Um pai chora de alívio agarrado aos dois filhos, depois de conseguir, com sucesso, chegar a salvo à ilha grega de Kos. A imagem foi captada pela lente do fotógrafo Daniel Etter, correu mundo e tornou-se rapidamente uma das mais icónicas imagens da dura batalha dos refugiados que atravessam o mar Mediterrâneo na ânsia de chegar à Europa. Agora, o fotógrafo explica o que o fez imortalizar o momento: “Não sou uma pessoa muito emotiva, mas a reação deste homem fez-me chorar”, confessou Etter ao Huffington Post.

“É uma mistura de alegria, amor à família e dor pelo passado”, afirma o fotógrafo, que viu a sua fotografia publicada nas páginas do New York Times e replicada milhares de vezes nos computadores de todo o mundo. De origem alemã e residente em Barcelona, Daniel Etter, de 34 anos, tem centrado a sua carreira de fotojornalista a retratar o drama das migrações do século XXI. Estava há vários dias na Grécia a acompanhar as chegadas dos barcos com refugiados quando, na semana passada, captou aquela que será provavelmente a fotografia da sua vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Laith Majid, um refugiado sírio de Deir Ezzor, acabava de chegar com a mulher e os três filhos à ilha de Kos, na Grécia, depois de uma viagem de duas horas (que equivaleu a um custo para a sua família de mais de 7 mil euros). A câmara de Etter captou precisamente o momento da chegada, o pai em lágrimas a segurar em dois dos filhos. Segundo a BBC, a mulher e o terceiro filho também iam no mesmo barco.

Segundo o Huffington Post, o grupo com que a família de Majid viajava era composto por mais 10 pessoas. Tinham saído da cidade turca de Bodrum, mas no caminho o barco de borracha onde seguiam começou a perder ar e a água ameaçou entrar. Quando pisaram terra firme, a emoção era impossível de reter.

Segundo Daniel Etter, em declarações ao Huffington Post, foi um “privilégio” estar “ali” para poder retratar a história. O fotógrafo afirma que, apesar de todas as imagens que já captou nos vários anos que trabalhou como repórter em zona de conflitos e de migrações, “nunca tinha captado uma reacção semelhante àquela”. “Não sou una pessoa muito emotiva, mas a reação deste homem fez-me chorar”, diz.

“Sinto-me um privilegiado por ter podido presenciar aquele momento e estou esmagado pela reação que a fotografia tem tido”, disse em declarações àquele jornal.

Ao que tudo indica, a história da família Majid terá tido um final feliz. Segundo uma imagem que começou a circular no Twitter em contas do médio oriente, pai e filhos já poderão estar na Alemanha, o destino desejado para recomeçar uma vida longe da guerra.

https://twitter.com/Hassan_JBr/status/634831036451528704