O home staging tem vindo a revolucionar a forma como olhamos para cada divisão de uma casa. Mas afinal, o que é home staging e qual o impacto no mercado imobiliário?

É um conceito inovador, que chegou a Portugal através do programa “Casa Nova, Vida Nova” e pretende transformar um imóvel ao torná-lo mais atrativo para futuros compradores através de simples intervenções e uma decoração funcional, moderna e acessível às famílias. Esta é uma técnica emergente no setor imobiliário, que permite maximizar o valor do imóvel, ao mesmo tempo que ajuda a tornar o processo de venda ou arrendamento mais célere.

É notório que as noções de home staging estão cada vez mais presentes nas preocupações de quem pensa vender ou arrendar casa. Não apenas numa ótica de melhoramento, mas sobretudo de valorização do imóvel. O conceito é pensado para atrair potenciais compradores. É por isso necessário, que a melhoria dos espaços seja baseada na ideia de neutralidade e tenha uma decoração imparcial, que agrade a todo o público comprador.

O home staging prende-se por uma variedade de dicas úteis e fáceis de concretizar para garantir o sucesso do negócio. Caracteriza-se pela utilização de cores neutras, espaços despersonalizados, divisões limpas e arrumadas, assim como espaços desimpedidos e organizados. É um conceito que tira o máximo partido da luz natural e se foca nas divisões com maior importância para potenciais compradores. Além disso, é também importante não descurar outros pormenores que possam desvalorizar o valor da casa, tais como lâmpadas fundidas, marcas na parede, sinais de bolor ou torneiras enferrujadas. Estes são aspetos que à primeira vista podem parecer meros detalhes, mas, na verdade, são essenciais para ampliar o interesse do cliente comprador e aumentar o valor do imóvel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pela nossa experiência, uma intervenção de home staging tem uma valorização média de cerca de 10% sobre o preço inicial de um imóvel. Em média, assistimos também a uma duplicação de cliques e pedidos de informação sobre a casa intervencionada após a divulgação online de novas fotografias, vídeos e outros materiais que reflitam a transformação.

A técnica de home staging é, sem dúvida, uma tendência em crescimento no mercado imobiliário, que dá ênfase aos pontos fortes do imóvel e torna qualquer casa esteticamente apelativa para que o cliente comprador se consiga imaginar a viver no espaço e crie um laço emocional.

Acreditamos que todas as casas do mercado imobiliário, independentemente da sua localização, tipologia ou estado de conservação, podem ganhar uma nova vida e serem vendidas pelo melhor preço através deste conceito que transforma imóveis nas nossas casas de sonho.