816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexei Navalny

Guerra na Ucrânia

Navalny homenageado junto a embaixada em Lisboa

"A mensagem que Navalny deixou é agora a nossa", afirmaram os russos reunidos em frente à embaixada russa em Lisboa, num memorial ao opositor político de Putin que faria 48 anos esta terça-feira.
Guerra na Ucrânia

Navalny homenageado em Lisboa no dia 4 de junho

Os ativistas, que se vão concentrar no Memorial a Navalny, na Rua Visconde de Santarém, em Lisboa, pretendem utilizar máscaras com o retrato do opositor russo e marchar rumo à Praça dos Restauradores.
Guerra na Ucrânia

Viúva de Navalny recebe prémio da Deutsche Welle 

Um prémio atribuído pela "coragem, convicção e força inabaláveis" de Yulia Naválnaya, ao ter apoiado o marido desde o início do seu trabalho político na luta pela liberdade de imprensa e de expressão.
Guerra na Ucrânia

EUA: Putin não terá ordenado morte de Navalny

Segundo o Wall Street Journal, serviços secretos dos EUA acreditam que provavelmente Putin não mandou matar diretamente Navalny, ainda que continuem a culpar Presidente russo pela morte do dissidente.
Alexei Navalny

Padre que fez cerimónia de Navalny suspenso

O padre Dmitry Safronov, que organizou uma cerimónia fúnebre junto à sepultura de Navalny, foi despromovido a leitor de salmos e impedido de vestir batina durante três anos.
Guerra na Ucrânia

Livro de Navalny vai ser publicado em outubro

O livro de memórias do principal opositor russo vai ser publicado em outubro. Navalny, que morreu em fevereiro, escreveu-o na prisão.
Noticiário

2h. Navalny vai receber Dresden da Paz

O líder da oposição russa vai receber a título póstumo o Prémio Dresden da Paz. Vai ser entregue em cerimónia marcada para maio à viúva Yulia Navalnaya.
Fact Check

Yulia Navalnaya "lucra" com morte do marido?

Publicação nas redes sociais, baseado em alegado áudio da mãe de Alexei Navalny, indica que a viúva do opositor já foi "vista com homens" e ficou com "todos os bens" do opositor de Putin. É verdade?
Guerra na Ucrânia

Justiça arquiva denúncia da mãe de Navalny 

Mãe de Navalny apresentou queixa contra as autoridades prisionais defendendo que as mesmas impediram o tratamento médico na prisão ao seu filho. Contudo, a denúncia não seguiu em frente.
Noticiário

9h. UE quer sanções pela morte de Navalny

A reunião acontece em Bruxelas um dia depois de Putin ganhar as eleições na Rússia de forma esmagadora. Ainda neste jornal, Israel deve propor tréguas de seis semanas em Gaza em troca de 40 reféns.
Alexei Navalny

Putin: Navalny ia entrar em troca de prisioneiros

"Só havia uma condição: que o trocássemos e que ele não voltasse", disse o Presidente russo relativamente à prisão de Navalny, referindo pela primeira vez o seu nome desde a sua morte.
Noticiário

13h. Memorial de Navalny perto da Embaixada

259 eleitores russos já votaram em Portugal. Reportagem em direto neste jornal. E ainda, Benjamin Netanyahu acusa países aliados de Israel de terem uma "memória curta".
Noticiário

12h. Viúva de Navalny junta-se a protesto

Opositores ao Kremlin pedem uma afluência massiva às urnas, contra a reeleição de Vladimir Putin. Neste jornal, reportagem em direto da embaixada russa em Lisboa.
Rússia

Começam as eleições russas; Putin sem opositor 

Um mês depois da morte de Navalny, a Rússia vai a eleições. À falta de oposição real, a re-eleição de Putin é garantida, mas muitos russos vêm a votação como via para demonstrar descontentamento.
Guerra na Ucrânia

Rússia associa imagem de Navalny a extremismo

No norte da Rússia, uma mulher foi condenada pela exibição pública de uma fotografia de Navalny. Tribunais alegam que a imagem e mesmo o apelido do opositor constituem um "símbolo extremista".
Alexei Navalny

Navalny. Concentração junto à embaixada russa

Associação russa organizou concentração, onde foram distribuídas flores e velas e se homenageou aquele que era "uma figura importante", "um símbolo" e "uma inspiração" para a luta contra Putin.
Rússia

Navalny. O funeral que o Kremlin mais temia

Kremlin queria evitar um "adeus" como o de Sakharov. Mas, apesar da presença policial, milhares saíram às ruas para se despedirem de Navalny e fazerem críticas ao regime e à guerra.
Noticiário

15h. Líder do PS ataca Luís Montenegro

Os partidos da esquerda não têm poupado críticas à Aliança Democrática. Ainda neste jornal, em Moscovo, terminaram as cerimónias fúnebres de Navalny.
Alexei Navalny

Funeral de Navalny previsto para esta sexta-feira

Apesar dos pedidos para uma despedida pública terem sido recusados e 400 pessoas presas, a equipa de Navalny apelou aos apoiantes do opositor russo para irem ao funeral. Em Lisboa haverá concentração.
Guerra na Ucrânia

Funerária terá recusado transportar Navalny

A equipa do opositor de Putin garantiu que funcionários da funerária informaram que "nenhum carro funerário" levaria o corpo de Navalny para a igreja, onde esta sexta-feira se realiza o funeral.
Guerra na Ucrânia

Viúva de ex-espião não quer eleições reconhecidas

"Não reconheçam esta eleição. Não chamem a Vladimir Putin o novo presidente eleito", defendeu a viúva, utilizando o exemplo Lukashenko, não reconhecido pelo Ocidente como Presidente da Bielorrússia.
Guerra na Ucrânia

Funeral de Navalny é esta sexta-feira em Moscovo

O funeral do opositor russo Alexei Navalny está marcado para sexta-feira, 1 de março, na igreja do Ícone da Mãe de Deus, em Moscovo. Viúva diz que cerimónia pode não ser pacífica.
Noticiário

13h.Reações dos partidos ao incidente a Montenegro

Vários líderes partidários já comentaram o ataque dos ativistas climáticos que atingiram Montenegro com tinta verde. Ainda neste jornal, viúva de Navalny promete que vai continuar o legado do marido.
Guerra na Ucrânia

Navalnaya pede à UE ação contra apoiantes de Putin

A viúva do opositor russo Alexei Navalny acusou no Parlamento Europeu Vladimir Putin de controlar uma “organização criminosa” e exigiu da União Europeia mais do que “declarações de preocupação”.
Noticiário

15h.Líderes seguem para segundo dia de campanha

Depois do debate das rádios, os líderes partidários seguem a agenda do segundo dia de campanha. Na Rússia, Navalny iria ser libertado perto da data em que morreu na prisão.
Guerra na Ucrânia

Navalny morreu antes de troca de prisioneiros

Fundação Anti-Corrupção, organização criada por Navalny, diz que opositor russo ia ser libertado numa troca de prisioneiros, num processo mediado por Roman Abramovich.
Fact Check

Navalny morreu de efeitos da vacina Covid?

Publicações nas redes sociais dizem que o opositor ao regime de Vladimir Putin morreu porque tomou a vacina contra a Covid-19. Certidão de óbito fala em causas naturais, família fala em envenenamento.
Guerra na Ucrânia

Corpo de Navalny foi entregue à mãe

A porta-voz de Alexei Navalny fez a revelação na rede social X e agradeceu a todos os que, assim como a família, pediram a libertação do corpo. Quanto ao funeral, afirma ainda não saber como será.
Guerra na Ucrânia

Rússia faz ultimato à mãe de Navalny sobre funeral

Lyudmila Navalnaya recusou-se a negociar entre funeral secreto ou enterro na colónia penal e exige que a lei russa seja cumprida e que o corpo de Navalny seja entregue à família.
Guerra na Ucrânia

Navalny: Rússia quer enterro secreto, diz mãe

Lyudmila Navalnaya acusa as autoridades russas de querem enterrar Navalny sem cerimónias fúnebres, de forma secreta. Certidão de óbito diz que morte ocorreu por causas naturais.
Rússia

CM Lisboa lembra Navalny como "herói"

No voto de pesar, a câmara exige à Federação Russa, através da sua embaixada em Portugal, que seja atendido o pedido divulgado pela mulher, Yulia Navalnaya, de entrega do corpo de Navalny à família.
Alexei Navalny

Yulia Navalnaya estará no Parlamento Europeu

A viúva de Navalny irá discursar perante os eurodeputados. A ação segue-se à sua participação, na segunda-feira em Bruxelas, no Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
Rússia

Yulia Navalnaya. Nova líder relutante da oposição

A mulher de Alexei Navalny sempre deixou claro que não tinha ambições políticas. Mas a morte do marido obrigou Yulia a assumir o papel de nova líder da oposição russa. "Tudo depende dela", dizem.
Guerra na Ucrânia

Livros e cartas: os últimos meses de Navalny

Muitos livros, uma intensa troca de correspondência com amigos e conhecidos e até um certo apreço pelo ator de Hollywood Matthew Perry. O New York Times traça o retrato dos últimos meses de Navalny.
Alexei Navalny

Navalny. Murro no coração depois de horas ao frio?

Ativista russo expõe operação especial do Kremlin para matar Navalny. Método será "marca registada do KGB": opositor esteve horas ao frio intenso e levou murro no coração. Câmaras foram desligadas.
Guerra na Ucrânia

Governo convoca embaixador russo em Lisboa

Em comunicado, o MNE afirma que convocou o embaixador da Rússia "para prestar esclarecimentos no seguimento da morte de Alexei Navalny, um dos principais opositores políticos de Vladimir Putin".
Rússia

Kremlin rejeita acusações da viúva de Navalny

O porta-voz do Kremlin disse que Putin não viu a mensagem divulgada pela viúva do opositor político. Peskov referiu também que a Rússia rejeita as exigências de uma investigação vindas da UE.
G20

Blinken no Brasil com olhos no G20, Gaza e Rússia

Blinken irá reunir-se com Lula, depois do Presidente brasileiro ter sido considerado "persona non grata" por Israel. Marcará presença na reunião do G20 ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
Alexei Navalny

O Navalny vale pouco

Imagino que tenha sido uma daquelas caminhadas em que a pessoa fica mesmo maltratada. Se calhar, Navalny foi dar um passeio com sapatos novos.
Rússia

França e Noruega convocam embaixadores russos

O MNE francês disse que o regime de Putin "voltou a mostrar a sua verdadeira natureza." O homólogo norueguês refere que o país vai exprimir o seu ponto de vista face à responsabilidade russa.
Rússia

MNE compara morte de Navalny à de Humberto Delgado

João Gomes Cravinho defendeu que "Navalny morre porque o regime que Putin criou levou à sua morte, da mesma maneira que Humberto Delgado morre por causa do regime liderado por Salazar em Portugal".
Rússia

UE exige investigação à morte de Navalny

União Europeia defende que "a Rússia deve permitir uma investigação internacional" sobre as circunstâncias da morte de Navalny, garantindo que "não poupará esforços" para apurar responsabilidades.
Alexei Navalny

O que se sabe (e não sabe) sobre morte de Navalny

Dia e hora da morte do ativista russo são conhecidas, bem como o local onde se encontrava, uma prisão de alta segurança no Ártico. Até agora não há corpo nem autópsia que apontem a causa do sucedido.
Rússia

Kremlin: investigação sobre Navalny está em curso

Pessoas próximas de Alexei Navalny, que não tiveram acesso ao seu corpo, acusaram as autoridades russas de terem matado o opositor e de tentarem encobrir os seus rastos.
Rússia

Mulher de Navalny: "Vou continuar o trabalho"

Yulia Navalnaya diz que vai trabalhar para "construir uma Rússia livre". A viúva de Navalny acusa o Kremlin de esconder o corpo do marido para ocultar que foi morto com Novichok.
Noticiário

10h. Geringonça? PCP "só pode estar satisfeito"

PCP guarda boas lembranças da geringonça, mas mostra cautela em repetir a fórmula. A entrevista de Paulo Raimundo. E ainda, família de Navalny com acesso negado ao corpo e a solidariedade europeia.
Noticiário

8h. Mãe de Navalny impedida de entrar na morgue

Os familiares e advogados de Alexei Navalny foram novamente impedidos de ter acesso ao corpo do principal opositor russo. Ainda neste jornal, Israel quer que reféns sejam libertados até ao Ramadão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos