456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise dos Refugiados

Resposta Pronta

"Pessoas recusam ajuda, nem sabem que é de graça"

Kateryna Gora é voluntária na organização ucraniana Dobra Sprava, que resgata civis das zonas de guerra. "Maior problema é encontrar combustível" mas há pessoas que "nem sabem que podem ser ajudadas".
Crise dos Refugiados

2 milhões de refugiados terão de ser deslocados

A ONU estima que em 2023 mais de dois milhões de refugiados terão de ser deslocados para países terceiros, o que representra um aumento de 36% face aos número esperados este ano.
Guerra na Ucrânia

SEF: Portugal acolhe mais de 39 mil refugiados

Desde o início da invasão, Portugal concedeu 39.346 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 25.481 dos quais a mulheres e 13.865 a homens.
Crise dos Refugiados

Grécia impediu entrada de 40.000 migrantes

A Grécia anunciou ter impedido cerca de 40.000 migrantes da Turquia de entrar ilegalmente no seu território através da fronteira de Evros, no nordeste do país, desde o início do ano.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Já há mais de seis milhões de refugiados

O Alto Comissariado para Refugiados (ACNUR) revelou que mais de seis milhões de ucranianos fugiram do seu país desde o início da invasão do exército russo, em 24 de fevereiro.
Rádio Observador

Caso Setúbal. Ninguém tem culpa? Ligue 910024185

O Parlamento ouviu governantes e entidades responsáveis pelo acolhimento de refugiados, mas em Portugal ninguém sabe de nada. Quem é responsável? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Fact Check

Macron prometeu receber 60 milhões de refugiados?

Está a ser partilhada nas redes sociais uma suposta notícia sobre Macron dizer que "a Europa deve estar preparada para aceitar 60 milhões de refugiados da África e Médio Oriente nos próximos 20 anos".
Fact Check

BBC cita Macron a antecipar vinda de refugiados? 

Várias publicações mostram um alegado tweet da BBC com declarações de Emanuel Macron sobre a vinda de refugiados para a Europa. Mas não há registo desse tweet nem dessas declarações.
Fact Check

Kamala Harris riu-se sobre apoios a refugiados?

Vídeo mostra vice-presidente norte-americana a rir-se à gargalhada depois de uma pergunta sobre eventuais apoios a refugiados ucranianos. Kamala Harris riu-se mesmo numa conferência de imprensa?
Crise dos Refugiados

Ministra aprova envio de migrantes para o Ruanda

A ministra britânica recorreu a uma diretiva especial para aprovar o envio de requerentes de asilo que chegaram ilegalmente ao país para o Ruanda, depois de enfrentar a oposição no seu ministério.
Noticiário

4h. Bombardeamentos impedem retirada em Mariupol

Autoridades ucranianas apontam para 100.000 pessoas na cidade, mas o Reino Unido estima que sejam 160.000. Ainda neste jornal, Pelo menos 13 migrantes morreram num naufrágio na costa da Tunísia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Um guia que chega tarde?

Ordem dos psicólogos lançou guia prático com 17 recomendações para quem recebe refugiados em casa. O guia mostra que abrir portas é muito mais do que um acto solidário.
Noticiário

23h. Ucrânia. Marcelo critica os ataques em Butcha

Massacre de civis continua a gerar uma onda de reações. Presidente da República não poupa nas palavras no que considera um ataque brutal contra os direitos humanos e o direito internacional.
Rádio Observador

Refugiados. Portugal como exemplo? Ligue 910024185

Com 40 dias de guerra, milhões de pessoas continuam a fugir da Ucrânia. Como avalia a resposta à crise de refugiados? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Noticiário

8h. Míssil russo terá atingido edifício em Kiev

Um míssil russo terá atingido edifício em Kiev; Ordem dos Psicólogos diz que são compreensíveis alterações no comportamento dos refugiados ucranianos ao ouvirem a sirene dos bombeiros
Explicador

"As pessoas têm que se autonomizar"

A Plataforma de Apoio aos Refugiados vai criar um mecanismo para que os refugiados possam alugar casas sem um fiador. Instituto de Apoio à Criança quer apoio psicológico para os mais novos.
Guerra na Ucrânia

"Pequena Amal" homenageia refugiados da Ucrânia

No ano passado, a marioneta percorreu oito mil quilómetros entre a Turquia e o Reino Unido, alertando para o respeito pela diversidade cultural e pelo acolhimento de refugiados.
Noticiário

3h. Embaixada russa fala em casos de perseguição

Embaixada assegura que casos já foram reportados às autoridades nacionais. Ainda neste jornal, a UNICEF avança que um milhão de crianças conseguiu sair da Ucrânia desde o início do conflito.
Noticiário

00h. Aumenta o número de refugiados da Ucrânia

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações considera que estamos perante uma grave crise humanitária. António Vitorino aponta mesmo a 4 milhões de refugiados ucranianos.
Guerra na Ucrânia

A fuga da Ucrânia: poucas malas, muitas lágrimas

A ONU estima que 12 milhões de ucranianos dentro do país precisem de ajuda humanitária no futuro, e um fluxo de refugiados que pode atingir quatro milhões de pessoas deslocadas para fora da Ucrânia.
Crise dos Refugiados

Mediterrâneo. Mais de 220 resgatados em dois dias

Mais de 220 imigrantes, entre quais muitos menores, foram resgatados nos últimos dois dias no Mediterrâneo pelo navio da organização SOS Méditerranée, indicou a organização não-governamental.
Migrantes

Sete migrantes morrem de hipotermia em Lampedusa

Foi mais uma tragédia em Lampedusa: numa embarcação com 280 migrantes a bordo, sete pessoas não resistiram ao frio e acabaram por morrer.
Síria

Pelo menos 3 crianças refugiadas mortas pelo frio

Além das vítimas mortais, duas delas com três e cinco anos, num campo de refugiados em Bulbul outras duas crianças foram internadas por apresentarem sintomas de hipotermia.
Mundo

Recorde de migrantes resgatados no Canal da Mancha

Número de migrantes naufragados aumentou 194% no Canal da Mancha, atingindo valores recorde em 2021. No final de novembro aconteceu o mais mortal naufrágio, tendo apenas sobrevivido duas pessoas.
Migrantes

Pelo menos 27 mortos em naufrágios na Grécia

Entre quinta e sexta-feira, o naufrágio de dois barcos na Grécia provocou a morte de 27 migrantes. Este ano, mais de 2.500 pessoas morreram ou desapareceram no mar ao tentarem chegar à Europa.
Naufrágios

Três mortos em naufrágio na Grécia

Barco que transportava os migrantes sofreu danos no motor e afundou. Nas buscas foram resgatadas 12 pessoas, incluindo crianças, e foram encontrados os corpos de três homens já sem vida.
Resposta Pronta

Crise migratória. UE "vai contra direitos humanos"

Há novos relatos de violência contra migrantes. Na Polónia, sofrem "práticas desumanas" e pedidos de asilo são "ignorados", diz diretor de comunicação da Amnistia Internacional Portugal, Paulo Fontes.
Crise dos Refugiados

Quatro barcos com 198 migrantes chegam às Canárias

Quatro embarcações com 198 migrantes chegaram à costa das Ilhas Canárias, em Espanha, na última noite, entre eles vários menores, informaram os serviços de emergência.
Crise dos Refugiados

Resgatadas duas lanchas com 105 migrantes

Equipas do socorro marítimo espanhol localizaram três embarcações pneumáticas e resgataram um total de 105 pessoas em duas, enquanto se dirigiram em direção à terceira para prestar auxílio.
Crise dos Refugiados

"Migração é uma solução e não um problema"

A comissária europeia do Interior, a sueca Ylva Johansson, considerou que a migração é "uma solução" e não "um problema".
Crise dos Refugiados

Portugal recebe 33 crianças não acompanhadas

Portugal já recebeu 927 pessoas vindas do Egito e da Turquia com diferentes nacionalidades. Com a chegada deste grupo de 33, já foram acolhidas 199 crianças e jovens no país, em casas de acolhimento.
Crise dos Refugiados

Mau tempo nem mortes travam travessias na Mancha

Apesar da aproximação do inverno, os membros da organização britânica Channel Rescue continuam nas encostas e praias de Dover a vigiar a travessia de migrantes.
Crise dos Refugiados

Papa pede o fim do "naufrágio civilizacional"

O Papa Francisco fez um discurso emocionante no campo de migrantes Mavrovouni, em Lesbos, cinco anos após a sua primeira visita a esta ilha grega emblemática na crise migratória.
Espanha

Quase 300 migrantes resgatados nas Canárias

Um navio da Guarda Marítima saiu em auxílio de três botes, tendo encontrado posteriormente outros dois na costa das Canárias. Entre os 283 migrantes encontrava-se um bebé sem vida.
Diplomacia

Borrell quer Mediterrâneo como "ponto de união"

Os chefe das relações externas europeias considerou que "o Mediterrâneo separa dois mundos com muitas diferenças, mas o mar deve ser um ponto de união e não uma fronteira".
Crise dos Refugiados

Paris pede a Londres que mude regras de asilo

Ministro francês do Interior culpa mercado de trabalho britânico, que considera ser muito permissivo com as pessoas sem documentos legais e que acaba por ser uma forma de apelo aos migrantes.
Crise dos Refugiados

Governo britânico vai exigir "mais cooperação"

O Governo britânico garantiu que vai exigir "mais cooperação" aos países europeus, de modo a evitar "acontecimentos piores" que os verificados no Canal da Mancha.
Crise dos Refugiados

França lamenta falta de colaboração britânica

A polícia francesa lamentou a falta de colaboração dos serviços britânicos, na luta conjunta contra as redes de contrabando de migrantes, no Canal da Mancha.
Crise dos Refugiados

Grécia abre dois campos cercados para migrantes

A Grécia abriu dois campos cercados para requerentes de asilo nas ilhas de Leros e Kos, uma opção que tem merecido críticas das organizações não governamentais.
Crise dos Refugiados

Plástico e fita-cola. Barcos improvisados no canal

Falta de barcos está a levar traficantes de pessoas a recorrer a embarcações improvisadas para transportar migrantes no Canal da Mancha. Um deles naufragou esta semana, levando à morte de 27 pessoas.
Crise dos Refugiados

França cancela negociações com Reino Unido

O governo de França cancelou as negociações de alto nível com o Reino Unido sobre a crise migratória no Canal da Mancha, avança a BBC, adensando-se a crise diplomática entre os dois países.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.