Segundo João Pedro Matos Fernandes, "não vai ser depositado nem um metro cúbico de resíduos ou de sedimentos" retirados do Tejo "em nenhuma área protegida".
Daqui a alguns anos poderá existir mais plástico no mar do que peixes. Este é um alerta da Quercus, que desafia os portugueses a não usarem sacos de plástico durante 40 dias.
A associação ambientalista Quercus afirmou que é preciso lembrar aos portugueses que as pilhas podem ser recicladas, indicando que se recolhem poucas pilhas em Portugal.
Quercus considerou hoje que a aposta no setor fotovoltaico, que tem crescido muito lentamente, tem de passar pela produção descentralizada de energia, aproveitando as infraestruturas já existentes.
Pelo menos quatro tipos de resíduos perigosos diferentes estão a ser depositados no lixo. O alerta vem da Quercus que avisa que alerta para o perigo destes resíduos em aterros ou incineradoras.
A prevenção de incêndios florestais custaria por ano 165 milhões de euros, quando os prejuízos resultantes dos fogos causam um prejuízo de mil milhões, seis vezes mais.
A Quercus alertou que os viveiros produzem eucaliptos para plantações ilegais. A associação diz que se produzem cerca de 30 milhões de eucaliptos certificados por ano.
A Quercus quer aumentar para 25% a meta de utilização de reciclados na construção. A associação ambientalista propõe ainda outras propostas de forma a que seja possível diminuir o impacto ambiental.
A Quercus identificou este ano 396 praias que apresentam águas com qualidade excelente, mais 14 do que em 2016, sendo Albufeira o concelho com maior número, seguido de Vila Nova de Gaia.
A associação ambientalista Quercus alertou esta quart-feira para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.
A Quercus alertou para o alastramento da vespa asiática para as cidades, incluindo Porto, situação que considera descontrolada e que causa um prejuízo anual de cinco milhões de euros ao país.
Uma petição europeia lançada pede aos governos que protejam a saúde dos cidadãos e o meio ambiente adotando um documento europeu sobre as normas ambientais e impondo limites rígidos à poluição tóxica do carvão.
A Quercus saudou a proposta da Comissão Europeia para restringir a utilização de alguns inseticidas prejudiciais para as abelhas e apelou para o apoio do Governo português a esta posição, protegendo o ambiente, a apicultura e a saúde.
A organização ambientalista Quercus alertou esta sexta-feira para a presença de árvores invasoras, as acácias australianas, que ameaçam as espécies autóctones do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A Quercus defendeu que o Governo português deve remeter imediatamente para Bruxelas o assunto da construção do aterro de resíduos nucleares na central de Almaraz.
Organização não governamental portuguesa está na COP22, que se realiza quatro dias depois de Acordo de Paris contra as alterações climáticas ter entrado em vigor. Objetivo é um número: 1,5ºC.
A Quercus entregou uma petição com mais de 5 mil assinaturas para travar a caça na serra da Malcata. A associação argumenta que não se conhece até à data nenhum estudo sobre as espécies lá residentes.
A Quercus considerou "inadmissível" a decisão tomada pelo Conselho de Segurança Nuclear espanhol ao dar parecer favorável à construção de um armazém para resíduos nucleares em Almaraz.
A Quercus afirma que a culpa é da fábrica que produziu as peças. As peças provenientes da forja defeituosa foram usadas para fabricar seis geradores de vapor.
No apoio à campanha eleitoral são utilizados materiais de natureza diversa, desde papel a plástico, "que acabam por permanecer nos locais onde foram colocados por um período alargado de tempo".
O decreto-lei com os princípios da proteção do lobo ibérico, espécie com estatuto de conservação desfavorável, foi publicado na quinta-feira em Diário da República e entra em vigor a 1 de janeiro.
A Quercus assinala este domingo o Dia Mundial da Biodiversidade com um alerta para as consequências do aquecimento global em países como Portugal que são mais suscetíveis a este fenómeno.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou que o festival vai voltar à Praia do Cabedelo, mas não se conforma. E avisa: irá imputar os prejuízos a "todos aqueles que torpedearam" o evento.
A Quercus reforçou a necessidade de promover a recolha de veículos e equipamentos eletrónicos em fim de vida. A Quercus afirma que o Estado deve "dar uma resposta urgente" a várias questões.
A Quercus questionou hoje qual o destino dado pela Lipor às cinzas da sua central de incineração que diz serem perigosas e que devem ser enviadas para tratamento em unidades especializadas.
Quercus exigiu novo Estudo de Impacto Ambiental para as barragens do Tâmega ainda não construídas, assinalando que os projetos de construção estão em "violação flagrante" de diretivas europeias.
A Quercus associou-se à FNAPF para alertarem sobre os perigos que a floresta portuguesa enfrenta. O aviso foi emitido no dia Internacional das Florestas, que se comemora esta segunda-feira.
"Não adianta nada eu chegar à conclusão de que morreram 10 mil aves", diz ao Observador a Quercus, sobre o despacho do Ministério do Ambiente que prevê a minimização do impacto do barulho do festival.
Nasceu uma nova associação de defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, presidida por Francisco Ferreira, que já liderou a Quercus. Ideia é apostar na sensibilização dos cidadãos.
Depois de a Comissão Europeia não ter respondido às queixas da Quercus relativamente aos incineradores nos Açores, a organização ambiental apresenta queixa contra a instituição europeia.
A Quercus queixa-se que a nova localização do festival, ao lado da Reserva do Estuário do Douro, põe em risco a vida das aves, mas a Câmara de Gaia desmente. O Governo vai analisar os riscos.
Arco do Triunfo e Torre Eiffel são palco de manifestações contra os resultados da cimeira do clima. Quercus reage à proposta de acordo: aplaude mas pede mais. Portugal tem de rever política energética
A redução do número de jovens em ações de voluntariado na conservação da natureza preocupa novo presidente da Quercus. João Branco quer "tentar inverter essa tendência".
O Metro de Lisboa veio dizer que o estudo da Quercus sobre o ruído nas carruagens não tem metodologia adequada. O estudo denuncia que os utentes do metro podem estar em perigo.
"O glifosato é utilizado em todo o mundo na agricultura industrial. Em Portugal a utilização do glifosato é massiva na cultura da vinha", explica a Quercus de Vila Real. Mas pode provocar cancro.
O concurso de fotografia de natureza lançado pela Quercus e BMW i distinguiu 100 concorrentes. Conheça aqui as fotografias vencedoras de cada categoria.
Nas duas semanas de debate houve progressos, mas as várias organizações ambientais, entre as quais a Quercus, concluem que os resultados da conferência do clima foram insuficientes.
A Quercus denunciou a falta de controlo de subprodutos de origem animal, que podem ser integrados nas rações animais e entrar na alimentação humana, com riscos para a saúde pública.
A Quercus denunciou junto da Comissão Europeia acerca da identificação nos imóveis do Estado do amianto, substância usada na construção e proibida por ser cancerígena.
A Quercus está genericamente satisfeita com propostas apresentadas ontem ao Governo sobre economia verde, mas diz que é preciso "avaliar" impacto no IRC e IRS. ACP é mais crítica.
A época balnear está oficialmente aberta, mas o clima ainda não é o ideal. Com os prémios atribuídos pela Quercus e Associação Bandeira Azul é mais fácil escolher as melhores praias.
Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.