Crise dos Refugiados

Crise dos Refugiados

Papa pede orações por vítimas no Mediterrâneo

176
Francisco pediu uma oração por todos os que "procuravam um futuro para a sua vida" e que perderam a vida. O papa apelou também a "um caminho de paz na Colômbia" depois do ataque à escola de polícia.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pressiona Austrália 

A Amnistia Internacional é contra a detenção de migrantes nos países do Pacífico. Mais de mil refugiados e requerentes de asilo permanecem retidos em "prisões ao ar livre".
Papa Francisco

Papa pede solidariedade com migrantes em Malta

395
O papa Francisco apelou aos líderes europeus para mostrarem "solidariedade concreta" com os 49 migrantes ainda retidos em dois navios de ONG de Malta, alguns há mais de duas semanas.
Imigrantes Ilegais

Polícia Marítima salvou 660 migrantes na Grécia

A Polícia Marítima resgatou em 2018 um total de 660 migrantes, durante travessias marítimas arriscadas no Mar Egeu para tentarem chegar à Grécia.
Migrações

Travessia da Mancha por migrantes preocupa Londres

O Governo britânico classificou como "profundamente preocupante" o aumento das tentativas de travessia no Canal da Mancha por migrantes, no mesmo dia em que 20 pessoas foram socorridas naquela zona.
Crise dos Refugiados

Open Arms ainda não tem porto para os imigrantes

309
A organização não-governamental esclareceu que não tem um porto para desembarcar os 313 imigrantes recolhidos na sexta-feira no Mediterrâneo, apenas autorização para se aproximar de águas espanholas.
Crise dos Refugiados

Quase 300 mil refugiados sírios regressaram a casa

Cerca de 300 mil refugiados sírios na Turquia regressaram a casa depois de duas operações militares turcas em território sírio em 2016 e 2017, disse o ministro da Administração Interna turco.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita navio com 300 migrantes

192
A organização OpenArms foi autorizada a aportar em Algeciras e desembarcar os mais de 300 migrantes que resgatou do mar na sexta-feira, depois das recusas de Malta e de Itália.
Crise dos Refugiados

Itália fecha portos a navio com 300 migrantes

821
Matteo Salvini declara que Itália não irá acolher barco da ONG Open Arms que resgatou mais de 300 migrantes no Mediterrâneo. Embarcação já tinha sido proibida de atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5.753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Refugiados

Apoio a refugiados pode render uma obra de Banksy

A escultura política "Dream Boat" foi doada por Banksy a uma loja londrina para ajudar refugiados. Com apenas duas libras é possível entrar num concurso de adivinhas que pode dar direito à obra.
Crise dos Refugiados

Da incerteza do Aquarius para um emprego no Fundão

211
À chegada ao trabalho, Gebru e Hadush cumprimentam os colegas com um "Bom Dia" que representa uma verdadeira conquista. Há poucos meses estavam no navio 'Aquarius' e desconheciam o futuro.
Crise dos Refugiados

Resgatados 22 argelinos ao largo de Almeria

Uma equipa de Salvamento Marítimo de Espanha resgatou 22 homens de origem argelina que seguiam numa balsa localizada a 50 milhas náuticas do Cabo de Gata, em Almeria, Espanha.
União Europeia

Português acusado. Má conduta em agência europeia

247
José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo, foi acusado de má conduta no cargo. O Gabinete Europeu Anti-Fraude investigava o português há vários meses.
Refugiados

50% dos refugiados já não precisam de apoios extra

269
Quase metade dos refugiados que Portugal acolheu desde dezembro de 2015 deixou de precisar de apoios complementares quando o seu período de acolhimento institucional terminou.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Venezuela

Angelina Jolie foi acusada de ser espia de Trump

2.681
Diosdado Cabello, líder chavista, acusou a atriz de trabalhar para a CIA e para Donald Trump. Angelina Jolie visitou o Peru na semana passada para se reunir com refugiados venezuelanos.
Crise dos Refugiados

Dois cubos com sangue para a causa dos refugiados

Ao todo, 5.000 pessoas vão doar sangue para preencher a escultura pensada pelo artista britânico Marc Quinn. Ao mesmo tempo, serão doados 30 milhões de dólares a instituições de caridade.
Crise dos Refugiados

Polícia italiana com ordem para travar migrantes

303
Ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, ordenou o envio da polícia para patrulhar a fronteira com a França, para evitar a devolução de migrantes ilegais a território italiano.
Crise dos Refugiados

Acolhimento na Grécia na é "horrível e chocante"

131
O novo secretário-geral da Amnistia Internacional, Kumi Naiddo, disse estar horrorizado com a forma como são tratados os refugiados na Grécia, especialmente nas ilhas gregas.
Migrações

Organização das Migrações. Vitorino assume direção

António Vitorino assume esta sexta-feira a liderança da Organização Internacional das Migrações. A instituição sempre foi gerida pelos EUA, excepto uma vez em 1960.
Crise dos Refugiados

Grécia acelera transferência de três mil migrantes

O governo grego vai acelerar a transferência de 3.000 migrantes que se encontram em campos sobrelotados das ilhas gregas para o continente, disse à Lusa um porta-voz da Comissão Europeia (CE).
Crise dos Refugiados

Migrantes resgatados vão viver para o Fundão

1.472
Chegaram esta terça-feira a Portugal 19 migrantes resgatados em julho pelo navio humanitário Aquarius, que vão viver para o Fundão, ter aulas de português e aprender sobre a realidade portuguesa.
Refugiados

Venezuela no 3.º lugar dos pedidos de asilo

O número de novos pedidos de asilo aumentou 4% na União Europeia no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses, mas recuou 12% na comparação homóloga, com a Venezuela em terceiro lugar.
Crise dos Refugiados

Balanço de mortos em naufrágio sobe para 207

Pelo menos 207 pessoas morreram no naufrágio do navio de passageiros MV Nyerere no lago Vitória, no sudoeste da Tanzânia, segundo um novo balanço divulgado hoje pela rádio pública.
Crise dos Refugiados

Tanzânia. 170 mortos no naufrágio de 5ª feira

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais.
Crise dos Refugiados

Trump aconselhou Espanha a erguer muro no Saara

521
O presidente dos Estados Unidos terá sugerido que Espanha devia construir um muro no deserto do Saara para controlar o afluxo de refugiados que chegam por via do Mediterrâneo.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra /premium

251
Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius regressa ao Mediterrâneo

O navio de resgate humanitário francês Aquarius vai regressar ao Mediterrâneo central nos próximos dias, sob o nome de Aquarius 2 e com bandeira do Panamá.
Crise dos Refugiados

ONG com navios retidos pressionam governo maltês

Voluntários das organizações não-governamentais alemãs cujos navios de resgate humanitários estão retidos em portos malteses há mais dois meses manifestaram-se em Malta.
Crise dos Refugiados

Força Aérea salva 150 migrantes no Mediterrâneo

480
A Força Aérea portuguesa salvou esta semana, no Mediterrâneo central, 150 migrantes que se encontravam na água ou à deriva após uma embarcação de borracha sobrelotada ter naufragado.
Suécia

Extrema-direita pode ser segundo partido na Suécia

432
Eleições na Suécia poderão ficar marcadas pela ascensão da extrema-direita, através dos Democratas da Suécia (SD), e pela perda de influência dos grandes partidos social-democratas e conservadores.
União Europeia

Juncker quer criar polícia fronteiriça europeia

327
O presidente da Comissão Europeia faz na quarta-feira o discurso sobre o estado da União Europeia e deverá apresentar a proposta de criação de uma polícia fronteiriça comunitária, escreve o El País.
Crise dos Refugiados

Migrantes. Movimento de apoio chega a Lisboa

471
O movimento de apoio aos migrantes Seebrücke já mobilizou mais de 100 mil pessoas em 120 cidades europeias e chega a Lisboa para defender os direitos de quem atravessa o Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Militares da GNR resgatam 67 migrantes na Grécia

Militares da GNR, em missão nas ilhas gregas de Samos e Lesvos, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira, resgataram e auxiliaram esta madrugada 67 migrantes.
Hungria

Hungria. MNE diz que europeus não querem imigração

Péter Szijjártó afirmou que a linha dura em matérias relacionadas com as migrações adotada atualmente pelos governos da Hungria e de Itália vai ao encontro da opinião da maioria dos europeus.
Crise dos Refugiados

Salvini acusa França de recusar 48 mil imigrantes

O ministro do Interior italiano acusou o presidente francês de querer dar lições de solidariedade a Itália e assegurou que França recusou 48 mil imigrantes, desde 2017, na fronteira italo-francesa.
Itália

Itália defende rotatividade para acolher migrantes

A proposta do executivo de Roma será apresentada durante uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia, que decorre esta quarta e quinta-feira em Viena, Áustria.
Crise dos Refugiados

Todos os migrantes do "Diciotti" desembarcaram

Todos os migrantes, cerca de 140, que estavam a bordo do "Diciotti" no porto de Catane, na Sicília, desembarcaram durante a noite, constataram os media.
União Europeia

12 países da UE procuram solução para refugiados

Doze países europeus reuniram-se em Bruxelas para procurar solução de gestão, a longo prazo, dos fluxos migratórios do Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Migrantes do Aquarius devem chegar em setembro

1.103
Os migrantes do navio 'Aquarius' que Portugal vai receber deverão chegar em setembro, num processo que exige procedimentos com Itália, registo das pessoas e resolução de alguns casos de saúde.
Crise dos Refugiados

Salvini ameaça reenviar migrantes para a Líbia

O ministro do Interior de Itália ameaçou reenviar para a Líbia os migrantes, entre os quais os 177 que estão num navio no porto de Catânia, na Sicília, sem autorização para desembarcar.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4.908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Crise dos Refugiados

GNR ajuda 69 migrantes nas ilhas de Samos e Lesbos

Os militares da GNR destacados nas ilhas gregas de Samos e Lesbos auxiliaram 69 migrantes, dos quais 36 crianças, 16 mulheres e 17 homens, afegãos e iraquianos que tentavam chegar à costa.
Crise dos Refugiados

Asilo negado por "não parecer suficientemente gay"

272
"A forma como caminha, a sua atitude e a sua forma de vestir não oferecem a menor indicação de que poderá ser gay. Assim sendo, não tem nada a temer se regressar ao Afeganistão."
Crise dos Refugiados

Navio humanitário Aquarius deixa Malta

O navio humanitário "Aquarius" partiu de Malta, depois de desembarcar 141 imigrantes, enquanto outro navio italiano com mais 177 pessoas resgastadas do mar aguarda por um porto de acolhimento.
Espanha

Espanha acolhe 60 dos 141 migrantes do Aquarius

Portugal também está disponível para acolher 30 dos 244 imigrantes que se encontram no navio humanitário "Aquarius" e noutras pequenas embarcações que estão a atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius procura novo porto seguro

173
Situação semelhante à de junho repete-se: o barco, que transporta mais de 60 menores, não teve autorização para atracar em Itália e Malta. Governo espanhol ainda não se pronunciou oficialmente.
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo na UE desceram 15% este ano

O Gabinete Europeu de Apoio em Matéria de asilo divulgou que, nos primeiros seis meses do ano, foram apresentados 301,390 pedidos de asilo, menos 15% do que no ano anterior.
Crise dos Refugiados

30 migrantes resgatados chegaram a Portugal

Trinta migrantes provenientes de Malta que em junho foram resgatados pelo navio humanitário Lifeline chegaram esta tarde a Portugal, anunciou o Ministério da Administração Interna.
Crise dos Refugiados

Naufrágios no mediterrâneo: Papa pede determinação

O papa Francisco apelou à comunidade internacional para que se atue com determinação e prontidão de forma a evitar os naufrágios no Mediterrâneo, numa mensagem após a oração dominical no Vaticano
Nações Unidas

Hungria abandona pacto mundial sobre as migrações

A Hungria, com um governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado na semana passada nas Nações Unidas.
Crise dos Refugiados

Itália tenta transferir 450 migrantes para a UE

Duas embarcações com 450 migrantes resgatados no sábado vindos da Líbia para Itália estão junto à ilha Sicília, à espera que o Governo italiano transfira estas pessoas para outros países.
Crise dos Refugiados

450 migrantes transferidos para navios militares

Um total de 450 migrantes foi esta madrugada transbordado para navios militares após ter chegado de barco à ilha italiana de Lampedusa, no Mediterrâneo central, vindo da Líbia.
Crise dos Refugiados

Itália recusa mais um navio com refugiados

123
Pela primeira vez, Itália fechou os portos a um navio de uma organização não-governamental com bandeira italiana que tinha 66 refugiados a bordo.
Crise dos Refugiados

Refugiado sírio vive há 125 dias num aeroporto

107
Hassan Al Kontar vive há 125 dias no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto espera pela obtenção do estatuto de refugiado e relata a experiência nas redes sociais.
Crise dos Refugiados

Itália não quer navios de migrantes no país

Matteo Salvini anunciou que no próximo conselho informal da União Europeia pedirá que não atraquem em Itália as embarcações que participam em missões internacionais de resgate de migrantes.
Crise dos Refugiados

Um em cada sete migrantes morreu no Mediterrâneo

Uma em cada sete pessoas que tentou atravessar o Mediterrâneo em junho morreu, sendo que na primeira metade do ano morreu uma em cada 19.
Parlamento Europeu

Eurodeputados contra sanções por ajudar migrantes

As pessoas que ajudam os migrantes por razões humanitárias não devem ser alvo de sanções penais, defendeu esta quinta-feira o Parlamento Europeu numa resolução não legislativa.
Crise dos Refugiados

SEF em Malta a estudar o acolhimento de migrantes

Dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estão desde domingo em Malta a tratar de "todos os procedimentos", nomeadamente entrevistas, relacionadas com o acolhimento em Portugal.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Crise dos Refugiados

ONG critica criminalização de resgate de migrantes

A organização não-governamental alemã Sea Watch, que desenvolve operações de resgate no Mediterrâneo, lamentou que a União Europeia esteja a tentar criminalizar os migrantes.
Crise dos Refugiados

Sete mortos e 123 migrantes resgatados na Líbia 

Pelo menos sete pessoas, duas delas crianças, morreram e outras 123 foram resgatadas do mar após o naufrágio da embarcação em que seguiam ao largo da Líbia, anunciou a guarda-costeira líbia.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)