Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Começa agora o Jornal das 9, edição da jornalista Diana Rosa, e começamos com o apelo do primeiro-ministro Luís Montenegro, que pede cooperação nacional na prevenção dos incêndios.
Que já começam a assolar o país com o aumento das temperaturas. O chefe do executivo português pede um esforço conjunto entre Estado, autarquias e proprietários, mas também cidadãos, para reduzir os riscos no período crítico que se aproxima.
É preciso fazermos o esforço máximo de limpeza, também agora nesta janela temporal que temos ainda disponível. E depois é preciso fazermos, de forma subsequente, todo o trabalho de proteção das regiões e dos conselhos que possam vir a ter eventos com ignições e, portanto, com incêndios.
Segundo Luís Montenegro, o governo pretende intervir muito preventivamente, mas também quer ser proficiente na hora de reagir.
O presidente da República deixou hoje um caderno de encargos ao governo para que a região de Leiria consiga recuperar dos danos das tempestades.
António José Seguro deixou várias exigências.
Transmiti em primeira mão ao governo e ao Parlamento as conclusões da presidência aberta que realizei nesta região. É um documento que aponta, sobretudo, necessidades, a respostas imediatas e também uma visão de mais longo prazo. Trata-se de um contributo que aponta ao futuro e à necessidade de coletivamente organizarmos melhor os nossos recursos. Foi também nesse sentido que o governo já apresentou e começou a executar o programa Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência e que tem no terreno, há já vários meses, uma estrutura de missão competente, ativa e atenta.
António José Seguro, que aproveitou para fazer a reunião semanal com o primeiro-ministro em Leiria.
E seguimos agora com uma nova sondagem. O PS lidera nas intenções de voto. É o resultado do estudo do ISCTE para a SIC e para o Expresso.
É mais uma sondagem que dá ao Partido Socialista à frente dos outros partidos. Um estudo que diz que apesar do resultado, não é à AD que o PS está a ir buscar os votos. São 24% das intenções nos socialistas, contra 21% das que o eleitorado entrega à coligação que lidera o governo. Mais abaixo, surge o Chega com 17%. O quarto lugar é ocupado pelo PCP, com 4% dos votos. Segue-se depois Livre, Iniciativa Liberal com 2% e com metade aparece o PAN e o Bloco de Esquerda.
Uma sondagem no dia em que a sede do PS foi alvo de buscas no âmbito da Operação Emergente. A presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, foi constituída argúida.
Confirmação da própria Carla Almeida ao Observador. A junta que lidera também foi alvo de buscas, apesar da operação sufocar na Junta de Santa Maria Maior. Em causa estará um contrato efetuado com a empresa Diálogo Emergente, detida por Duarte Moral, assessor de comunicação do PS.
E Filipa Laborinho, ex-vereadora na Câmara de Oeiras, foi libertada. Tinha sido detida por posse ilegal de arma.
Informação avançada pela RTP e confirmada pelo Observador. Outros dois detidos são o assessor de José Luís Carneiro, Duarte Moral, que já aqui falámos, e a mulher Ruth Raimão. Em causa estão crimes de prevaricação, participação económica em negócio, peculato e fraude fiscal qualificada.
E José Luís Carneiro reitera que o PS não é visado na investigação da PJ.
O secretário-geral do partido sublinhou isso mesmo aos jornalistas antes do arranque do plenário desta tarde no Parlamento.
Foi-nos transmitido que essas diligências não visam o Partido Socialista. Por outro lado, quero também garantir que tudo farei para que a legalidade seja defendida e promovida em todos os níveis de responsabilidade do Partido Socialista, seja a nível local, seja a nível nacional. Cooperaremos, como aliás o fizemos durante a manhã, com as autoridades judiciárias para que todos os factos sejam cabalmente apurados e se houver sido cometidos crimes, todos os responsáveis devem, naturalmente, ser responsabilizados pelos mesmos.
A disponibilidade manifestada por José Luís Carneiro para que as circunstâncias sejam apuradas, o secretário-geral do PS, que garante ter nesta altura pouca informação sobre o processo.
E do lado do Chega, em reação a esta investigação, André Ventura aproveita para colar o PS ao processo.
Se José Luís Carneiro garante que o PS não é visado na investigação, André Ventura acredita no oposto.
É evidente que visam o PS, porque senão não eram na sede do PS e não eram uma série de dirigentes do PS com centro vital na sede do PS. Nem fica bem dizer simplesmente que é responsabilidade de um trabalhador e que não sabe o que é que se passa. Há aqui autarcas, há aqui um assessor do próprio José Luís Carneiro, que foi assessor de António Costa também e que tem amplas responsabilidades na estratégia de comunicação do Partido Socialista. Portanto, esta é uma questão que toca o núcleo central do Partido Socialista. Isso não quer dizer que sejam culpados. Quer dizer que há esclarecimentos a dar.
O líder do Chega, que pede ainda uma atuação implacável da Justiça.
Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa demarca-se das freguesias e pede rapidez na Justiça.
Carlos Moedas lembra que situações como esta minam a credibilidade das instituições.
Mas é preciso realmente aqui atuar rapidamente, porque aquilo que nós vemos é que muitos destes casos, depois as pessoas ficam durante anos com uma desconfiança, porque o caso não se resolve. E eu acho que o país tem que resolver as coisas rapidamente, que a Justiça tem que funcionar rapidamente. É só isso que eu peço. De resto, não tenho mais nenhum comentário. O que é da Justiça é da Justiça. A Câmara Municipal é um órgão eleito, a freguesia também é um órgão eleito e, portanto, cada um tem as suas responsabilidades.
Em declarações na inauguração da ARCO, Feira de Design em Lisboa, Moedas reitera que câmaras e juntas de freguesia são órgãos separados.
Sobre este caso, o presidente da Associação Nacional de Freguesias recusa que se façam generalizações.
No Explicador, Francisco Brito lembra que a complexidade do poder local pode levar a erros que não são necessariamente crimes.
Há uma diferença muito grande entre a negligência e o dolo. E aquilo que parece que é importante destacar é que se nesta matéria ou noutra se provar que existe crime, isso não quer dizer que também todos os autarcas ajam da mesma forma.
Também ouvido no Explicador, Rogério Alves, advogado e antigo bastonário da Ordem, realça a complexidade desta operação, explica algumas das condicionantes por trás de uma operação de buscas como esta.
Esta investigação é uma investigação difícil. Por quê? Porque tem alguns elementos objetivos, que é os trâmites da contratação, o que foi feito, se houve um concurso, se abriu concurso, se escreveram cartas a convidar, como é que foram as respostas, se houve júri a selecionar as propostas, se não houve júri, quais foram os critérios do júri, etc. E depois tem elementos subjetivos. Se há alguma interferência do fator como a amizade, do fator como familiaridade ou qualquer outro motivo que possa indiciar um desvio às regras frias, objetivas e iguais para todos da contratação.
Rogério Alves e Francisco Brito foram ouvidos no Explicador, aqui na Rádio Observador.
E sobre o conflito no Médio Oriente, a imprensa iraniana afirma que o memorando de entendimento com os Estados Unidos não está concluído nem confirmado.
A Agência de Notícias Iraniana Tasnim afirma que o texto desse potencial acordo, hoje divulgado, ainda não é oficial. Teerão não terá informado o mediador paquistanês de que o texto está concluído e que as notícias dos meios de comunicação ocidentais que informam que o acordo foi finalizado são falsas. Na mesma linha, fontes israelitas afirmam que não há indícios de que o líder supremo do Irão tenha aprovado os termos do memorando de entendimento. É o que afirmam altos responsáveis israelitas citados pelo Times of Israel.
E agora, com oito minutos para lá das 9h, vamos ao noticiário local.
Começamos em Almada, é um dos conselhos que vai fazer parte do Pedala Portugal Bike Tour, que regressa no domingo. Esta edição inclui a travessia da Ponte 25 de Abril, liga os concelhos de Almada, Lisboa e Oeiras. A ponte vai estar fechada ao trânsito no domingo de manhã, no sentido sul-norte. A partida é no Cristo Rei às 9h. O percurso tem 22 km. Em Leiria, o presidente da Câmara Municipal estima que haja prejuízo de 5 mil milhões de euros pelos estragos causados pela tempestade Christine. Os maiores danos continuam a ser registrados na zona urbana de Leiria e na Marinha Grande. Gonçalo Lopes alerta para atrasos na análise de mais de 10 mil candidaturas a apoios, devido à falta de capacidade técnica e humana. Em Oliveira de Azeméis, a Câmara aprovou o Vale Educação para o próximo ano letivo, no valor de €30 por aluno. O cheque abrange mais de 5 mil estudantes do ensino básico público. Mantém-se o valor do ano passado, apesar do pedido da oposição por um aumento que fizesse face à subida do custo de vida. Na Azambuja, o município decidiu alterar a localização do mercado mensal durante os meses do verão. O mercado passa a ter lugar junto à Praça de Touros, realiza-se nos primeiros sábados de junho, julho e agosto. Esta decisão surge para minimizar os impactos das obras em curso junto ao espaço antigo. As praias do Porto e de Matosinhos recebem este fim de semana a primeira etapa do Circuito Nacional de Longboard deste ano, evento que decorre ao longo de dois dias na frente atlântica. O local exato é definido de acordo com as condições do mar. Em Sintra, o Festival do Conselho tem dois concertos agendados em Colares para o dia 13 de junho. A Academia de Música de Berlim e o grupo vocal Voces Suaves vão atuar, concertos gratuitos dedicados à música barroca. Mais tarde, na Adega Regional, recebe um espetáculo inspirado no jazz e swing norte-americano das décadas de 30 a 50.
E assim que fechamos o Jornal das 9, com sugestões culturais aqui da Diana Rosa. A edição é claro, de Diana Rosa. Voltamos daqui a pouco, Jacir, com Guerra Traduzida. Até já.