será país com menor proporção de crianças

182
Segundo as estatísticas divulgadas pelo Eurostat esta quinta-feira, Portugal será o país da União Europeia com menor proporção de crianças em 2050, que serão apenas 11,5% da população total.
Racismo

Ataques aumentam a imigrantes na África do Sul

Ataques contra imigrantes continuaram na cidade sul-africana de Durban, sobretudo contra moçambicanos, enquanto a comunidade etíope se preparava para repatriar os cadáveres de três nacionais.
China

15 milhões de jovens chineses entram no mercado

Cerca de 15 milhões de jovens chineses, metade dos quais com cursos superiores, entrarão no mercado de trabalho em 2015, aumentando a pressão sobre o emprego, alertou o Governo.
Espanha

Mil imigrantes tentam entrar em Melilla

Cerca de mil imigrantes subsaarianos tentaram, sem êxito e durante a madrugada, entrar em Melilla, pela vala fronteiriça, de acordo com dados do Governo espanhol.
Natalidade

Em Novembro nasceram mais crianças. Será que...?

O número de crianças nascidas em Portugal continuou a diminuir em 2014, mas novembro registou um aumento de 322 nascimentos, em relação ao mês homólogo de 2013, segundo dados do Teste do Pezinho.
China

Peritos pedem fim da política "um casal, um filho"

Peritos chineses estão a defender a abolição da política de "um casal, um filho", alertando que o índice de natalidade do país se encaminha para "um nível perigosamente baixo".
Fiscalidade

Para o IRS, um filho não é uma pessoa

643
O que está em causa é unicamente possibilitar que agregados com menor rendimento per capita, porque têm mais filhos, fiquem com uma parte maior do seu próprio rendimento.
Estados Unidos da América

Imigrantes agradecem a Obama

Imigrantes e grupos de apoio saudaram hoje frente à Casa Branca a ordem executiva do presidente norte-americano, Barack Obama, que vai permitir legalizar pelo menos cinco milhões dos 11 milhões de clandestinos no país.
Estados Unidos da América

Ezekiel Emanuel, o médico que quer morrer aos 75

O médico quer debater a aceitação da morte natural e acredita que os 75 anos é uma boa idade para morrer. Até porque "viver demasiado tempo é também uma perda".
Língua

Português está no top 5 de línguas faladas na web

A língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas de todo o mundo, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores de Internet.
Demografia

Conselho Nacional do PSD vai ser sobre natalidade

O próximo Conselho Nacional do PSD, órgão máximo do partido entre congressos, realiza-se na sexta-feira, em Lisboa, e tem como tema a natalidade, disse hoje à agência Lusa fonte do partido.
Demografia

Até 2100, poderemos ser 12 mil milhões

Hoje somos sete mil milhões. Mas, até 2100, há 70% de possibilidade de sermos entre 9.6 mil e 12.3 mil milhões de habitantes. É o que diz um estudo publicado na revista Science.
Migrações

Alto comissário quer 'simplex migrante'

O projeto de mentoria a imigrantes já está a despertar o interesse da população. Pretende ajudar a integração dos imigrantes à escala mundial.
Economia

África a caminho de ser a campeã do crescimento

PricewaterhouseCoopers prevê que, em 2040, África "registe um crescimento económico mais rápido do que qualquer outra região".
Emigrantes

Milhares de emigrantes esperados em Fátima

Milhares de pessoas são esperadas hoje e quarta-feira, em Fátima, para a peregrinação dos migrantes que, este ano, destaca os emigrantes portugueses, devido ao "grande aumento" do seu número.
Demografia

220 mil cartões de cidadão por mês em 2014

Portugal emitiu nos primeiros meses do ano uma média mensal de 220 mil cartões de cidadão, com os serviços a registarem um aumento da afluência e dos tempos de espera para tirar o documento.
Relações

Em Portugal marido e mulher discutem pouco

168
Casais casados ou em união de facto discutem. Isso é ponto assente. A única diferença está nos motivos das discussões. Portugal e Grécia, segundo o ranking, são os países onde os casais menos discutem
Demografia

Natalidade só se resolve com emprego, diz Seguro

O secretário-geral do PS diz que a natalidade é uma debilidade estrutural que é preciso enfrentar criando emprego e não "com paliativos e relatórios de última hora" em final de legislatura.
Demografia

Portugal com taxa de natalidade mais baixa da UE

200
Portugal registou no ano passado a taxa de natalidade mais baixa da União Europeia, de 7,9 crianças por mil habitantes, inferior à de mortalidade (10,2), contrariando o aumento da população na Europa.
Direitos Humanos

Amnistia indignada com a política migratória da UE

A organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Londres, sublinha que a política de imigração e o forte controlo das fronteiras impedem os refugiados de acederem à UE.
Migrações

Governo quer chamar mais imigrantes

Em tempos de crise e de saldo migratório "negativo", Portugal deve concentrar-se em "captar" novos imigrantes, frisa o secretário de Estado Pedro Lomba em entrevista à agência Lusa.
Demografia

Como contrariar a queda da fecundidade?

A taxa de fecundidade em Portugal atingiu um mínimo histórico na década que decorreu entre 2003 e 2013. Joaquim Azevedo afirma que os efeitos do fenómeno serão "devastadores".
Economia

Portugal "encolheu" 60 mil pessoas em 2013

No ano passado, emigraram 53.786 pessoas de forma permanente, segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística. Face a 2012, houve um aumento de 3,5%.
Família

Metade das crianças vive "sozinha"

A proporção de crianças que vive em famílias em que não há outros miúdos ronda 47%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
Demografia

Nascimentos ainda vão cair (muito) mais

382
No período de 2012 a 2060, o número de crianças em Portugal poderá sofrer uma quebra que "variará entre 25% e 62%", admite o INE.
Emigração

Fuga de cérebros preocupa Berlim

Para Sigmar Gabriel, os fluxos migratórios mais qualificados limitam o potencial de crescimento dos países em crise.
A página está a demorar muito tempo.