O Comissário do Desenvolvimento, Johannes Hahn, apresentou esta quarta-feira os vencedores do prémio de fotografia “A Europa na minha região” e o primeiro lugar foi para uma fotografia sobre Portugal, mais especificamente sobre a nova marina de Ponta Delgada construída com financiamento dos fundos de coesão. É da autoria de uma de uma romena que atualmente vive nos Açores e, segundo a autora, representa a paixão que sente pelo arquipélago.

“A fotografia vencedora é de Ponta Delgada, uma zona remota da Europa, tirada por uma pessoa que não nasceu lá, mas que mostra também as oportunidades da mobilidade na União”, disse Hahn ao comentar a fotografia. A autoria é de Adela Nistora, uma romena de 29 anos que está a estagiar nos Açores e considera que “a construção da nova marina revitalizou toda a ilha”. A receber o prémio em Bruxelas esteve a irmã, Claudia Kubik, já que Adela ainda está nos Açores.

A fotografia mostra um casal a beijar-se em cima do edifício. Claudia disse ao Observador que este momento representa a paixão que a irmã sente por esta região portuguesa. O comissário brincou dizendo que um dos namorados vinha da América e outro da Europa, mostrando o ponto de convergência que os Açores representam no Atlântico. No segundo lugar ficou uma fotografia da autoria de Ieva Viksne, tirada em Riga na Letónia – de onde é natural – e Kristina Griguole que fotografou o progresso da informação em Vilnius, Lituânia, de onde também é natural.

No total foram submetidas mais de 1.000 fotografias a este concurso e os vencedores foram escolhidos por mais de 40 mil votos online. O país que enviou mais fotografias para este concurso foi a Roménia e os resultados foram divulgados simbolicamente durante os Open Days 2014, que juntam em Bruxelas cerca de 6 mil pessoas para pensar o futuro dos fundos europeus e das regiões dos 28.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR