Ana Pimentel foi a vencedora do Prémio de Jornalismo Económico da Universidade Nova de Lisboa e do Santander Totta na categoria “Mercados Financeiros”. A jornalista do Observador foi distinguida pelo trabalho Engenheiros, matemáticos, físicos. O dinheiro também está nas mãos deles.

“Engenheiros, matemáticos, físicos. O dinheiro também está nas mãos deles” conta as histórias de quatro homens do investimento com percursos profissionais improváveis. Percursos que começam na engenharia, matemática, física ou direito, passam por instituições como a Escola Naval e vingam nas salas de mercados. São histórias que mostram que na hora de fazer mexer o dinheiro, a disciplina, o rigor e as competências de liderança também entram nas contas.

Na categoria de “Gestão de Empresas e Negócios”, o grande vencedor foi Pedro Santos Guerreiro, do Expresso, com o trabalho “A Queda de um Santo”. O jornalista foi também distinguido com o “Grande Prémio”. Na área de Economia e Sustentabilidade”, as vencedoras foram Alexandra Machado e Elisabete Miranda, do Jornal de Negócios, com “Empresas que criam filhos”.

_PAF1042

Os vencedores da edição deste ano do Prémio de Jornalismo Económico

O Prémio de Jornalismo Económico é uma iniciativa conjunta da Universidade Nova de Lisboa e do Banco Santander Totta. Criado em 2009, visa promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo anualmente os melhores trabalhos nas categorias de “Gestão de Empresas e Negócios”, “Mercados Financeiros” e “Economia e Sustentabilidade”.

O melhor trabalho concorrente às três áreas recebe o “Grande Prémio”, com um valor pecuniário de dez mil euros. Os restantes prémios, correspondentes às três categorias, têm um valor de cinco mil euros cada. A avaliar a edição deste ano do Prémio de Jornalismo Económico, estiveram João Costa, José Rodrigues dos Santos, José Albuquerque Tavares, Paulo Pinho, Sérgio Figueiredo, Francisco Sarsfield Cabral e Conceição Zagal.

Na última edição, os vencedores do “Grande Prémio” foram Maria João Gago, Maria João Babo, Celso Filipe e Pedro Santos Guerreiro, do Jornal de Negócios, com o artigo “Ricciardi falha destituição de Salgado”. Marta Marques Silva, do Diário Económico, foi distinguida pelo trabalho “O que a elite da banca mundial aprendeu com a crise” e João Silvestre e Jorge Nascimento, do Expresso, pela publicação de “O poder dos bancos centrais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR