Dark Mode 94,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Xanana Gusmão

Xanana Gusmão

Xanana recusa apelo do Chefe das Forças Armadas

Xanana Gusmão respondeu com ironia a uma carta enviada pelo comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste a vários líderes do país.
Timor-Leste

Vaticano quis mediar crise política em Timor-Leste

O Vaticano ofereceu-se para ajudar a ultrapassar a crise política em Timor-Leste, através de uma mediação com os líderes nacionais, mas pelo menos um deles, Xanana Gusmão, recusou esse diálogo.
Timor-Leste

CNRT de Xanana Gusmão comunica saída do governo

O ex-Presidente recomendou "a todos quantos foram indicados pelo partido e empossados como parte do atual governo, a resignarem de livre vontade".
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão critica Presidente da República

196
Xanana Gusmão deixou duras críticas ao chefe do Estado, sublinhando o facto de continuar sem deliberar sobre o pedido de demissão do primeiro-ministro Taur Matan Ruak, apresentado há mais de um mês.
Timor-Leste

Xanana Gusmão indigitado como primeiro-ministro

As seis forças políticas solicitaram ainda um novo encontro com o Presidente da República, já com Xanana Gusmão formalmente indigitado, para discutir "o formato do futuro governo".
Xanana Gusmão

Acordo entre Timor e Austrália é exemplo

Xanana Gusmão considera que a conciliação obrigatória entre Timor e Austrália para delimitação das fronteiras marítimas serve de exemplo para resolver disputas noutros locais.
Timor-Leste

Coligação de Xanana integra Partido Democrático

Partido Democrático Timorense vai integrar a coligação liderada pelo partido CNRT, de Xanana Gusmão. Conferência nacional decorre em Díli.
Timor-Leste

Timor. CNRT negoceia Governo com Guterres Lu-Olo

203
O Congresso Nacional da Reconstrução Timorense diz que só aceita negociar qualquer novo executivo se o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, recuar e der posse aos ministros do partido.
Xanana Gusmão

Xanana. Eleições antecipadas são solução justa

Insistindo tratar-se apenas de uma "análise informal" e afirmando que não quer "influenciar ninguém", Xanana Gusmão recorreu-se de um provérbio em português: "Para grandes males, grandes remédios".
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão assume compra de carros a deputados

110
Xanana Gusmão assumiu o ajuste direto na compra de carros a deputados, em 2008, após atentado ao então chefe de Estado. O ex-primeiro-ministro timorense foi ouvido como testemunha da defesa.
Timor-Leste

Timor. Presidente lamenta veto a ida ao Vaticano

O presidente timorense lamentou "profundamente" que a maioria do Governo não autorizasse a sua visita ao Vaticano para um encontro com o papa. Xanana quer que presidente respeite a Constituição.
Timor-Leste

Xanana Gusmão não toma posse esta sexta-feira

Xanana Gusmão não vai tomar posse esta sexta-feira como estava previsto. Em causa está o facto de o Presidente de Timor ter excluído alguns dos membros propostos do executivo.
Timor-Leste

Xanana quer Presidente da nação e não da Fretilin

O líder da coligação AMP, em Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse esperar que o chefe de Estado seja "Presidente da nação e não da Fretilin", quando considerar eventuais vetos políticos.
Timor-Leste

Ex-primeiro ministro timorense reage a Xanana

O ex-primeiro-ministro timorense Rui Maria de Araújo lamentou esta segunda-feira ter sido "desnecessariamente usado" por Xanana Gusmão, quando o escolheu como chefe de Governo em 2015.
Timor-Leste

Timor. Primeiro-ministro aceita debater fronteiras

282
O primeiro-ministro timorense aceita debater as fronteiras marítimas com Xanana Gusmão, mas só depois das legislativas, porque não quer "a fronteira marítima como problema eleitoral".
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão em reunião na ONU a meio da campanha

Xanana Gusmão desloca-se a Nova Iorque na terça-feira para uma reunião da ONU. O líder do partido AMP estará assim ausente do país, num momento em que se faz campanha para as legislativas.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão acusa Austrália e ONU de conluio

O ex-Presidente timorense acusou a Austrália e uma comissão de conciliação da ONU de "conluio" com petrolíferas para tentar que um gasoduto siga para Darwin.
Timor-Leste

Ramos-Horta: Oposição é "absurdo político"

O ex-presidente e atual ministro de Timor-Leste considera a coligação formada pela oposição um "absurdo político". Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak integram a coligação.
Timor-Leste

Timor. Xanana anuncia acordo da oposição

Xanana Gusmão anunciou o acordo da oposição timorense para formar uma Aliança de Maioria Parlamentar. Os três partidos querem ser uma alternativa ao Governo de Mari Alkatiri.
Timor-Leste

Xanana Gusmão quer respeito pela Constituição

Xanana Gusmão e os líderes dos partidos de oposição estiveram em Singapura, marcando o primeiro encontro dos três partidos aliados que querem ser alternativa ao governo.
Timor-Leste

Sem Xanana Gusmão não há diálogo alargado

O primeiro-ministro timorense disse esta quarta-feira que, sem Xanana Gusmão, não há possibilidade de um verdadeiro diálogo político alargado e acusou a oposição de golpe de estado.
Timor-Leste

Timor. Líderes apelam à calma depois de moção

Os líderes políticos de Timor, incluindo o primeiro-ministro, apelaram à calma depois da moção de rejeição ao programa do governo. Esta é a primeira vez que uma moção de rejeição é usada em Timor.
Timor-Leste

Timor. Oposição aprova moção de rejeição

Os três partidos da oposição timorense aprovaram a moção de rejeição contra o programa do governo. A votação atrasou-se porque alguns deputados não queriam que o texto estivesse escrito em português.
Timor-Leste

PM timorense diz que tem apoio da oposição

Mari Alkatiri afirmou no Parlamento Nacional que tem o apoio total do "irmão" Xanana Gusmão. Os três partidos de oposição ainda não decidiram se apresentam ou não uma moção de rejeição.
Timor-Leste

Presidente foi "ansioso", diz oposição timorense

Líderes da oposição parlamentar timorense afirmaram que o Presidente da República se mostrou "ansioso" ao empossar um Governo minoritário, sem dar tempo de se apresentar uma alternativa maioritária.
Timor-Leste

Timor. Reunião com Presidente sem informações

Já terminou a reunião entre o Presidente da República timorense e os líderes dos dois partidos mais votados. À saída, ninguém prestou quaisquer declarações sobre a possível formação de governo.
Timor-Leste

Timor. Presidente reunido com Alkatiri e Xanana

O Presidente timorense está reunido esta segunda-feira com os líderes da Fretilin e do CNRT. Este é primeiro encontro entre Mari Alkatiri e Xanana Gusmão desde as legislativas de 22 de julho.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão escreve música sobre mundo lusófono

O grupo Meninos Cantores do Município da Trofa, de crianças e jovens de várias idades, prepara um trabalho dedicado ao mundo lusófono com letras de vários autores, entre os quais Xanana Gusmão.
Xanana Gusmão

Xanana. Timor-Leste é a "nação mais democrática"

O ex-Presidente e atual ministro Xanana Gusmão apresentou hoje Timor-Leste como um país frágil, com apenas 15 anos, pobre, mas também a "nação mais democrática da região" do sudeste asiático.
Xanana Gusmão

Timor. Xanana desvaloriza número de partidos

Xanana Gusmão disse que a participação democrática não se mede pela quantidade de partidos no Parlamento. Para o líder acima dos interesses dos partidos deve estar o interesse nacional e a segurança.
Xanana Gusmão

Xanana continua a liderar maior partido de Timor

Xanana Gusmão mantém-se na presidência do Congresso Nacional da Reconstrucao Timorense, não tendo havido qualquer desafio à sua liderança, e Francisco Kalbuadi foi eleito secretário-geral.
Xanana Gusmão

ONG. Carta de Xanana é interferência política

A Justice System Monitoring Program considera que a carta aberta em que Xanana Gusmão defende duas ex-ministras condenadas pelo Tribunal de Díli é uma interferência política no sistema judicial.
Timor-Leste

Xanana defende ex-ministra timorense condenada

O líder timorense Xanana Gusmão defende a inocência de Emília Pires, ex-ministra condenada em Díli, e critica o sistema judicial do país, acusando ainda agentes judiciais de corrupção.
Timor-Leste

Sondagem. Xanana considerado melhor líder político

Xanana Gusmão é considerado o melhor líder político de Timor-Leste por 56% à frente do presidente da Fretilin e do Presidente, Taur Matan Ruak (6%), revela sondagem.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão acusa Austrália de "bullying"

Xanana Gusmão pretende travar a Austrália de conseguir um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU. O político timorense critica as políticas fronteiriças vindas de Camberra.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão reuniu-se com Ban Ki-moon

509
O ex-presidente timorense reuniu com o secretário-geral das Nações Unidas. A reunião teve como tema a discussão da divisão das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália.
Timor-Leste

Xanana devolveu medalha que recebeu de Timor

O ex-primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão devolveu a condecoração com que foi agraciado a 20 de maio de 2015, descontente com os comentários que este proferiu na quinta-feira no Parlamento.
Xanana Gusmão

Xanana não é corrupto, mas "tolera corruptos"

O ex-primeiro-ministro Xanana Gusmão "não é corrupto" mas "tolera os corruptos", permitindo que uma grande parte dos membros do Governo "se governem" em vez de trabalhar, afirmou Carrascalão.
Timor-Leste

Xanana premiado pela Organização Mundial de Saúde

O ex-presidente timorense Xanana Gusmão foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde com o Prémio de Excelência em Saúde Pública pelos esforços que liderou em Timor-Leste.
Xanana Gusmão

Xanana:Democracia não é cura para todas as doencas

A democracia não é cura para todas as doenças do Estado e não se deve limitar a um "jogo de eleições". Deve servir para discutir os problemas da nação e encontrar soluções, disse Xanana Gusmão.
Timor-Leste

Xanana apresentou a demissão e sai do Governo

Xanana Gusmão demitiu-se hoje do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, numa carta endereçada ao Presidente da República, Taur Matan Ruak, a que a agência Lusa teve acesso.
Timor-Leste

Timor: Xanana quer consolidar autonomia do país

Xanana Gusmão, afirmou que a defesa da soberania implica consolidar a autonomia e o funcionamento responsável de todas as instituições do Estado para garantir a "proteção do bem comum".
Mundo

Xanana Gusmão entrega documentos no Tribunal

Primeiro-ministro de Timor-Leste foi ao Tribunal Distrital de Díli entregar documentos relativos a processos que ainda estão em fase de inquérito no Ministério Público timorense.
Timor-Leste

Xanana Gusmão: "Não é nada contra Portugal"

313
Na origem da decisão de expulsar 50 funcionários internacionais estão as derrotas judicias contra petrolíferas. "Não aceito [perder] por irregularidades, negligência e talvez diga má-fé", acusou.
Timor-Leste

Portugueses estavam a investigar oito ministros

2681
Os cinco juízes, dois procuradores e um oficial da PSP expulsos de Timor Leste estavam ligados à investigação de vários membros do Governo de Xanana Gusmão devido a acusações de corrupção.
Timor-Leste

MNE: "Preferimos pessoas com mais capacidades"

314
José Luís Guterres afasta a hipótese de a ordem de expulsão dos magistrados portugueses estar relacionada com as investigações judiciais a governantes timorenses.
Prémios e Galardões

Xanana Gusmão vai ser condecorado na Indonésia

O primeiro-ministro de Timor-Leste vai ser condecorado com a mais alta Medalha de Honra da Indonésia, que será entregue a Xanana Gusmão pelo seu papel como Pai Fundador de Timor.
A página está a demorar muito tempo.