O líder norte-coreano mudou de estilo. Kim Jong-un foi um rapaz como tantos outros, e até tinha o cabelo normal. O excesso de peso também ainda não morava para aqueles lados. Depois cresceu a responsabilidade e, porventura, o ego. O cabelo mudou drasticamente em 2010, quando agarrou as rédeas da Coreia do Norte e aproveitou para se inspirar no penteado do avô, Kim Il-sung. É aquele já tradicional, em que o cabelo é rapado de lado e com uma espécie de duas poupas.
Depois, as poupas foram perdendo vigor, por opção, certamente. E ganhou dois estilos: um com o cabelo a tapar um hemisfério da testa (não como John Travolta no Grease, mas cool); e outro em que fez lembrar os piores tempos de Paulo Bento, com o risco ao meio. Quando se julgava ser difícil inovar ainda mais, Kim Jong-un volta a surpreender…
O cabelo voltou a ser puxado para trás, com uma senhora sustentabilidade. O cabelo já não está rapado como antes. O El Mundo diz que mudou pouco, na verdade, mas considera que ficou mais agressivo, comparando-o a um trapézio. Mas há algo de ambicioso no novo look, algo que os homens não fazem ou, quem sabe, receiam fazer: dar um jeitinho nas sobrancelhas. Estão mais curtas.
A Vox, no seu estilo gingão-vamos-lá-brincar-com-isto, elaborou uma lista com “muitas, muitas perguntas” sobre o novo penteado do líder norte-coreano. Algumas valem a pena reproduzir:
– “Que tipo de instruções deu Kim Jong-un ao seu barbeiro para resultar neste estilo?”
– “Terá sido ‘Olá, sabe o que são trapézios?'”
– “Pode o novo penteado de Kim Jong-un colocar Seul na mira?”
– “Estará o penteado de Kim Jong-un disposto a negociar com boa-fé?”
– “Por que razão o penteado não acredita, de uma vez por todas, que tem potencial?”
– “Por que está o penteado tão zangado subitamente?”
– “Oh deus, o que está o penteado a fazer?”
– “Mais alguém está a ver isto?”
– “Oh não, isso é…?”
– “Help?”