Dark Mode 194kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

A Corte de Luanda

reportagens

A Corte de Luanda

José Eduardo dos Santos, o pai da Corte de Luanda /premium

127
Em miúdo jogou futebol, tocou guitarra, cantou. Em adulto fez a guerra e a paz, afastou inimigos e ergueu um império familiar assente na corrupção. Agora, está quase só.
A Corte de Luanda

Isabel dos Santos, de princesa a pária /premium

106
Primeiro, o nascimento em Baku, o nome em homenagem à mulher que criou o pai e a venda do carro com que fez o primeiro negócio. Depois, as festas com estrelas de Hollywood. Até o império se desmoronar
A Corte de Luanda

A história de um mistério chamado Sindika Dokolo /premium

358
Ambicioso e provocador, colecionador de arte e homem de negócios — e "oligarca" assumido. Quem era o congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, que morreu aos 48 anos num acidente no Dubai.
A Corte de Luanda

Lourenço e Vicente: a vingança dos delfins /premium

112
Durante décadas, João Lourenço e Manuel Vicente orbitaram à volta de José Eduardo dos Santos. A ambição de lhe sucederem foi a desgraça de cada um — até que se vingaram em conjunto.

podcasts

A Corte de Luanda

A Corte de Luanda, parte I: O Viajante

328
Novo podcast. Os primeiros anos de vida de José Eduardo dos Santos. Como entrou para a política e como chegou a Presidente de Angola? Uma longa viagem de um bairro pobre de Luanda até Barcelona.
A Corte de Luanda

Parte II: O Chefe. Como ele segurou o poder

223
A prenda que levou José Eduardo dos Santos a uma purga para afastar opositores internos. E como os filhos e as mulheres terão beneficiado do ex-presidente. Podcast A Corte de Luanda, parte II.
A Corte de Luanda

A Corte de Luanda parte III: A Cara do Pai

Isabel dos Santos será a filha favorita de José Eduardo dos Santos e também quem mais terá beneficiado do facto de ser filha do ex-presidente de Angola. A História de um império que começou a ruir.
A Corte de Luanda

A Corte de Luanda, parte IV: O mimoso

182
João Lourenço chegou ao poder e o império da família dos Santos foi cercado pela justiça. Será que o delfim que se transformou em algoz? Quem é o homem que prometeu um combate sem tréguas à corrupção?

newsletters

Observadores

"A Corte de Luanda" — uma investigação especial /premium

Na segunda-feira, o Observador começa a publicar uma investigação sobre a rede de poder da família de José Eduardo dos Santos. São 5 textos e 4 podcasts para conhecer os detalhes da Corte de Luanda.
A Corte de Luanda

Os bastidores do podcast "A Corte de Luanda"

A série inédita do Observador transformou em som uma recolha exaustiva de informação sobre a rede de poder angolano. Do método à execução, estes são os bastidores de um grande trabalho de equipa.
A Corte de Luanda

Como José Eduardo dos Santos criou a rede de poder

Um ano depois de o universo empresarial de Isabel dos Santos começar a ruir, a história de como José Eduardo dos Santos usou o poder para criar um império familiar manchado pela suspeita de corrupção.
A Corte de Luanda

A ascensão e a queda da filha preferida

Passou de mulher discreta a figura mediática em festas e férias de luxo. O arresto dos seus bens e o Luanda Leaks, logo de seguida, fizeram colapsar o império, construído com o apoio do pai.
A Corte de Luanda

A história da vingança de Lourenço e Vicente

Em 38 anos, José Eduardo dos Santos criou vários delfins. Todos caíram, só dois se ergueram: Manuel Vicente e João Lourenço. Agora estão unidos na vingança contra o antigo regime.
A página está a demorar muito tempo.