Índice

    Índice

[“A Corte de Luanda” é uma investigação do Observador sobre a rede de poder que se formou à volta de José Eduardo dos Santos e da sua família. Durante vários meses, uma equipa de jornalistas percorreu milhares de quilómetros e contactou dezenas de fontes — em Portugal e, principalmente, em Angola. O resultado é publicado um ano depois do escândalo Luanda Leaks e está dividido em quatro partes, seguindo as personagens da Corte: José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, Sindika Dokolo e os delfins João Lourenço e Manuel Vicente. Esta investigação deu também origem a uma série inédita do Observador em podcast. Pode ouvir aqui a parte I: O Viajante; a parte II: O Chefe; a parte III: A Cara do Pai; e a parte IV: O Mimoso

José Eduardo dos Santos não só estava cansado, como parecia cansado.

Reunido em Havana para a Cimeira do G77, subiu ao palco e fez um discurso tépido, com a voz trémula e parca em convicções. Em lugar de erguer os líderes de países em vias de desenvolvimento que o ouviam com um discurso contra o “Norte global”, enredou-os em números e percentagens. Às tantas, também ele se deixou enredar nas próprias palavras, franzindo a testa, sob os seus cabelos brancos, a cada tropeção.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.