Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

E o Observador. Começa agora o Jornal das 11, edição da jornalista Diana Rosa. Diana, a cápsula Orion está encerrada. Faltam poucos minutos até ao lançamento que vai levar os astronautas à Lua.

Mais de 50 anos depois da última missão. Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen estão oficialmente fechados dentro da nave. A equipe da NASA no terreno terminou os procedimentos de selagem do veículo que os vai transportar à Lua. No entanto, Rita, foi detectado um novo problema, que, de acordo com a empresa, não coloca para já em causa a missão, desta vez ao nível da temperatura no sistema de interrupção de lançamento. É uma segunda camada de segurança com os próprios motores, caso seja necessário ejetar a tripulação do foguetão. O problema, neste caso, são as temperaturas numa das baterias. Se o erro persistir até aos últimos 10 minutos, aí, sim, a missão poderá ser adiada, sendo que faltam 23 minutos para a hora marcada.

Falta muito pouco e vamos acompanhar este lançamento numa emissão especial que arranca já a seguir a esta edição do Jornal das 11. Donald Trump diz que os Estados Unidos vão sair do Irão bastante depressa, mas podem regressar se for necessário.

Os Estados Unidos podem voltar para aparições pontuais, se assim for preciso. À Reuters, Donald Trump revelou que um dos elementos do discurso, que está marcado para às duas da manhã, hora de Lisboa, vai ser novamente a repulsa em relação à NATO, pelo que considera ser a falta de apoio em relação aos objetivos dos Estados Unidos no Irão.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Kamal Kharazzi, foi gravemente ferido esta quarta-feira em Teerão, num ataque que também matou a mulher.

De acordo com os meios de comunicação locais, a casa de Kharazzi, em Teerão, foi alvo de um ataque pelos Estados Unidos e por Israel, que iniciaram esta operação militar contra o Irão há mais de um mês. O ex-ministro ficou gravemente ferido e foi hospitalizado, de acordo com as mesmas fontes.

E os ministros dos Negócios Estrangeiros de 15 países europeus emitiram um comunicado em que pedem a Israel para pôr fim às operações militares no Líbano. Paulo Rangel não está entre os signatários.

Os diplomatas apelam a que Israel respeite plenamente a soberania e a integridade territorial do Líbano e apelam a todas as partes, tanto ao Hezbollah como a Israel, para que suspendam as ações militares. É o que se pode ler num comunicado citado pela Sky News. A mensagem foi subscrita pelos chefes da diplomacia da Bélgica, Croácia, Estônia, também Espanha, Finlândia, Islândia e ainda Itália, Irlanda, Letônia, Luxemburgo, Moldávia, Noruega, Polônia, San Marino e Suécia. Estes governantes europeus alertam que 1,2 milhão de pessoas, cerca de 1/4 da população libanesa, foram deslocadas do Líbano como resultado desta ofensiva.

Na atualidade nacional, o Parlamento aprovou hoje as alterações à Lei da Nacionalidade. O diploma passou com a luz verde da direita, depois do acordo que o PSD fez com o Chega. O PS está a ponderar pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização da perda da nacionalidade como pena acessória no âmbito da Lei da Nacionalidade.

Uma declaração do vice-presidente da bancada parlamentar do PS, depois da direita ter aprovado um novo diploma de alteração ao Código Penal. O futuro do diploma está nas mãos do Presidente da República, mas Pedro Delgado Alves afirma que o PS vai analisar o resultado final do decreto, independentemente da decisão de António José Seguro.

E depois do chumbo do Tribunal Constitucional à primeira versão do texto, a direita espera que, desta vez, o diploma vá mesmo por diante.

Uma votação no Parlamento que foi acompanhada pelo Vasco Maldonado Correia.

O acordo chegou mesmo em cima da meta e foi anunciado pelo líder parlamentar do PSD.

Nós conseguimos um entendimento com o partido Chega para suprir as inconstitucionalidades da Lei da Nacionalidade e também no que diz respeito às alterações ao Código Penal.

Hugo Soares lamenta que o PS não faça parte do acordo, mas explica que os socialistas não se quiseram ficar pelas correções.

Nós dialogamos com todos, como sempre nos comprometemos, mas a verdade é que o Partido Socialista quis recuperar uma discussão que já tinha acontecido antes da primeira aprovação desta lei e nós dissemos sempre que só estaríamos disponíveis para fazer aquilo que nos competia.

Com o entendimento aprovado pelo Parlamento, a condenação por crimes com pena igual ou superior a três anos de prisão pode passar a impedir o acesso à nacionalidade e a sanção da perda de nacionalidade acontece para um leque variado de crimes com penas de cinco anos para cima. André Ventura, do Chega, grita vitória, mas assume que o acordo não era o ideal.

Naturalmente, queria ir mais longe nesta lei, mas entendemos que a democracia é mesmo assim. Entendemos que chegar a um consenso nesta matéria era melhor que não ter nenhuma Lei da Nacionalidade.

Já o socialista Pedro Delgado Alves avisa que o Tribunal Constitucional ainda pode levantar problemas em relação à sanção da perda de nacionalidade.

Parece que há passagens do acórdão que não leram ou que preferiram ignorar. O problema mantém-se e a solução que apresentam não é solução para parte dos problemas identificados.

Com a maioria de 2/3, o Parlamento pode reconfirmar a lei, mesmo que volte a esbarrar no Tribunal Constitucional. André Ventura pede sensibilidade para que isso não tenha de acontecer.

Quis trabalhar para que as instituições possam colaborar melhor. Conseguimos fazer isso. Também que ninguém agora

Provoque mais esse conflito institucional.

Mais uma tarde tensa na Assembleia da República, depois da votação, ponto a ponto no Hemiciclo. As alterações à Lei da Nacionalidade foram aprovadas com votos a favor de toda a direita.

Na nova proposta, houve também acordo quanto ao decreto que altera o Código Penal para incluir a sanção da perda de nacionalidade.

E o presidente da FENPROF desmente o ministro da Educação, diz que é mentira que haja professores a mais em várias escolas do país.

O ministro Fernando Alexandre afirmou hoje que há exemplos de estabelecimentos que têm um excesso de mais de 20 docentes, apesar de rejeitar apontar os nomes das escolas a que se refere. Ora, entrevistado pela Rádio Observador, José Costa, da FENPROF, contradiz esta informação, diz que acha estranha a declaração do governante e, pelo contrário, afirma que há milhares de alunos que continuam sem professor.

E os dados, de fato, provam que não corresponde à verdade, porque o número de alunos em falta vai aumentando e, aliás, são números avassaladores. Neste período, que acabou agora recentemente, tivemos semanas onde cerca de 40 mil miúdos, e este é um número que se vai repetindo semana para semana, de alunos não tiveram pelo menos um professor.

Ouvíamos aqui o presidente da FENPROF, em declarações à Rádio Observador. Também o presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas reagiu a este tema. Filinto Lima acredita nas palavras do ministro, mas pede-lhe um esclarecimento. Quer que Fernando Alexandre diga o nome das escolas com professores a mais.

E agora são 11h07, vamos ao noticiário local, Diana.

Em Pombal, estão a ser encerrados de forma definitiva os pontos de recolha seletiva criados em todas as freguesias. A autarquia pede que os munícipes não depositem quaisquer resíduos nos pontos que são agora encerrados. Pode consultar todos os pontos de recolha no site da Câmara de Pombal. No distrito de Setúbal, está interdita a circulação a veículos e peões na Rua Sírito da Arrábida. O anúncio é da Câmara Municipal, que justifica a decisão com a instabilidade da encosta da serra. É, por isso, proibida a circulação, por tempo indeterminado, entre o acesso ao Hospital do Outão e a Praia da Figueirinha. Em Sintra, os condutores de tuk-tuk vão amanhã realizar um protesto contra as novas regras de estacionamento. Está marcado para às 11h00, junto aos paços do Conselho. A secretária-geral da Associação Nacional de Condutores de Animação Turística adianta que este tipo de protesto pode repetir-se até ao dia 15 de abril, caso não haja resposta do município. Em Santa Maria da Feira, termina amanhã o All Dance Portugal 2026. A edição contou com mais de 6 mil bailarinos e 300 escolas e companhias de todo o país. As melhores coreografias vão representar Portugal nos campeonatos da Europa e do mundo. Matosinhos vai receber a edição oito do Festival Internacional de Cinema Wing Cine Fest a partir do dia 17. Em comunicado, a associação que organiza explica que a edição deste ano destaca a liberdade no ano em que se assinalam os 52 anos do 25 de abril. O Wing Cine Fest corre entre os dias 17 e os dias 25, sempre às 21h00, no Auditório da Vila de Gestões. Vai realizar-se em Santarém uma conferência sobre a importância, precisamente, do 25 de abril. A iniciativa está agendada para o dia 10, às 18h, no Convento de São Francisco. Conta com a presença do coronel Joaquim Correia Bernardo e com o presidente da Academia Portuguesa de História, Miguel Correia Monteiro.

E é o ponto final no Jornal das 11, edição da jornalista Diana Rosa. Já a seguir acompanhamos a missão Artemis 2 em direto aqui na Rádio Observador. Deixe ficar conosco.