O Dubai é tido como um dos El Dorados do planeta. Não é assim tão raro ouvirmos histórias de pessoas que decidiram tentar a sorte nos Emirados Árabes Unidos, com promessas ou esperança de uma vida melhor. Já os relatos de que existem carros de luxo em barda são banais. A notícia aqui é que tem acontecido um fenómeno nos últimos anos capaz de dar um nó no estômago aos apaixonados aos carros topo de gama.

Por cá estamos habituados a ver esquecidas viaturas com muitos anos de vida, que mais parecem autênticas carcaças. No Dubai a realidade é um bocado diferente: cada vez mais são vistos abandonados carros de luxo como Ferraris, Porsches, BMW e Mercedes. A Top Gear até publicou a fotografia de um Ferrari Enzo abandonado no Dubai, com a frase “prepare-se para chorar”. O carro pertencia a uma edição especial da famosa marca, pelo que estava avaliado em mais de um milhão de euros.

A crise financeira explica este fenómeno. Não só porque os donos dos carros começam a ter dificuldades em pagar as suas contas, mas porque uma divida ou até o esquecimento de um simples pagamento dá direito a prisão, o que leva à fuga do país por parte de locais e estrangeiros.

Recorrente é, segundos alguns artigos sobre o tema, ver os carros de luxo no aeroporto ainda com as chaves na ignição. Segundo a Business Insider, assim que há suspeita de um veículo estar abandonado, os inspetores do Governo enviam uma notificação. Se o dono do carro não responder em 15 dias, a viatura será levada para uma espécie de sucata da polícia, onde pode ser levantada em troca de uma pequena taxa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR