909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Simões de Melo

Convidado

Artigos publicados

Eleições Legislativas

Direita ou esquerda. Liberdade ou autoritarismo 

É da esquerda a autoria da armadilha das linhas vermelhas que alguma direita, ansiosa por ser aceite, toma como boa, não percebendo que será, mais tarde ou mais cedo, vítima dessas linhas vermelhas.
Pedro Passos Coelho

Um regresso necessário?

É necessário mudança nas lideranças ou na postura das lideranças. Do PSD, CDS e IL. Pedro Passos Coelho é a personalidade que, no PSD, garante uma alternativa à direita, onde o Chega é incontornável.
Política

Opções à direita

Vê-se como necessário que os agentes políticos se entendam e se aliem no desígnio comum de afastar o socialismo da governação, impedindo a mexicanização do regime.
Forças Armadas

Ascenso Simões, as FA estão subfinanciadas

Para as missões atribuídas, para aquilo que se espera dos nossos militares, as Forças Armadas estão subfinanciadas. O que as coloca à beira da inoperância não são as chefias militares, é o socialismo.
Estado

Alternativa para além da alternância

Levar a que Portugal seja mais atrativo para os portugueses do que as opções fora do País. Tal só poderá acontecer com menos estado e, consequentemente, com menos socialismo na vida das pessoas.
Partido Chega

Romper o cerco 

O Chega cresceu, é já a terceira força política, o que agrada ao Dr. António Costa se conseguir mantê-lo afastado do poder e se a direita moderada continuar a aceitar a cerca sanitária imposta por si.
Forças Armadas

Forças Armadas – que estrutura?

Tendo em conta a “teimosia” do Governo em não cumprir o acordo com a NATO de investir 2% do PIB na Defesa, é fundamental que as Forças Armadas se organizem de forma eficiente e cada vez mais eficaz.
Liberalismo

Pelo liberalismo 

A solução que preconizo? Aproveitando a oferta partidária existente da direita ao centro-esquerda (do Chega ao PSD), criar ou fortalecer a difusão dos ideais liberais no seu interior. 
Iniciativa Liberal

Liberalismo em liberdade na Iniciativa Liberal

Queremos uma Iniciativa Liberal com a casa arrumada que aplique dentro os mesmos princípios que defende para fora, com rigor mas também agilidade, escrutinável e onde cada órgão tenha uma função clara
Defesa

A utopia perigosa de um “Exército” Europeu

Por mais bonita e virtuosa que pareça esta ideia, não é exequível. No campo dos princípios é perniciosa e perigosa, no campo técnico é, no mínimo, inatingível. Forças Armadas Europeias? Não obrigado!
Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal - O partido é dos seus membros

É altura de nós, membros anónimos e de base da Iniciativa Liberal, pugnarmos por uma alternativa, uma opção B, que aproxime o poder ao indivíduo e que cumpra no partido os princípios liberais.
Forças Armadas

(Des)equilíbrio entre os Ramos das Forças Armadas

A porção terrestre nacional ocupa uma área aproximada de 92 000 Km2, pelo que mais de 95% do território português é mar! Urge, pois, garantir a soberania nesse espaço.
Forças Armadas

Assuntos emergentes – Forças Armadas 

Deverá ser discutido e alterado o peso relativo dos Ramos, ser reduzida a importância da componente terrestre (Exército) e aumentada a importância das outras duas (ou três, se incluirmos a Ciber).
NATO

Conceito Estratégico da OTAN. Breve análise

Tendo em conta a posição geográfica e a característica arquipelágica do país, poderá (e deverá) ser equacionada a estrutura das nossas Forças Armadas em termos de organização (ramos ou componentes).
Educação

Estabelecimentos militares de ensino

Às direções do CM e do IPE pede-se que invistam nos fatores diferenciadores, como o internato, a instrução de matriz militar, a inclusão, o encorajamento das tradições e o aprofundamento dos valores.
Forças Armadas

Serviço nas Forças Armadas: a visão de um liberal

Umas Forças Armadas cujos recursos humanos sejam constituídos somente por voluntários poderão constituir-se num corpo com o qual a Nação pode não se identificar e sujeito ao definhamento.
Defesa

Os liberais e a defesa nacional

Muitos liberais portugueses ainda não compreenderam a necessidade da definição das fronteiras e da garantia da segurança, sentindo como “pecado original” ter que se investir nas Forças Armadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.