O desporto sempre foi algo que fez parte da minha vida, desde o futebol na adolescência até aos desportos de endurance nos últimos anos, como maratonas ou Ironman’s. Sempre senti fascínio pela capacidade que o desporto tem para nos ensinar importantes lições que podemos transportar para outras dimensões da nossa vida. Tanto o desporto como a gestão de projetos digitais exigem esforço e dedicação para serem bem-sucedidos. No desporto, a prática e o treino consistente são necessários para melhorar o desempenho e atingir as metas. Na gestão de projetos, a atenção consistente às tarefas e check-ins regulares com os membros da equipa são importantes para manter o projeto no caminho certo, cumprir os prazos e entregar o projeto de acordo com as expetativas do cliente. A meu ver, existem cinco princípios dos desportos de endurance que devemos considerar na gestão de projetos digitais:
Objetivos principais e secundários como estrela do norte. Tanto o desporto como a gestão de projetos exigem a definição de objetivos claros e realistas que permitam ter direção e motivação. O início de uma época desportiva requer a definição do objetivo principal – a grande prova – e de objetivos secundários – as provas que irão contribuir para a concretização do objetivo principal. O objetivo principal deve ser aspiracional, desafiante e a concretizar a médio ou longo prazo. Deve ter elementos específicos, como fazer a prova a um determinado ritmo ou terminar abaixo de um determinado tempo. Já nos projetos, é muito comum o erro clássico de iniciar a execução sem definir muito bem a meta a atingir. Para evitar que isso aconteça é necessário comunicar, de uma forma clara e concisa, os objetivos principais e secundários e vertê-los em resultados quantificáveis. Estes objetivos, muitas vezes consolidados através das técnicas de Project Canvas ou Product Vision, servem de estrela do norte para todas as partes interessadas no projeto e é sobre eles que deverá ser delineado o planeamento dos trabalhos;
Ciclos e planos coerentes. Planos de treinos de referência assentam em ciclos que consideram variáveis como volume, recuperação e intensidade e têm como objetivo preparar o atleta para atingir o pico de forma no momento das provas mais importantes. Posso afirmar que um ciclo de treinos de dois ou três meses bem planeado equivale ao dobro dos meses de treinos realizados em modo aleatório. Já nos projetos, o planeamento a curto e longo prazo são críticos para a equipa materializar os objetivos durante a execução. O desenvolvimento de um Product Roadmap, com a visão de longo prazo e a execução do projeto através de ciclos curtos de entrega, são ferramentas indispensáveis para criar direção e flexibilidade ao longo do caminho.
Disciplina e consistência ganham sempre. Disciplina e consistência são fundamentais tanto no desporto como na gestão de projetos para manter o foco e evitar distrações. A vontade para sair de casa e começar a correr à primeira hora da manhã nem sempre aparece. Não nos devemos esquecer que a motivação é um estado inconstante e não podemos estar dependentes dela para atingir resultados. É a disciplina de executar o que está no plano dia após dia que define os resultados a médio e longo prazo. A definição de rituais e rotinas de equipa que garantam a fluidez e consistência do trabalho ao longo de todo o projeto são peças fundamentais. É a soma destes pequenos momentos que fazem toda a diferença ao final do dia (e do projeto). Agora que o trabalho remoto se instalou em grande parte das equipas de produtos digitais é importante não perder estes momentos de sincronização, presenciais ou remotos, e com cadência consistente.
Informação é progresso. A comunicação clara e eficaz é crucial para garantir que todos estão na mesma página e na direção correta. Devemos estar cientes que o progresso nem sempre é constante, por vezes existem contratempos. Nem todos os treinos produzem o mesmo efeito. Alguns de forma intencional, outros devido a fatores exógenos como stress, alimentação ou cansaço. São fatores que fazem parte do jogo e há que ter a capacidade de parar, interpretar os dados e corrigir a trajetória, quando necessário. Aplicando este princípio nos projetos, é altamente recomendado a criação de momentos que promovam a discussão sobre o progresso atual da equipa e quais os aspetos a melhorar no processo. A realização frequente de Product Reviews e Retrospectives ajudam a desbloquear o caminho, identificam ineficiências e permitem corrigir a trajetória. Em grande parte dos casos é possível corrigir o erro, haja vontade para tal.
Desfrutar da viagem. Tanto a gestão de projetos como o desporto dependem de trabalho em equipa e colaboração eficazes para alcançar o sucesso. A viagem é muito mais rica quando feita em equipa. Se não for divertida e sentida com paixão torna-se complicado. Há que aproveitar para dar e receber e, quando necessário, tirar o pé do acelerador se o equilíbrio dos outros pilares da nossa vida estiver em jogo. É com esta atitude positiva e brio no que fazemos que se atinge a excelência, quer seja numa simples corrida ou um projeto de grande complexidade.
Validem se estão a aplicar estes 5 princípios nos vossos treinos e projetos. Garanto-vos que, se confiarem no processo, ficarão mais rápidos e eficientes.