A entrada em funções do novo Governo português, liderado por Luís Montenegro, é o momento crucial para acelerarmos a transição para a mobilidade elétrica em Portugal, capitalizando os preços competitivos da eletricidade no país e o seu forte compromisso com a sustentabilidade.

Em primeiro lugar, é relevante destacar que Portugal se destaca no cenário europeu não apenas pelos seus preços de eletricidade acessíveis, mas também pelo seu progresso na mobilidade elétrica. O país possui uma vantagem inigualável em comparação com a maioria dos estados-membros, graças aos preços consideravelmente mais baixos do que a média europeia, impulsionados pelo mercado Ibérico da Energia Eléctrica (MIBEL) e sustentados pela nossa significativa produção de energia renovável. De facto, em abril deste ano, Portugal registou pela primeira vez preços negativos de eletricidade, entre as 13h e as 15h, com o preço a atingir -0,01 euros por megawatt hora (MWh).

Ampliando a nossa análise para um período mais abrangente, de acordo com a plataforma Ember Climate, que reúne informações dos operadores de redes elétricas europeias, no primeiro trimestre de 2024, Portugal teve o menor preço grossista de eletricidade na Europa, situando-se em €44,4 por megawatt hora (MWh), o que representa uma redução de 38% em relação à média europeia.

Em comparação com 2023, o preço grossista médio de eletricidade em Portugal no primeiro trimestre de 2024 foi ligeiramente inferior ao da vizinha Espanha (€44,76 por MWh), consolidando a nossa posição competitiva. Além disso, a elevada produção renovável em Portugal leva a um elevado volume de exportações de energia renovável, esgotando frequentemente a capacidade das interligações com Espanha, o que resulta em preços mais baixos de eletricidade para os consumidores portugueses.

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Esta vantagem competitiva coloca-nos numa posição única para liderar a adoção de veículos elétricos (VEs), tornando a mobilidade sustentável mais acessível para todos.

Perante este contexto bastante favorável para o país, o novo Governo liderado por Luís Montenegro tem a oportunidade de desempenhar um papel crucial na promoção da mobilidade elétrica em Portugal, através da consolidação de diversas medidas que acreditamos que possam ser importantes:

Aumentar os incentivos à compra de VEs: É crucial referir que no Orçamento de Estado de 2024, o Governo liderado por António Costa reduziu os fundos destinados aos apoios para aquisição de veículos elétricos para um total de 6,1 milhões de euros, em comparação com os 10 milhões de euros de 2023. Portanto, é imperativo que o novo Governo considere aumentar esses valores, como estratégia para continuar a estimular a procura e a adoção de veículos elétricos. No entanto, esta medida deve ser cuidadosamente planeada e avaliada, levando em conta o seu impacto no défice público.

Aumentar o ritmo de investimento na expansão da infraestrutura de carregamento: Através de uma colaboração constante entre o setor público e privado é fundamental para financiar e implementar este investimento, é crucial garantir que haja mais pontos de carregamento rapidamente disponíveis em todo o país, especialmente em áreas rurais, cidades e zonas de alta densidade populacional. Esta expansão deve ser planeada, mas de rápida execução, assegurando uma cobertura adequada às necessidades dos utilizadores.

Simplificar os processos regulatórios: A desburocratização e a agilização da instalação de pontos de carregamento podem incentivar o investimento do setor privado e acelerar a expansão da infraestrutura. O novo Governo deve rever e simplificar os procedimentos administrativos existentes, tornando-os menos burocráticos e transparentes, especialmente nas autorizações de projetos de instalação de pontos de carregamento.

Promover a educação e consciencialização: Reforço de campanhas informativas direcionadas e abrangentes para ajudar a desmistificar os mitos sobre os VEs, que ainda existem na sociedade portuguesa, e destacar os seus benefícios económicos e ambientais. Estas campanhas devem utilizar canais de comunicação diversificados para alcançar diferentes públicos-alvo, incluindo consumidores, empresas e, especialmente, decision makers.

Portugal tem todo o potencial de se tornar um líder global em mobilidade elétrica e sustentabilidade. Com uma visão estratégica, liderança e compromisso do novo Governo, e com a colaboração ativa do setor privado e da sociedade civil, podemos alcançar este desejado objetivo de construir um futuro otimista para as próximas gerações