A Inteligência Artificial (IA) Generativa é uma das tecnologias mais entusiasmantes das últimas décadas, com uma curva de adoção exponencial, fazendo com que seja fundamental que CIOs e líderes tecnológicos se prepararem para como esta pode surgir em toda a empresa. A combinação de tecnologias de IA, automação em escala e análise de dados em tempo real, pode ajudar as organizações a tornar cada colaborador mais produtivo e a experiência de cada cliente ainda melhor.
A IA generativa – que não classifica ou prevê apenas, cria o seu próprio conteúdo com um comando de linguagem semelhante ao do Ser Humano. Não melhora apenas o trabalho, mas também o transforma de forma profunda.
A verdade é que a IA está a colocar ferramentas sem precedentes, flexibilidade e até personalização nas mãos de todas as pessoas, exigindo pouco mais do que linguagem natural para operar, e ajudando-nos em múltiplas tarefas das nossas vidas, assumindo assim o papel de colaboradores superpoderosos.
Conectar-se aos clientes de uma forma nova e diferenciadora
A IA generativa tem o potencial de elevar a experiência do cliente através de insights mais profundos, para ajudar as organizações a conectarem-se com os seus clientes de formas novas e mais relevantes.
Por exemplo, no atendimento ao cliente, os agentes podem gerar automaticamente artigos com base em notas de casos anteriores, ou criar, automaticamente, respostas de conversas personalizadas do agente, para aumentar a satisfação do cliente através de interações de serviço rápidas e individualizadas. Para responsáveis comerciais, podem gerar automaticamente tarefas de vendas, como redigir e-mails, agendar reuniões e fazer a preparação da próxima interação. Da mesma forma, os profissionais de marketing podem gerar conteúdo personalizado mais rapidamente para envolver clientes atuais e potenciais, através do e-mail, telemóvel, web e publicidade.
É certo que a IA não é o que mais influencia o crescimento dos negócios e a retenção de clientes. Em todos os setores, os custos e a disponibilidade de produtos e serviços estão entre os vários fatores que suportam ou dificultam os esforços das empresas para responder às expectativas dos clientes. Mas é a forma como as empresas olham para as principais dimensões de crescimento e fidelização do cliente e, posteriormente, incorporam a IA nos seus processos de negócios, que as tornam mais poderosos.
A combinação de IA generativa e tecnologias colaborativas vai proporcionar maior produtividade para clientes e empresas. Resumos de conversas e ferramentas de pesquisa com inteligência artificial, por exemplo, poderão ajudar os utilizadores a acompanharem o que está a acontecer mais rapidamente, e a encontrarem respostas instantaneamente sobre qualquer projeto ou tópico, quer se trate de pesquisas práticas recomendadas, ou de procurar um novo cliente. Elaborar mensagens em segundos para comunicar com clientes e equipas, gastando menos tempo a elaborar respostas e notas de reunião, significa mais tempo para colocar os planos em prática.
Acelerar a produtividade dos trabalhadores e conectar-se diretamente com os clientes serão os principais impulsionadores da eficiência e do crescimento dos negócios.
Tornar a IA num parceiro mais seguro e transparente
No entanto, o poder da IA generativa não é isento de riscos. Embora acerte em muitas coisas, também pode errar em muitas outras. À medida que as empresas procuram adaptar essas tecnologias, é fundamental que o façam com cautela.
A IA é tão boa quanto os dados que a capacitam, além de manter os humanos informados para os verificar e confirmar. A confiança deve ser o elemento mais crítico do seu desenvolvimento, o conteúdo que esses modelos criam e as plataformas nas quais são executados. As diretrizes estão disponíveis para ajudar as organizações com o desenvolvimento responsável e a implementação da IA generativa.
Para tornar a IA mais segura e transparente, devemos começar com a conscientização. Os líderes empresariais devem educar-se sobre as implicações da IA e equipar os utilizadores com uma melhor compreensão dos seus pontos fortes e fracos. Fornecer fontes de informação ou explicar determinadas informações, ou informar como um sistema de IA criou determinado conteúdo também pode abordar questões de confiança e precisão.
O mundo deve ter boas razões para confiar nestes modelos, a todos os níveis. Se fazê-lo, sem preconceitos ou medos, não há dúvida de que esta tecnologia pode mudar o mundo para melhor.