269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Groundforce

Groundforce

Groundforce. Adiantamentos da TAP saldados 2ªfeira

Os adiantamentos da TAP à Groundforce ficam saldados na segunda-feira, "passando os serviços de 'handling' a ser pagos normalmente daí em diante".
Atualidade

O essencial da entrevista ao ex-CEO da Groundforce

Paulo Neto Leite fala sobre as pressões de Alfredo Casimiro, as tensões entre os acionistas e o valor da empresa. Primeira grande entrevista desde que foi afastado da Groundforce.
Groundforce

"Há linhas éticas, morais e legais que não passo" /premium

As pressões de Alfredo Casimiro (usando os trabalhadores), as tensões entre os acionistas e o valor da empresa. A primeira grande entrevista de Paulo Neto Leite desde que foi afastado da Groundforce.
Groundforce

Groundforce vai pagar salários de maio

A Groundforce garante que há "condições que permitem assegurar o pagamento dos salários do mês de maio a todos os trabalhadores". A primeira tranche, 85% do total, será paga até 6ª feira.
Groundforce

Governo garante apoio se salários não forem pagos

Pedro Nuno Santos diz que "não deixará mal" os trabalhadores se os salários de maio não forem pagos. Mas rejeita a nacionalização: "permitiria (apenas) a vitimização por parte de Alfredo Casimiro".
Groundforce

PCP quer ouvir ministro sobre Groundforce

"A Groundforce tem que ser libertada do seu acionista privado, mas tal opção não pode ser o pretexto para arrasar direitos, tirar postos de trabalho e reduzir salários", afirmou o deputado Bruno Dias.
Groundforce

Groundforce. Ambição política motivou insolvência

Principal acionista da Groundforce, Alfredo Casimiro, acusa o ministro Pedro Nuno Santos de ter "duas caras" e de ter pedido insolvência da Groundforce “em nome da ambição política” pessoal.
Groundforce

Jerónimo teme perda de direitos dos trabalhadores

"Estes processos de insolvência, de reabertura, levam geralmente à penalização dos trabalhadores e dos seus direitos, particularmente o seu vínculo às empresas", disse o líder comunista.
Groundforce

Comissão de trabalhadores defenderão empresa

A TAP requereu esta segunda-feira, na "qualidade de credora", a insolvência da SPdH — Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce) junto dos Juízos de Comércio da Comarca de Lisboa.
Resposta Pronta

Groundforce. "Caminho rumo à estabilidade"

Eugénia Varzielas, da comissão de trabalhadores da Groundforce, explica que funcionários esperam regresso ao "normal" e afirma que aceita insolvência, se for uma "solução que dê estabilidade".
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
Groundforce

TAP pede insolvência da Groundforce 

224
Companhia alega "agravamento da situação financeira", "a falta de soluções de financiamento credíveis". E ainda diz que Alfredo Casimiro não consegue restabelecer a confiança dos credores.
Economia

Acionistas destituem ex-CEO da Groundforce

Comunicado fala em "manobras pérfidas" e "sucessivos atos de gestão que lesaram a empresa" e que serão agora objeto de uma auditoria legal. Decisão foi votada por unanimidade.
Groundforce

Groundforce. Pasogal prepara venda da participação

A Pasogal contratou o Banco Nomura para assessorar o processo de venda da participação maioritária na Groundforce. Alfredo Casimiro deu "instruções para que seja dada especial atenção à Aviapartner".
Groundforce

Groundforce diz não conseguir pagar subsídios

"Alfredo Casimiro informa que não haverá condições para o pagamento atempado do subsídio (de férias), não se prevendo quando o mesmo possa ser regularizado", diz comunicado divulgado esta sexta-feira.
Groundforce

Groundforce incapaz de pagar salários de maio /premium

Sem dinheiro para pagar salários de maio, a Groundforce entrou numa nova fase da guerra entre acionistas. Alfredo Casimiro rasgou os acordos com a TAP e o relógio voltou à contagem decrescente.
Resposta Pronta

Groundforce. Fundo de pensões?"De maneira nenhuma"

Luísa Borba, membro da Comissão de Trabalhadores da Groundforce, rejeita a ideia de o conselho de administração recorrer a 3ME ao fundo de pensões dos trabalhadores para pagar subsídios de férias. 
Noticiário

9h. Groundforce. Recurso a fundo de pensões negado

Intenção de recorrer aos três milhões do fundo de pensões foi anunciada pelo conselho de administração. Sindicato também se opõe e anuncia avanço para providência cautelar
Groundforce

TAP desmente Casimiro. Contratos são válidos

TAP diz que votação feita na administração da Groundorce, por iniciativa de Alfredo Casimiro, para anular contrato de compra e aluguer de equipamento, "não tem força legal". A 1ª renda vence amanhã.
TAP

Groundforce acusa TAP de "pressão e chantagem"

O acionista maioritário da Groundforce admite que a situação é complexa, mas garante que há condições para pagar os salários do mês de maio e, com o retomar dos voos, para pagar a fornecedores.
Noticiário

10h. Alfredo Casimiro acusa TAP de chantagem

Em declarações à Rádio Observador o CEO da Groundforce acusa a companhia de "posição de grande pressão". "Situação da empresa é complexa, mas salários estão assegurados".
Groundforce

Groundforce anulou venda de equipamento à TAP

140
O maior acionista da Groundforce, Alfredo Casimiro indica que o conselho de administração da empresa anulou o contrato e venda de equipamento da empresa à TAP que permitiu pagar salários de março.
Groundforce

Empréstimo de 30 milhões à Groundforce recusado

O Banco Português de Fomento recusou o empréstimo por não haver um plano de reestruturação e por falta de "disponibilidade financeira robusta dos acionistas".
Groundforce

Sindicatos exortam Groundforce a garantir liquidez

Sindicatos admitem que os trabalhadores não devem "encarar a ausência de informação com o facto de nada estar a acontecer", até por se tratarem de matérias sensíveis "envolvendo sigilo bancário".
Groundforce

Alfredo Casimiro é o novo CEO da Groundforce 

Alfredo Casimiro vai substituir Paulo Neto Leite no cargo de presidente executivo da empresa. Paulo Neto Leite afirma que cumpriu o seu papel e que aceita as consequências das suas decisões.
Groundforce

MP investiga divulgação de conversa com ministro

Procuradoria-Geral da República confirmou que a queixa, apresentada pelo ministro das Infraestruturas, foi remetida ao DIAP de Lisboa, "onde deu origem a um inquérito que se encontra em investigação".
Fact Check

PSD/CDS pagou a Casimiro para comprar Groundforce?

253
Ministro das Infraestruturas acusou Governo de Passos de ter decidido venda de Grounforce, pagando ao comprador. Alfredo Casimiro começou a receber anos antes de pagar as ações? E recebeu mais?
Groundforce

Groundforce vai pagar 461 mil euros à TAP por mês

TAP comprou o equipamento à Groundforce (para desbloquear crise dos salários), e vai subalugar o material à empresa de handling. Preço por mês é de 461 mil euros (mais IVA).
Noticiário

10h. Ministro acusa Casimiro de "enganar" o Estado

Pedro Nuno Santos está a ser ouvido no parlamento, numa altura de polémica por causa do aumento de capital na Groundforce e do futuro da TAP. 800 trabalhadores aderiram às rescisões amigáveis.
Groundforce

Dono da Groundforce recebeu o dobro do que pagou 

438
Ministro das Infraestruturas acusa dono da Groundforce de querer enganar o Estado. E ataca privatização feita pelo PSD/CDS que permitiu a Alfredo Casimiro receber 7,6 milhões e pagar 3,7 milhões.
Groundforce

Groundforce. Salários de fevereiro já foram pagos

Os salários dos 2.400 trabalhadores já foram pagos, com recurso às verbas recebidas da TAP no âmbito do acordo celebrado com a companhia, que prevê a venda à TAP dos equipamentos da Groundforce.
Aviação

Groundforce ou a sina de capitalistas sem capital /premium

A crise financeira mostrou-nos que tínhamos vários capitalistas sem capital. A pandemia revela-nos que continuamos a padecer do mesmo mal. Salvar a Groundforce é uma coisa, salvar o accionista é outra
Groundforce

O casapiano que se fez capitalista e nunca desiste /premium

161
Começou a "vender" livros e aos 30 era milionário. Diz-se capitalista, mas só com garantias de retorno. E, agora, está no olho do furacão por causa da Groundforce. Quem é Alfredo Casimiro.
Groundforce

Casimiro culpa Governo por situação na Groundforce /premium

Dono da Pasogal diz que não encontrou interlocutor para negociar aval que pediu há oito meses ao governo. Acordo dá para 2 meses, mas TAP e Casimiro continuam em colisão sobre o futuro da Groundforce.
Groundforce

TAP: Proposta de Casimiro era "não compaginável" - como aconteceu

TAP recusou proposta de Casimiro para aumentar capital da Groundforce porque tinha como contrapartida um contrato de serviços a 10 anos e uma avaliação de 2018 que teria de ser revista.
Groundforce

Groundforce. Acordo provisório para os salários

Administração aceitou proposta da TAP para comprar os equipamentos à Groundforce por 6,9 milhões de euros, e depois vai alugar esse mesmo material à empresa.
Groundforce

Groundforce. Pasogal e TAP não chegam a acordo

A companhia aérea ainda não chegou a acordo com o acionista maioritário da Groundforce, mas vai analisar propostas. As duas partes, tal como sindicatos e comissão de trabalhadores, são ouvidos na AR.
Noticiário

8h. Groundforce na mesma. Falhanço "irresponsável"

TAP e PASOGAL não chegaram a acordo para um aumento de capital da Groundforce de forma a resolver o problema dos salários em atraso e garantir um futuro para a empresa.
TAP

Groundforce. Novo Banco também tem penhor /premium

Ações de Alfredo Casimiro na Groundforce foram dadas como penhor não a um, mas a dois bancos: ao Montepio e ao Novo Banco. TAP e Governo querem futuro da empresa sem Alfredo Casimiro.
Groundforce

Groundforce. Casimiro admite "aumento de capital"

Maior acionista da Groundforce, Alfredo Casimiro, admite "considerar" um aumento do capital da empresa, mas coloca condições: tem de estar reservado a acionistas e baseado em avaliação de 2018.
Groundforce

Governo pede resposta formal a dono da Groundforce

Ministério das Infaestruturas diz que os 2.400 trabalhadores com salários em atraso não podem continuar à espera de Alfredo Casimiro e pede proposta formal sobre aumento da capital na Groundforce.
Groundforce

TAP propõe meter 7 milhões e controlar Groundforce

236
Proposta do conselho de administração da TAP ao empresário Alfredo Casimiro passa por aumento de capital que daria à transportadora o controlo da Groundforce, assegurando salários até julho.
Groundforce

Groundforce em risco de perder apoio para salários /premium

Prazo para pagar salários de fevereiro termina dia 12. Se não cumprir, Groundforce pode perder acesso ao apoio à retoma que tem financiado os custos laborais e ficar em situação ainda mais difícil.
Infraestruturas

Ministro avança com queixa-crime contra Casimiro

646
O ministro Pedro Nuno Santos avançou com uma queixa-crime contra Alfredo Casimiro, acionista privado da Groundforce, após a divulgação de uma conversa privada entre ambos.
Groundforce

Ministro, Groundforce e TAP ouvidos no parlamento 

A comissão parlamentar de Economia decidiu que a Groundforce e o presidente do Conselho de Administração da TAP, assim como o ministro das Infraestruturas, vão ser ouvidos no parlamento.
Groundforce

Groundforce: situação é "extremamente grave"

Os cerca de 2.400 trabalhadores da Groundforce aguardam ainda pelo pagamento dos salários de fevereiro, e voltaram a manifestar-se esta terça-feira, agora no Aeroporto do Porto.
Groundforce

Governo ainda sem soluções na Groundforce

"O ministro informou-nos que não estava ali para discutir soluções", explicou João Alves, da CT, após uma reunião com Pedro Nuno Santos. "A empresa é viável, tem boa estrutura", defendeu ainda.
Groundforce

Acordo entre a TAP e a Groundforce falhou

Alfredo Casimiro, dono da Pasogal, empresa que detém 50,1% da Groundforce, não pode entregar as ações como garantia para o empréstimo, uma vez que já se encontram penhoradas.
Groundforce

Estado tem de salvaguardar direitos na Groundforce

Comissão de Trabalhadores da Groundforce diz que o Estado tem o "dever de salvaguardar" os direitos dos colaboradores da empresa, vincando que, até os salários serem pagos, não vai baixar os braços.
Groundforce

Acionista insiste que concordou com exigências

Empresa de Alfredo Casimiro garante que concordou com todas as exigências que o ministro das Infraestruturas apresentou para desbloquear o adiantamento para pagar os salários de fevereiro.
Groundforce

Groundforce: acionista recusou exigências da TAP

A acionista da Groundforce não só não aceitou as exigências para o empréstimo para pagar salários a 2.400 trabalhadores, como colocou novas condições, que estão a objeto de análise.
Groundforce

"Resposta do Governo é chantagem", diz Groundforce

"A resposta que recebi do Senhor Ministro das Infraestruturas e da Habituação à proposta que fiz para viabilizar a Groundforce é um ultimato inaceitável", afirmou o presidente da empresa.
Groundforce

Presidente da Groundforce apela ao "diálogo" 

O presidente do Conselho de Administração da Groundforce e dono da Pasogal faz um um apelo de diálogo a todos os envolvidos para que se possa resolver rapidamente a frágil situação de tesouraria.
TAP

TAP propõe adiantar 2.05 milhões à Groundforce 

A TAP justifica a disponibilidade para efetuar este novo adiantamento com o facto de se perspetivar, "de uma forma credível, a capacidade de viabilização financeira da SPdH".
Groundforce

Groundforce. Protesto contra salários em atraso

A manifestação acontece após a administração afirmar que a empresa não está em condições de pagar os salários de fevereiro sem que esteja concluído o processo de empréstimo bancário em curso.
Groundforce

Trabalhadores da Groundforce com salário em atraso

Na carta endereçada aos trabalhadores o presidente do conselho de administração da Groundforce disse que a empresa não está em condições de pagar de momento os salários de fevereiro.
Groundforce

Groundforce perto de ter aval do Banco de Fomento

324
A empresa de handling está a perto de obter um aval do Estado, através do Banco de Fomento, para um empréstimo de até 35 milhões de euros. Situação da empresa é preocupante.
Aviação

TAP e Groundforce dispensam quase 2500 pessoas /premium

771
Só por não renovar contratos, a TAP dispensou ou vai dispensar 15% dos trabalhadores. A Groundforce vai reduzir quase um terço. É quase o mesmo número de pessoas que saíram na reestruturação de 1995.
Coronavírus

Groundforce reforça operação, mas mantém layoff

A empresa vai colocar mais 573 trabalhadores ao serviço, num mês em que estão previstos mais movimentos e uma receita de perto de 2,6 milhões de euros. Quase 60% dos trabalhadores continua em layoff.
Coronavírus

Groundforce mantém lay-off até 1 de junho

Groundforce Portugal anunciou que vai prolongar o período de lay-off até 1 de junho, por considerar que ainda não estão reunidas as condições para retomar as operações.
Aeroporto de Lisboa

Sindicatos e Groundforce juntos contra agressões

Os sindicatos e a administração da Groundforce decidiram participar juntos na reunião pedida com o Ministério da Administração Interna, na sequência das repetidas agressões a trabalhadores.
Groundforce

Trabalhadores da Groundforce fazem ultimato

102
Os trabalhadores da empresa de assistência em terra ('handling') Groundforce pediram do Governo e a TAP "uma luz ao fundo do túnel" para os seus problemas, dando duas semanas para terem respostas.
Greve

Groundforce em greve de três horas em 26 de julho

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos convocou uma greve dos trabalhadores da empresa de assistência em terra Groundforce para a próxima quarta-feira, no aeroporto de Lisboa.
TAP

Funcionário do aeroporto brutalmente agredido

543
Um funcionário da Groundforce foi agredido "brutalmente" por dois passageiros embarcados num voo da TAP que terão conseguido sair do avião e aceder à pista.
Aeroporto de Lisboa

Groundforce pede mais investimento no aeroporto

A empresa de assistência em terra aponta dificuldades operacionais no Aeroporto de Lisboa que tornam mais lento o tempo de embarque ou a preparação das aeronaves para um novo voo.
Transportes

Credores reclamam 44 milhões ao grupo Urbanos

O Grupo Urbanos, que comprou 50,1% da empresa Groundforce, recorreu ao Processo Especial de Revitalização. Dívidas somam 44,2 milhões. Novo Banco e Parvalorem são os maiores credores.
Aeroportos

Nova greve na Portway e Groundforce a 19 de maio

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos entregou, esta quarta-feira, um novo pré-aviso de greve dos trabalhadores de 'handling' da Portway e da Groundforce.
Groundforce

TAP. Presidente ouvido sobre a Groundforce

Fernando Pinto foi ouvido terça-feira. De acordo com o Público, estará em causa o facto do grupo Urbanos não ter alegadamente pago os montantes a que se comprometeu no âmbito da compra da Groundforce.
Justiça

Venda da Groundforce. PJ ouviu Fernando Pinto

O presidente da TAP foi ouvido pela PJ como testemunha na sequência de uma denúncia anónima sobre a venda da Groundforce, empresa de handling, à Urbanos. PGR confirma inquérito.
Greve

Sindicato da Grounforce pede negociações salariais

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos pediu a intervenção do Ministério do Trabalho para a reabertura das negociações salariais com a Groundforce.
Sindicatos

Adesão à greve da Groundforce ronda 90% em Lisboa

A adesão à greve dos trabalhadores da Groundforce rondava pelas 12h30 deste domingo os 90% no aeroporto de Lisboa, causando atrasos nos voos e acumulação de bagagens, mas sem impacto no Porto.
Greve

Voos atrasados e bagagens acumuladas

Há atrasos nos voos nos aeroportos de Lisboa e Porto devido à greve da Groundforce. Para já, rondam os 30 minutos a uma hora, mas ao longo do dia a situação pode piorar. ANA aconselha check in online.
Greve

Trabalhadores da Groundforce ratificaram greve

Os trabalhadores da Groundforce ratificaram a greve de 48 horas que está marcada para o próximo sábado e domingo e para a qual os sindicatos preveem "forte adesão".
Aviação

Trabalhadores da Groundforce em greve de dois dias

A paragem, marcada para o fim de agosto, deverá afetar a assistência em terra nos aeropostos portugueses.
A página está a demorar muito tempo.