Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Inês Domingos

Colunista

Artigos publicados

Coronavírus

O que ainda está para vir /premium

178
O que não se vê é o Governo preparar efetivamente o país para o que vier depois desta situação de emergência. Infelizmente o que ainda está para vir pode ser mesmo o pior. 
Governo

Maria Antonieta oferecia brioche /premium

219
Perante a miséria, a urgência de apoio alimentar que já toca nas classes médias, o desemprego galopante, a incapacidade de dominar a evolução da covid, os nossos governantes oferecem circo. Ou futebol
Crescimento Económico

Uma geração perdida /premium

130
Viver e trabalhar em Portugal nestas duas décadas é quase um jogo de soma nula, em que para alguém entrar no mercado de trabalho outra tem de sair, o que se traduz em ressentimento e descontentamento.
União Europeia

A proposta da Comissão é inesperadamente ambiciosa /premium

A Comissão avança com a ideia de criar impostos europeus para financiar políticas europeias. À boleia da crise, a União Europeia pode estar prestes a dar um salto no sentido de uma maior federalização
Economia

Desta vez a culpa é da Covid /premium

370
Os propagandistas usarão nos próximos meses esta crise para justificar porque é que Portugal sofrerá uma recessão mais profunda e se arrastará numa recuperação mais lenta do que outros países Europeus
Coronavírus

O retrocesso da globalização /premium

Longe de acelerar a globalização, a crise de saúde está a alimentar a subida do protecionismo que já vem de trás, liderado pelos Estados Unidos.
25 de Abril

Liberdade 2020 /premium

Até em Portugal, neste mês em que se celebra o início do processo que conduziu o País à aprovação de uma constituição democrática, há sinais preocupantes de ausência de cultura de liberdade.
Coronavírus

Eurogrupo deixa BCE a apagar fogos do coronavirus /premium

Confiar no BCE para apagar fogos, inundando o mercado de liquidez e comprando ativos para lá de todos os limites, pode parecer um almoço grátis. Mas é bom que se saiba que não é.
Coronavírus

Em defesa dos Coronabonds /premium

Um atraso na resposta comum dos Estados-membros não condiciona apenas o sucesso no combate à crise económica e sanitária - cria também um desequilíbrio nas instituições europeias e deixa o BCE isolado
Coronavírus

Como a China está a tentar mudar esta narrativa /premium

600
A história inicial de uma nação que falhou em proteger os seus cidadãos devido ao receio do contraditório e da contestação está a mudar para uma pretensa narrativa de sucesso de um regime autocrático.
Coronavírus

Coronavírus – o maior teste da Europa /premium

101
A Itália é o país da Europa atualmente mais afetado pelo coronavírus e é também o segundo país da UE com maior nível de endividamento púbico face ao PIB e com um défice de 2,2%. Como vai escapar?
Coronavírus

Impacto económico do coronavírus vai ser diferente /premium

121
A epidemia de gripe de 2003 teve um efeito sobre o PIB chinês e mundial muito limitado e que foi rapidamente revertido, mas desta vez é diferente. E os mercados acordaram para isso esta semana.
União Europeia

David ou Golias e a luta pelo espírito europeu /premium

Um país pequeno e periférico com os olhos postos no Atlântico como Portugal deve defender uma política de concorrência europeia enérgica, ou seja, que sirva os interesses do país.
Banco de Portugal

Ministro Centeno não deve ser o Governador Centeno /premium

331
O Ministro das Finanças passar diretamente a Governador é imprudente, tal como é pouco credível que o Professor Centeno, de um dia para o outro, se possa afirmar independente do Primeiro Ministro.
Brexit

O custo de “to get Brexit done” /premium

Como o prazo auto-imposto pelo Governo para fechar esta negociação é muito curto, não pode ser posto de lado que o Governo esteja disponível a sofrer custos económicos pesados “to get Brexit done”.
Davos

O capitalismo ao serviço do ambiente /premium

125
A forma mais rápida, eficiente e duradoura de proteger o ambiente é a ação livre dos mercados. Se as preferências das famílias e empresas foram mais “verdes” também os produtores serão mais “verdes”.
Orçamento do Estado

A pantomina orçamental /premium

O investimento, que voltou a ser sub-executado em 2019, tem agora 2020 uma previsão igual à previsão de 2019, que francamente, após quatro anos de promessas incumpridas, não é minimamente credível.
Mundo

Bem-vindos aos anos vinte /premium

Os anos vinte serão cruciais para semear o caminho do crescimento sustentável e para preservar as nossas liberdades individuais no futuro.
Orçamento do Estado

Centeno Pai Natal /premium

148
As páginas sem fim que o Orçamento dedica aos investimentos chamado estruturantes passados e futuros em transportes saúde e escolas, são tão reais como as renas mágicas que puxam o trenó do pai Natal.
União Europeia

Boas intenções ou mudanças reais? /premium

A Conferência sobre o futuro da União Europeia pode ser um instrumento útil para reformar as suas instituições, mas só se for feita uma reflexão séria e consequente sobre as suas próprias deficiências
A página está a demorar muito tempo.