Decoração

8 dicas para criar um bom ambiente de trabalho em casa

374

Secretárias, caixas, cadeirões, candeeiros. No sítio certo, podem tornar a tarefa de trabalhar em casa confortável e estimulante. Duas decoradoras de interiores explicaram ao Observador como.

Ter tudo arrumado, mas à mão, é meio caminho andado para um bom rendimento

BoConcept

Autor
  • Raquel Salgueira Póvoas

Há quem trabalhe a partir de casa e há quem leve trabalho para casa quando sai do escritório. Em ambas as situações, é preciso lutar contra as distrações domésticas e apostar num ambiente que seja o combustível ideal para a produção.

Ao Observador, Lisete Reis e Ana Pacheco, decoradoras de interiores da White Glam e da BoConcept, respetivamente, deram oito dicas para que as canetas, os cadernos e as folhas em branco delimitem de forma equilibrada e criativa o espaço de trabalho.

1. Leve a luz da rua para dentro de casa

Lisete Reis explica que a luz natural é bastante importante neste ambiente, isto porque a iluminação “ajuda a acordar e a manter o espírito fresco, alinhado com o tempo, as horas e o rebuliço do mundo lá fora”. Se não tiver janelas de dimensões generosas — e porque muitas vezes também é necessário trabalhar à noite –, a decoradora informa que devemos apostar também na luz artificial: “em vez do típico candeeiro de secretária, opte por um candeeiro impactante, de larga escala. Afinal, é um escritório, mas não tem de ser um escritório com ar de escritório.”

bo concept luz

© BoConcept

2. Integre a zona de trabalho no resto da casa

A zona de trabalho não precisa de estar limitada ao tradicional escritório, isolada de tudo o resto. Hoje em dia, como conta Ana Pacheco, “o que o cliente quer é um espaço que dê para trabalhar e ao mesmo tempo [esteja integrado] no ambiente familiar”. Por isso, os móveis escolhidos para o escritório caseiro devem ser pensados para estar em harmonia com o canto onde se vão inserir: na sala, no quarto ou até numa varanda. Já agora, escolha uma localização onde geralmente gosta de estar.

Bo Concept secretária sala

© BoConcept

3. Veja onde põe a secretária (e que secretária escolhe)

Uma boa base de trabalho faz toda a diferença, e é por essa razão que existem diferentes tipos de secretária adaptáveis às necessidades de cada um. Vestindo a camisola, Ana Pacheco sugere a secretária Cupertino da BoConcept, “uma mesa que engloba tudo o que precisa, e ainda tem a opção de ter um sistema de som integrado com altifalantes para bluetooth e compartimentos de arrumação que também podem ser utilizados para esconder os cabos e acessórios. ” Para quem tem o escritório no quarto, Lisete Reis deixa esta dica: “deve evitar posicionar a secretária no alinhamento visual da cama. Longe da vista, longe da tentação.”

4. Tenha em conta as cores

É importante estimular a criatividade e manter a concentração. Para esse efeito, a decoradora da White Glam sugere uma escolha cuidadosa das cores: “Uma boa opção será uma base neutra — paredes e móveis brancos, por exemplo –, e depois apontamentos de cor. Nesse sentido, o amarelo é considerado uma cor criativa e o verde, como provoca alguma inércia, é desaconselhado. Depois, dentro de cada cor há uma imensidão de variantes e tons.”

favarojr cores

© @favarojr/Flickr

5. Mesmo dentro de casa, não se esqueça do jardim

No mesmo sentido de levar a luz da rua para casa, Lisete Reis propõe que se levem as plantas. Podem ser pequenas como um bonsai ou grandes como uma palmeira de interior, “importante é que esteja ali um bocadinho daquela vida que não vamos ver nos jardins de rua, porque estamos sempre em casa”.

plantas em casa

© Wicker Paradise/Flickr

6. Veja onde se senta (e onde põe os pés)

As longas horas passadas a trabalhar exigem conforto. Ou seja, as cadeiras da cozinha não são opção. Contudo, não é obrigatório optar por uma cadeira de escritório tradicional. “Para dar um ar mais ‘decorado’, devemos escolher por exemplo uma cadeira estofada, num tecido apelativo e resistente. Normalmente nos escritórios empresariais não há tapetes, mas em casa isso é permitido e recomendado. Sobretudo para quem se arrasta quase de pijama e descalço para o escritório”, diz Lisete. A decoradora da BoConcept acrescenta que a escolha deve passar por uma cadeira diferente ou com uma cor atrativa, que facilmente sirva de assento extra para a mesa de jantar.

cadeiras Bo concept 7

© BoConcept

7. Rodeie-se de frases inspiradoras

Nos momentos de pausa, de reflexão ou busca de inspiração, ler frases motivadoras ajuda. Por isso, são também uma boa aposta.

frases inspiradoras

© Wicker Paradise/Flickr

8. Tenha cada coisa no seu lugar

A arrumação é importante. Nesse sentido, recomenda-se que “use e abuse de caixas, cestos e arquivadores, já que permitem que esteja tudo escondido e organizado”. Outra ideia sugerida por Lisete Reis é a de “fazer um quadro — por exemplo de cortiça e forrado num tecido bonito — para afixar notas, lembretes e organizar tarefas”.

Bo concept 5

© BoConcept

Depois das dicas, resta-nos desejar boas arrumações… e bom trabalho.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site