“Estamos satisfeitos com a ‘perfomance’ em termos de assistência clínica, que aumentou e melhorou”, disse Paulo Macedo, no final de uma visita de trabalho ao Hospital de Braga.

O ministro sublinhou que atualmente há mais 30 por cento de primeiras consultas do que antes de a parceria ser estabelecida e que o número de cirurgias aumentou 50 por cento. “E, por outro lado, os índices de satisfação, medidos mensalmente, também são bons”, disse ainda, para enfatizar que aquele hospital tem uma capacidade de resposta “sem dúvida melhor do que a que existia anteriormente”.

No entanto, adiantou que ainda “há muita coisa que o hospital tem de melhorar”. “Temos sempre a preocupação em termos de acesso (listas de espera, primeiras consultas) e temos sempre de ter em atenção a qualidade clínica em termos globais, porque em termos de produção, ela existe, tem números significativos, está a decorrer de forma assinalável”, afirmou. Ressalvou que, no Hospital de Braga, apesar de “questões pontuais que vão sendo resolvidas”, aquela qualidade clínica “existe”.

Em relação ao contrato estabelecido entre a administração do Hospital de Braga e o Estado, Paulo Macedo disse que “está a ser cumprido”. Lembrou que quando não é cumprido, “há penalidades, como tem acontecido”, mas acrescentou que o cumprimento do contrato tem vindo progressivamente “a ser maior”.

“É natural que no início houvesse alguns incumprimentos e é natural que esses hoje sejam mínimos e tendam a inexistir. É essa a evolução que esperamos”, salientou. Como exemplo do progressivo cumprimento do contrato, o ministro apontou a abertura, em abril, da unidade de nefrologia (hemodiálise).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR