818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sem-abrigo

Sociedade

Mafra quer ajudar em casos de sem-abrigo

Vice-presidente declarou que "Mafra estará completamente disponível para apoiar em tudo aquilo que se considere necessário e que seja obviamente útil para a resolução situação" dos sem-abrigo.
Sociedade

Odivelas. 157 pessoas em situação de sem-abrigo

Em comum com a autarquia de Oeiras, Odivelas alerta para a complexidade da situação. O município salientou para a necessidade de implementação de um plano global e coeso a toda a Área Metropolitana.
Câmara Municipal de Oeiras

Oeiras quer articulação de sem-abrigo com Governo

A Câmara Municipal defendeu a criação de um "modelo de intervenção integradora e multidimensional" em declarações. A questão é complexa, abrangendo problemas de dependência, mentais e de integração.
Porto

Porto com 597 pessoas em situação de sem-abrigo

No final de 2023, a cidade tinha 597 pessoas em situação de sem-abrigo, 230 dos quais sem teto, mais 59 comparativamente a 2022, e 367 sem casa, menos 109 pessoas do que no ano anterior.
Sociedade

Moedas espera resposta do governo sobre sem-abrigo

Autarca aproveitou para reiterar que se trata de uma situação "inaceitável", pelo que pediu que o Governo "faça a sua parte". Segundo Moedas, há cerca de três mil pessoas em condição de sem-abrigo.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara aprova mais respostas para sem-abrigo

O plano municipal baseou-se em "mais de 300 questionários" feitos a pessoas sem-abrigo e pretende reduzir o tempo de permanência destes na rua. Aumento de vagas em casas de transição está no plano.
Noticiário

7h. Hamas diz ter capturado soldados israelitas

É o que dizem as brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas. Entretanto, continuam os ataques em Rafah. Ainda os apelos de Marcelo aos partidos, as eleições na Madeira e a final da Taça de Portugal.
Noticiário

22h. PR preocupado com desigualdade económica

O Presidente da República destaca que o número de pessoas sem abrigo aumentou. Marcelo apela também ao diálogo entre os partidos com assento parlamentar e diz que vai analisar o Estatuto do Militar.
Reportagem Observador

Gare do Oriente: um dormitório a céu aberto

São centenas as pessoas em situação de sem abrigo que fazem dos bancos da Estação do Oriente, cama. Associações como a Comunidade Vida e Paz ajudam todos os dias mas continua a não ser suficiente.
Lisboa

Sem-Abrigo. Marcelo recebe Moedas para a semana

Presidente da República destaca necessidade de Governo decidir um plano o quanto antes, "é uma corrida contra o tempo". Lisboa "é um caso grave", evidencia Marcelo.
Câmara Municipal Lisboa

Moedas pede mais centros para acolher sem-abrigo

“Lisboa não pode estar sozinha na resolução deste grande problema", apela Moedas, que na sexta-feira vai reunir-se com o ministro da Presidência e a ministra da Segurança Social.
Sem-abrigo

Sem-abrigo. Moedas pede audiência ao Governo

"Esforço para resolver o problema não pode ser só dos autarcas" declarou Carlos Moedas, sublinhando que há um problema nacional e que a AIMA "não está a funcionar".
Lisboa

AM Lisboa avalia plano para sem-abrigo

"As associações estão aflitas, a situação na cidade é gritante, é assustadora", alertou a deputada não inscrita no Cidadãos por Lisboa. O documento "prevê um investimento de 70 milhões de euros".
Sociedade

Câmara de Lisboa aprova apoio a sem-abrigos

Plano municipal de apoio a sem-abrigo inclui, entre outras medidas, criação de uma equipa técnica de rua com elementos de diferentes áreas e níveis de especialização, como migração, tradução e saúde.
Câmara Municipal Lisboa

Moedas: "Aquilo que peço é ação da Santa Casa"

Carlos Moedas garante que a sua crítica à Santa Casa de Lisboa não é de agora, nem está relacionada com a recente demissão pelo Governo da Mesa da Santa Casa da Misericórdia.
Noticiário

15h. Sem-abrigo. Autarcas querem "task-force"

Autarcas de Lisboa, Oeiras e Cascais querem criar "task force" para resolver problema dos sem-abrigo. Ainda, Rui Moreira garante que não tinha condições para travar a manifestação de extrema-direita.
Sociedade

Lisboa quer mais munícipios a acolher sem-abrigos

Lisboa é a cidade com mais pessoas em situação de sem-abrigo. A câmara quer avançar com uma "task force" e criar centros de acolhimento, para isso pede ajuda aos restantes munícipios e Governo.
Açores

Ponta Delgada com sem-abrigo há cinco anos na rua

Dos 303 inquiridos, 76 estão há dez ou mais anos na rua. A "grande maioria" consome drogas sintéticas, a par de álcool, e 37% não tem qualquer apoio familiar.
Lisboa

CML garante resposta a sem abrigo nos Anjos

"Não vamos continuar a ter esta situação [...] Temos vários centros de acolhimento. A CML tem inúmeras respostas que podem ser dadas a estas pessoas", disse a vereadora Sofia Athayde.
Noticiário

8h. Instituto Apoio à Criança ajudou 68 crianças

O Instituto de Apoio à Criança acompanhou 68 crianças em contexto de rua no ano passado. Ainda neste jornal, na Ucrânia a rede de energia foi atingida por ataques russos.
Sem-abrigo

Sem abrigo, como a esquerda gosta

A questão dos “sem abrigo” não é um problema de habitação; é de higiene e saúde pública. E assim deve ser tratado. O Estado não pode promover nem proteger comportamentos anti-sociais.
Sem-abrigo

CVP lança campanha sobre aumento de sem-abrigo

A CVP vai montar um "apartamento modelo" no centro de Lisboa, para lembrar as "pessoas que não têm acesso a uma habitação condigna". O número de pessoas apoiadas pela organização aumentou 25% em 2024.
Erro Extremo

Sem abrigos

É muitas vezes nos vãos dos prédios que assusta e faz mais impressão ver como foi familiarmente arranjada uma mesa de cabeceira; e como em cima da mesa de cabeceira há fotografias e objectos pessoais.
Lisboa

CM Lisboa preocupada com o aumento de sem-abrigo

Voto de preocupação, aprovado por unanimidade, foi apresentado pela vereadora do BE, que destacou 30 timorenses entre as pessoas que pernoitam no Largo da Igreja dos Anjos, em Arroios.
Noticiário

3h. Alojamento para sem-abrigo "abre na Páscoa"

Carlos Moedas aponta a abertura do novo centro de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, na ala norte da Manutenção Militar, na freguesia do Beato "por volta da Páscoa".
Câmara Municipal Lisboa

"Casa temporária" para sem-abrigo em Marvila

O programa da Câmara de Lisboa foi inaugurado esta sexta-feira. O diretor da associação Crescer fala numa resposta às pessoas "que fazem um enorme esforço para ficarem autónomas".
Câmara Municipal Lisboa

Governo vai ajudar a alojar sem-abrigos no Beato

Governo cedeu um imóvel no Beato, na ala norte do complexo da Manutenção Militar, que será o novo centro de alojamento de emergência municipal, para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo.
Porto

Sem abrigo: Porto critica estratégia nacional

Vereador da Câmara do Porto diz que alargamento do conceito de pessoa em situação de sem-abrigo aos que se encontram em risco de vivenciar essa situação é uma "confusão metodológica".
Sociedade

Câmara de Beja realoja imigrantes em contentores 

Os imigrantes sem-abrigo estavam alojados no antigo edifício da REFER. O alojamento providenciado pela Câmara será temporário, até que as "pessoas sejam depois distribuídas por outras valências".
Animais

Sobem denúncias por uso animais para mendicidade

Denúncias sobre o uso de animais para mendicidade, com o objetivo de estimular esmola, têm vindo a aumentar significativamente. Esta semana realizaram-se ações inspetivas na rua.
Sem-abrigo

Há famílias inteiras a viver na Gare do Oriente

Chegaram quase todos há menos de um ano. Alguns têm empregos, mas deixaram de poder pagar a casa. Outros vêm de situações de sem abrigo mais antigas. Agora vivem num túnel à espera de conseguirem sair
Sociedade

BE quer espaços de calor para sem-abrigo no Porto

Espaços comunitários visam proporcionar àqueles que enfrentam pobreza extrema no inverno um lugar seguro, acessível e aquecido. Vários países como o Reino Unido e os EUA têm apostado na sua criação.
Imigrantes

Lisboa. Imigrantes em maioria entre os sem-abrigo

Crescimento estimado de imigrantes sem-abrigo em Lisboa é de 25%. Chegam do Brasil, Índia, Nepal, Marrocos, Gâmbia, Senegal, Angola e outros países e alguns deixaram para trás um trabalho no Alentejo.
Sociedade

Câmara de Lisboa realoja 38 sem-abrigo

Na última semana, a Câmara de Lisboa conseguiu tirar 38 pessoas da rua, oferecendo-lhes alojamento. Pavilhão do Casal Ventoso recebeu também 175 sem-abrigo.
Lisboa

Marcelo visitou centros de apoio a sem-abrigo

O chefe de Estado esteve recentemente na Gare do Oriente e no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, para acompanhar medidas de apoio a pessoas sem-abrigo, numa visita que não foi divulgada à imprensa.
Noticiário

8h. Sem abrigo pernoitam em estações de metro

Em dia de frio, sem abrigo pernoitam em estações do metro em Lisboa. Diretor nacional da PSP deixa avisos por causa dos protestos.
Lisboa

Frio. Casal Vistoso acolheu 44 pessoas

As pessoas que procuraram o pavilhão na primeira noite do plano de contingência para o frio em Lisboa foram maioritariamente homens, com idades entre os 45 e os 64 anos, mais de metade imigrantes.
Metro de Lisboa

Metro de Lisboa: estações abertas para sem-abrigo

As estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio do Metropolitano de Lisboa vão estar abertas durante a madrugada para que os sem-abrigo possam pernoitar, perante o frio registado esta semana.
Meteorologia

Câmara de Lisboa ativou plano de contingência

“Decidi que deveríamos acioná-lo já”. “Era necessário atuar antes de a situação piorar” afirmou Carlos Moedas. A Câmara de Lisboa ativou o plano de contingência para sem-abrigo devido ao tempo frio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos