A realidade de liderar uma empresa global nos EUA significa que a Feedzai está a lidar e a superar os mesmos desafios que empresas como a Google, Apple e Microsoft. Mas confesso que nunca me passou pela cabeça, no momento em que decidi tornar a minha empresa global e optar pelos Estados Unidos para alavancar o êxito empresarial que nasceu a partir de Coimbra e Lisboa, viver o momento atual que está a acontecer no país da liberdade.
Sempre encarei positivamente o desafio de me tornar global, e enfrentar todos os obstáculos desta missão, mas decididamente este novo pressuposto não fazia parte do plano. Nunca pensei fazer uma comunicação interna aos 70 profissionais que comigo trabalham em várias cidades dos EUA, abordando um assunto desta natureza e procurando dar uma resposta de tranquilidade a um tema que ainda ninguém ousou encontrar.
Não sei se a aventura da emigração me está no sangue, tal como o meu avô, que nos anos 40 emigrou para o Brasil, ou o meu pai, que foi para França para poder garantir uma boa educação a mim e à minha irmã. Tenho família em França, no Brasil, mas também na Suíça, no Reino Unido. Mas o que sei é que quando me mudei para os EUA, com a minha família, vim à procura de um futuro melhor, para um país que aprendi desde cedo a amar pela sua cultura de diversidade, tolerância e o seu acolhimento, que sempre foi um cartão de visita para quem quer trabalhar muito e bem.
Os EUA são o exemplo de um país que sempre soube receber povos que pretendiam apenas trabalhar muito por um sonho. É claro que temos de manter os cidadãos de todo o mundo mais seguros, porém acredito que isso só será alcançado com políticas de inclusão, não pela segregação e construção de mais muros. Temos aprendido isso da maneira mais difícil na Europa nos últimos 70 anos.
Na minha empresa, essa cultura de diversidade é bem patente nas várias origens de profissionais que temos e apesar de não temos profissionais com nacionalidade dos países abrangidos pela portaria agora criada, muitas das nossas pessoas são indiretamente afetadas por esta medida.
Na Feedzai, não importa de onde és, tens que ser muito bom, o melhor, e dar o teu melhor. Esta era até hoje a filosofia assento no sucesso dos EUA.
Ainda é cedo para perceber esta nova realidade e isso preocupa qualquer gestor. A nossa coragem e o sucesso que alcançamos é o resultado da nossa diversidade e das nossas crenças. Temos construído uma equipa em todos os cantos do mundo e repito o que disse à minha equipa: vamos continuar a fazê-lo.
CEO da Feedzai. Este texto é uma adaptação do texto que, enquanto responsável por esta empresa com actividade em Silicon Valley, enviou a todos os trabalhadores.