Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Inês Domingos

Colunista

Artigos publicados

União Europeia

David ou Golias e a luta pelo espírito europeu /premium

Um país pequeno e periférico com os olhos postos no Atlântico como Portugal deve defender uma política de concorrência europeia enérgica, ou seja, que sirva os interesses do país.
Banco de Portugal

Ministro Centeno não deve ser o Governador Centeno /premium

331
O Ministro das Finanças passar diretamente a Governador é imprudente, tal como é pouco credível que o Professor Centeno, de um dia para o outro, se possa afirmar independente do Primeiro Ministro.
Brexit

O custo de “to get Brexit done” /premium

Como o prazo auto-imposto pelo Governo para fechar esta negociação é muito curto, não pode ser posto de lado que o Governo esteja disponível a sofrer custos económicos pesados “to get Brexit done”.
Davos

O capitalismo ao serviço do ambiente /premium

125
A forma mais rápida, eficiente e duradoura de proteger o ambiente é a ação livre dos mercados. Se as preferências das famílias e empresas foram mais “verdes” também os produtores serão mais “verdes”.
Orçamento do Estado

A pantomina orçamental /premium

O investimento, que voltou a ser sub-executado em 2019, tem agora 2020 uma previsão igual à previsão de 2019, que francamente, após quatro anos de promessas incumpridas, não é minimamente credível.
Mundo

Bem-vindos aos anos vinte /premium

Os anos vinte serão cruciais para semear o caminho do crescimento sustentável e para preservar as nossas liberdades individuais no futuro.
Orçamento do Estado

Centeno Pai Natal /premium

148
As páginas sem fim que o Orçamento dedica aos investimentos chamado estruturantes passados e futuros em transportes saúde e escolas, são tão reais como as renas mágicas que puxam o trenó do pai Natal.
União Europeia

Boas intenções ou mudanças reais? /premium

A Conferência sobre o futuro da União Europeia pode ser um instrumento útil para reformar as suas instituições, mas só se for feita uma reflexão séria e consequente sobre as suas próprias deficiências
Orçamento do Estado

Orçamento, impostos e justiça /premium

182
Portugal tem a segunda taxa máxima de IRC mais elevada da OCDE e a quinta mais elevada sobre o rendimento das famílias. Mas o nível das taxas é apenas um dos motivos da nossa falta de competitividade.
PSD

Luís Montenegro no futuro do PSD /premium

339
Precisamos de um PSD que não tenha medo de criticar as opções erradas do Governo. De um PSD que saiba que este Governo é e será sempre orgulhosamente apoiado pelas esquerdas.
BCE

A herança de Super Mario Draghi /premium

O eleitorado em países como a Alemanha é muito crítica da atuação de Draghi e do BCE, pela sua incapacidade de normalizar a política monetária, subindo o ressentimento face aos países mais endividados
Crescimento Económico

Um milagre económico que não o é /premium

111
O fator de que de forma mais consistente continua a afetar a competitividade em Portugal é o funcionamento do mercado de trabalho. Dos piores vinte indicadores para Portugal, sete são nesta categoria.
Eleições Legislativas

Não somos todos iguais

383
O comportamento do Governo demonstra desde o início é que este caso não é apenas um caso, antes representa uma estrutura de atuação. Não é um evento isolado, é uma cultura de impunidade.
Economia

A Europa à beira de uma crise, com poucas munições

Os desafios externos que se colocam à Europa numa fase de arrefecimento económico irão exigir ponderação, mas também celeridade e flexibilidade, que muito faltaram na resposta à crise de 2008-2012.
Eleições

O país que temos e o país que queremos

601
Um dos maiores falhanços do Governo foi ter olhado para um país que começava um caminho de sustentabilidade e ter revertido as medidas que procuravam transformá-lo num país de oportunidades para todos
Maioria de Esquerda

Quando são os cidadãos que incomodam o Estado

415
O PS está a inverter até o objetivo do Estado, que deve ser servir os cidadãos. A cada passagem pelo Governo aprofunda uma antes nova polis, em que os cidadãos servem o Estado e para engordar o Estado
Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

374
Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas
Programa de Estabilidade

O “truque”de Mário Centeno

299
O programa de Estabilidade, mais do que previsões, apresenta-nos unicórnios alados, que servem lindamente para contar histórias às crianças, mas não são uma forma credível de preparar o futuro do país
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

156
Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas.
Governo

2019 no mundo e em Portugal

Vinte anos depois do calendário, passada a crise, 2019 é o ano em que política, social e economicamente entramos realmente no novo século. Este Governo está aflitivamente impreparado para o enfrentar.
A página está a demorar muito tempo.