785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tiago Cardoso

Convidado

Artigos publicados

Ambiente

A resposta só depende de nós

Devemos ou não proceder à alteração dos requisitos previstos na Convenção de Genebra para a atribuição do Estatuto de Refugiado, passando a incluir uma noção de refugiado climático ou ambiental?
Afeganistão

Lá onde os estádios não são só para ver a a bola…

Os que saudaram o fim da guerra dos Estados Unidos e aliados, sobretudo esses, tinham o dever de não virar a cara nem fechar os olhos ao que se passa no Afeganistão. Mas não é o que está a acontecer.
Refugiados

Ucrânia, a próxima crise de refugiados na Europa

À partida parece-nos que esta poderá ser uma crise migratória facilmente gerida pela UE. Mais, este fluxo de refugiados ainda poderá vir a servir como uma resposta à necessidade de mão-de-obra.
Migrações

A crise migratória a Leste na Europa

A Europa poderá respeitar os seus compromissos internacionais ao atribuir proteção internacional a quem de facto dela necessita mas reenviando para o seu país de origem quem dela não pode beneficiar.
União Europeia

2021, o ano da crise dos refugiados afegãos?

Conseguirá a Europa preparar-se para responder com eficácia, humanidade e respeito pelos Direitos Humanos a uma eventual chegada de refugiados afegãos a território europeu?
União Europeia

Princípio do fim do Novo Pacto para as Migrações?

O mandato da Lituânia, à frente do Conselho Europeu, não oferece para já garantias que o Novo Pacto para as Migrações chegue a bom porto, com soluções ponderadas e alinhadas com os nossos compromissos
União Europeia

A realidade do tráfico de migrantes e refugiados

O direito dos europeus decidirem sobre as políticas migratórias que querem ter não os isenta de responsabilidades perante crises humanitárias, nem justifica que se misture tudo não resolvendo nada.
Refugiados

Dia Mundial do Refugiado com menos solidariedade

Quando a solidariedade e o cumprimento do Direito Internacional deveriam ser a regra assistimos ao seu contrário: muitos Estados a “fugirem” ao cumprimento das regras a que eles próprios se obrigaram.
Refugiados

Cumprir o direito de proteção internacional

Se até ao momento, a Dinamarca foi o único país europeu a tomar a decisão de cessar a proteção internacional a refugiados sírios, esta decisão revela uma tendência de muitos outros países europeus.
Refugiados

UE e Turquia: os direitos dos requerentes de asilo

Negociar com uma Turquia é um desafio enorme, obrigando a UE a uma vigilância apertada às violações do acordo. E uma vigilância nunca poderá ser substituída pelo mero envio de ajuda financeira.
Refugiados

Declaração UE-Turquia: 5 anos de crise humanitária

Nenhum dos problemas gerados pela crise dos refugiados foi resolvido, os planos de recolocação continuam suspensos, assim como suspensas estão as missões de salvamento no Mediterrâneo.
Refugiados

Ainda vamos a tempo de evitar uma nova Moria

Portugal tem a oportunidade única de conferir ao Novo Pacto para as Migrações, apresentado pela Comissão Europeia, o conteúdo digno e correspondente aos valores e ao quadro identitário europeu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos