482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Inês Domingos

Colunista

Artigos publicados

Energia

O inverno que está a chegar

Será crucial salvaguardar a distribuição proporcional das medidas para fazer face a faltas de energia. Só assim é possível evitar que uma crise energética se transforme numa crise política europeia.
Taxas de Juro

O paradoxo da política monetária transatlântica

Os riscos para o crescimento económico que se vislumbram podem tornar a situação da Europa mais frágil do que a dos Estados Unidos, apesar de os dados desta semana parecerem indicar o contrário.
Economia

Os efeitos do dólar forte

A subida do dólar é um fator adicional de perturbação a acrescentar à inflação dos bens alimentares e à escassez de cereais, devido à guerra da Ucrânia, que está a potenciar a insegurança alimentar.
União Europeia

Prioridades económicas da presidência Checa da UE

O enfoque em países democráticos significa que caiu por terra a expectativa da UE de que a integração no comércio internacional incentivaria a democracia em países iliberais.
BCE

O dilema do BCE

Se o BCE tem interpretado o seu mandato com flexibilidade, também é certo que alguns Estados-membros poderão estar a usar essa flexibilidade para evitar reformas que são urgentes desde a última crise.
Economia

Sem desculpas

Com fundos recorde e maior liberdade para implementar as políticas que acha adequadas, o Governo tem agora, apesar de se antecipar alguma turbulência internacional, condições de governação únicas.
União Europeia

O próximo alargamento

Nada garante que um país que entre na União Europeia como uma democracia plena se mantenha assim. Por exemplo, a Hungria desceu em 2017 para o estatuto de um país apenas parcialmente livre.
Guerra na Ucrânia

O efeito das sanções à Rússia

O novo pacote, sobretudo o embargo às importações de combustíveis, será especialmente penalizador. As importações da UE de combustíveis vindos da Rússia representavam em 2021 cerca de 12% do PIB Russo
França

A nova centralidade francesa

As reformas que não foram possíveis no primeiro mandato de Macron serão seguramente mais difíceis no segundo, cujo início está marcado pela guerra e seus efeitos nos preços e rendimentos das famílias.
Guerra na Ucrânia

Uma crise de identidade

Os desafios económicos desta guerra para a Europa são colossais, mas ainda mais importantes são os desafios culturais e políticos.
Pobreza

Num mundo dividido os mais pobres ficam à deriva

Com a emergência alimentar e social à porta, a situação de África e do Médio Oriente é especialmente precária, o que pode exacerbar os fluxos migratórios vindos do Médio Oriente e do Norte de África.
Inflação

Voltar ao Atlântico

Com o celeiro da Europa em guerra, poderá ser necessário fazer cedências e reduzir as barreiras ao comércio de bens agrícolas, dos dois lados do Atlântico.
Guerra na Ucrânia

As consequências económicas da guerra

Os custos económicos de tentar travar Putin são sem dúvida consideráveis para a Europa. Mas são de certa forma controláveis, face ao custo que seria deixar esta invasão ilegal sem uma resposta firme.
Comissão Europeia

Uma proposta arriscada

As mudanças nas regras europeias relativamente à dívida podem ser benéficas em certas circunstâncias, mas apenas se não servirem para desincentivar as reformas que o país tanto precisa.
Economia

O regresso da inflação

À medida que a pandemia começa a regredir, as pressões inflacionistas podem subir rapidamente e passar a afetar as expetativas das famílias e das empresas, o que poderá obrigar o BCE a mudar de rumo.
Rússia

A ascensão da Rússia

Na União Europeia procura-se tornar a Europa mais independente da Rússia do ponto de vista energético, mas com consequências para a sua ambiciosa agenda verde.
Relações Internacionais

O ano do Tigre

Para continuar a crescer a um ritmo acelerado a China precisa de novas reformas, o que se afigura improvável. Assim, não se pode excluir que o pico de crescimento da China já tenha ocorrido.
Macroeconomia

A grande incerteza

“Existem dois tipos de peritos em previsões: aqueles que não sabem e aqueles que não sabem que não sabem”. O melhor que se pode pedir é que os Bancos Centrais se encontrem entre os primeiros.
União Europeia

UE quer competir pela influência económica global

Com o Global Gateway a Europa parece finalmente ter assumido que o caminho para a preservação dos valores europeus passa também por investir de forma muito mais significativa do que no passado.
PSD

A urgência de crescer

Rangel é o candidato com condições para recuperar o espírito reformista que permitiu ao país atingir o patamar de desenvolvimento avançado em 1990 e que de novo nos salvou da crise financeira de 2011.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.