Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Esta semana foi finalmente aprovada a declaração conjunta dos Presidentes do Conselho, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia relativa à Conferência sobre o futuro da Europa, que deverá ter o seu início formal no próximo dia 9 de maio, dia da Europa.

O objetivo principal da Conferência é promover o debate com os cidadãos sobre o futuro da Europa fora da bolha das instituições Europeias. Para atingir este objetivo, as instituições da UE propõem criar as condições para a organização de debates entre grupos de cidadãos ao nível nacional e transnacional. Ao nível Europeu, as instituições europeias organizarão também painéis representativos de cidadãos. A União Europeia quer assegurar que desses debates e conferências resultam propostas concretas para o futuro da UE e compromete-se a debatê-las nos Plenários da Conferência, que serão organizados duas vezes por ano, com representantes do Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Comissão Europeia, Parlamentos nacionais, Comité das Regiões, Comité Económico e Social, parceiros sociais e cidadãos.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.