271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Inês Domingos

Colunista

Artigos publicados

Tecnologia

China aperta o cerco às gigantes tecnológicas /premium

A nova posição do Governo chinês não só a reflete necessidade de tranquilizar os cidadãos face a eventuais abusos das empresas, mas também a vontade de controlar politicamente as empresas tecnológicas
Tecnologia

Os perdedores da digitalização /premium

Na educação, em Portugal a percentagem de famílias desfavorecidas com competências digitais médias e elevadas é de apenas 10%, muito abaixo da média da União Europeia de 21%.
Festival Eurovisão da Canção

Portugal douze points /premium

A Eurovisão é muito mais do que meramente um espetáculo de cor e coreografia e, ocasionalmente, de música. Por trás das luzes existe uma miríade de temas que deviam e têm interessado o mundo académico
Globalização

Globalização, democracia e pobreza /premium

Desde 1980 a percentagem da população que vive abaixo do limiar de pobreza diminuiu de mais de 40% para menos de 10%. Neste período a percentagem de países democráticos subiu de cerca de 30% para 57%.
OCDE

Liberdade e desigualdade /premium

Em 2018, o ano mais recente disponível, Portugal era o quarto país da OCDE onde as pessoas se sentiam menos satisfeitas com a sua vida e também o segundo país com a maior desigualdade neste indicador.
Joe Biden

Tecnológicas, impostos e multilateralismo /premium

Tem de haver um equilíbrio entre o desenvolvimento de empresas inovadoras e a necessidade de justiça fiscal face a empresas mais pequenas e aos cidadãos, que não podem evitar os impostos nacionais.
Economia

A atração e os perigos do protecionismo  /premium

As cadeias globais de produção têm fragilidades, mas resistiram e a sua flexibilidade tem permitido evitar desastres maiores. Sem elas, os custos de muitos bens e serviços seriam muito mais elevados.
União Europeia

O futuro da Europa /premium

A Conferência sobre o Futuro da Europa pretende recolher contributos numa perspetiva bottom-up, isto é, partindo da opinião dos cidadãos, que poderá traduzir-se depois em propostas legislativas da UE.
Economia

Cada vez mais iguais, cada vez mais pobres /premium

103
Mais do que uma estratégia, o Governo parece ter uma consola de jogo: à medida que os fundos vão caindo vê onde é que eles encaixam, como se fazia no velhinho Tetris.
Economia

Nem a bazuca nos salva /premium

1924
Em Portugal não compensa trabalhar, poupar, investir ou criar empresas. Assim será difícil sairmos da estagnação dos últimos vinte anos.   
Coronavírus

Uma crise sem fim à vista /premium

O Governo parece não ter aprendido grande coisa no último ano. A estratégia de responder aos problemas à medida que aparecem significa que temos respondido demasiado tarde ao que já era previsível.
União Europeia

A Europa sem Merkel /premium

Com o fim da presidência alemã da União Europeia e a eleição do novo presidente da CDU, é difícil não ponderar sobre o que será a Europa sem Angela Merkel.
Governo

O teste de 2021 /premium

100
Sem uma melhoria significativa na governação do país, não há vacina nem fundos europeus que nos tirem desta mediocridade.
União Europeia

Recuperação verde e recuperação justa /premium

Apesar de Portugal ter uma taxa de renováveis no consumo de energia considerável, ainda assim as emissões por unidade de PIB estão acima da média. A chave está provavelmente na ineficiência energética
Economia

Poderá a crise económica trazer crise financeira? /premium

O setor financeiro, as autoridades de supervisão e o Governo deviam preparar-se para os potenciais efeitos do aumento dos créditos em risco. Infelizmente, parece que estão a assobiar para o lado.
Economia

E se os fundos não chegarem a Portugal? /premium

Com a sua inoperância, o Governo socialista encontra-se incapaz de criticar populismos e ataques ao Estado de Direito, efetivamente implementados numa minoria de Estados-membros da UE.
Estados Unidos da América

Bidenomics /premium

A proposta de Biden para a política económica dos EUA pode aumentar o défice da que é já uma economia muito endividada. Mas sem maioria no Senado, o plano poderá ficar muito aquém das expetativas.
Orçamento do Estado

Um orçamento de austeridade? /premium

O Governo está a vender o orçamento como sendo expansionista quando na verdade é restritivo segundo os cálculos da UTAO. Se a esquerda não estivesse capturada já estaria a denunciar a austeridade.
Crise económica

Depois da pandemia /premium

312
Haverá um momento em que voltaremos à vida normal. Só que não estará tudo igual. Sairemos desta crise ainda mais pobres, mais dependentes, mais endividados, destinados a sermos ultrapassados por todos
Coronavírus

Porque afeta a Covid mais a economia portuguesa? /premium

248
Apesar de ser demonstrável que a inação e miopia do Governo nestes 4 anos fragilizaram mais o país, ainda há quem acredite que o Estado nos vai salvar da Covid como um messias nos salvaria da danação.
A página está a demorar muito tempo.