Como acabar com o problema dos sem-abrigo na região central de Londres? O arquiteto britânico James Furzer parece ter arranjado uma solução. Com 26 anos, projetou as “Homes for the Homeless” (“Casas para os Sem-Abrigo”): pequenas cápsulas de madeira de baixo custo, que podem ser anexadas a edifícios existentes ficando suspensas do chão. O design já lhe valeu o primeiro prémio – no valor de 5.000 euros – da sexta edição do concurso anual “Space for New Visions”, que contou com 60 participantes.

As micro casas criadas vêm preparadas com um colchão, têm uma pequena sala de estar e espaço para arrumações. São feitas de madeira contraplacada e têm uma moldura de metal, usada para anexar a cápsula à parte exterior de qualquer edifício.

“Não são um hotel de cinco estrelas, mas são confortáveis – é literalmente um lugar quente, seco e seguro”, afirmou James Furzer do estúdio Spatial Design Architects, segundo o jornal britânico Telegraph. “Eu sei que não vai resolver o problema dos sem-abrigo ou sequer ajudar [a melhorar] o seu estilo de vida – não estou a dizer que tenho uma solução completa”, disse. Contudo, as cápsulas “podem dar [lhes] uma noite de descanso, um local para onde podem escapar durante algumas horas”, acrescentou. Estima-se que em Londres existam cerca de 800 pessoas sem-abrigo.

O concurso “Space for New Visions” (em português, “Espaço para Novas Visões”) foi organizado pelo fabricante de coberturas translúcidas e escadas, FAKRO, e pela revista A10 Magazine for European Architecture, escreve a ArchDaily. A competição é feita a nível global e escolhe o melhor projeto que incorpore produtos da FAKRO. Alguns dos parâmetros avaliados são a funcionalidade, o conforto, o impacto no ambiente e a iluminação natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR