Crise dos Refugiados

Crise dos Refugiados

Navio Lifeline envia mensagem a ministro italiano

O navio 'Lifeline' com imigrantes a bordo e que foi proibido de atracar em portos italianos, enviou uma mensagem ao ministro do Interior italiano a lembrar que leva "seres humanos a bordo".
Crise dos Refugiados

Uma cimeira cuja vitória será acontecer

Ninguém está de acordo. Nem quanto à abordagem, nem quanto às soluções, nem sequer sobre a retórica. Quando os líderes se reunirem domingo em Bruxelas para discutir a imigração, falarem já é vitória.
Crise dos Refugiados

Migrações: 16 líderes confirmados para reunião

Pelo menos 16 líderes da União Europeia vão participar, no domingo, na reunião informal convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para debater o problema das migrações.
Crise dos Refugiados

"Carne humana". Salvini proíbe barco de refugiados

441
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, proibiu a entrada de mais um barco com refugiados em portos de Itália. Diz que os migrantes são "carne humana" e manda-os para outros países.
Crise dos Refugiados

Portugal vai receber mais mil refugiados até 2019

Em julho, uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai deslocar-se até ao Egito para entrevistar os primeiros candidatos a serem acolhidos. Portugal já recebeu 1.552 refugiados.
Crise dos Refugiados

Hungria aprova lei contra quem ajuda migrantes

264
A lei que castiga com um ano de prisão quem ajudar migrantes em situação irregular foi aprovada esta quarta-feira. População da Hungria não pode ser modificada "mediante uma vontade externa".
Crise dos Refugiados

Refugiados: OCDE diz que país cumpre compromisso

Um relatório entregue ao Conselho Europeu para os Refugiados e Exilados, coloca Portugal entre os países que mais pedidos de asilo recusa. Contudo, número de pedido aceite está em crescimento.
União Europeia

Refugiados: depois da chegada, o que acontece?

154
O drama dos refugiados não passa só pela jornada que os conduz até aos países de destino mas também por todos os desafios e adversidades que encontram quando procuram construir uma nova vida.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Alemanha

Refugiados. Direita alemã faz ultimato a Merkel

135
A chanceler alemã tem duas semanas para negociar uma solução europeia para o desafio migratório. Se falhar, a sua coligação de governo pode cair.
Migrantes

Manifestação em Paris de apoio a migrantes

Milhares de pessoas desfilaram este domingo em Paris para receber uma "marcha solidária" que partiu de Itália para apoiar os migrantes e protestar contra o bloqueio de fronteiras.
Médicos sem Fronteiras

MSF pedem à Europa para dar prioridade à vida

A propósito da embarcação "Aquarius", com 629 migrantes a bordo e que Itália se recusou a acolher, os Médicos Sem Fronteiras pedi aos Governos europeus para darem prioridade às pessoas face à política
Crise dos Refugiados

Aquarius. Migrantes têm mais doenças, mas leves

Os migrantes a bordo do Dattilo, o primeiro navio da frota Aquarius, que atracou no porto de Valência, apresenta uma maior percentagem de patologias do que as esperadas pelos profissionais de saúde.
Crise dos Refugiados

Papa quer pacto global para proteção de refugiados

O papa Francisco incentiva os países a prosseguirem as negociações nas Nações Unidas para um pacto global sobre os Refugiados que garanta a humanidade e a proteção destas pessoas.
Crise dos Refugiados

Amnistia pede que Espanha mude regras de migrantes

A Amnistia Internacional espanhola apelou este domingo para que o Governo de Espanha analise individualmente cada caso dos 629 migrantes que hoje chegaram a Valência.
Crise dos Refugiados

Primeiros migrantes do Aquarius em Valência

113
O navio da organização não-governamental SOS Mediterranée transportava os primeiros 274 migrantes a chegar ao porto de Valência, que está preparado para receber 630 migrantes.
Crise dos Refugiados

França irá acolher migrantes do navio “Aquarius”

A França irá acolher migrantes do "Aquarius", depois de uma análise à sua situação em Espanha, onde o navio deve atracar no domingo, anunciou hoje o Governo espanhol.
Crise dos Refugiados

Fluxo de migrações têm de ser combatido na origem

O comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, reiterou hoje que o combate ao fenómeno migratório tem que ser feito nos países de origem e de trânsito.
Crise dos Refugiados

Itália chama embaixador após críticas de Macron

O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador de França no país, no âmbito das declarações caracterizadas como "surpreendentes" por parte do presidente francês Macron
Crise dos Refugiados

"O racismo preocupa a esquerda, trabalhadores não" /premium

197
Em "A Estranha Morte da Europa", Douglas Murray, editor da Spectator, opõe-se à imigração e critica a classe política. O maior alvo é Merkel, que acusa de "mudar a sociedade sem mandato democrático".
Crise dos Refugiados

Cruz Vermelha pede fim do massacre no Mediterrâneo

O Comité Internacional da Cruz Vermelha pediu o fim do "massacre" que ocorre no mar Mediterrâneo, após a morte neste fim-de-semana de mais de 110 imigrantes que tentaram fazer a travessia.
Imigrantes

Resgatados 140 imigrantes na costa espanhola

Grupo de Salvamento Marítimo espanhol informou que foram resgatados 140 imigrantes que viajavam em barcos no Estreito de Gibraltar. Foram levados para portos de Tarifa e Barbate, no sul de Espanha.
Crise dos Refugiados

Itália socorre mais de mil migrantes em 24 horas

As autoridades italianas socorreram 1.050 migrantes que viajavam a bordo de cinco embarcações de borracha, uma pequena barcaça e um barco. Desde o início do ano, chegaram a Itália 10.808 pessoas.
Crise dos Refugiados

Serviço marítimo espanhol resgata 476 imigrantes

Serviço de resgate marítimo de Espanha informou hoje que, em dois dias, salvou 476 imigrantes que tentavam realizar a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo a partir da costa africana.
Venezuela

Venezuela. Brasil abrirá 2 abrigos para refugiados

Os novos centros de apoio vão nascer em Rureima, estado brasileiro que desde 2017 tem recebido milhares de venezuelanos em fuga do seu país de origem.
Crise dos Refugiados

Trinta mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia

Perto de 30 mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia desde o início do ano, disse o ministro do Interior turco, um aumento muito significativo ao qual Ancara respondeu com expulsões em massa.
Crise dos Refugiados

Fragata portuguesa resgata migrantes em Lampedusa

A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta segunda-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés.
Malásia

Malásia. Resgatados 56 refugiados rohingya

Foi intercetada uma embarcação de refugiados rohingya esta terça-feira, na Malásia. Nela seguiam 56 pessoas, entre as quais 18 mulheres e 19 crianças. Agora "encontram-se em boas condições".
Mundo

Ilha de Lesbos com novo recorde de refugiados

Pelo menos 375 pessoas chegaram à costa da ilha grega de Lesbos nas últimas 24 horas, um número recorde desde 2016, segundo as autoridades gregas.
Diplomacia

Marcelo visita Grécia com refugiados na agenda

A visita "pretende reforçar os sólidos laços de amizade e cooperação" entre Portugal e a Grécia e vai permitir transmitir um "sinal político de apoio" no que à gestão da crise migratória diz respeito.
Refugiados

UE. 10,2 milhões para Portugal acolher refugiados 

202
A UE vai contribuir com cerca de 10,2 milhões de euros, "na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".
Migrantes

Polícia marítima portuguesa resgata 34 migrantes

A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, entre os quais 12 crianças. Integrada na operação POSEIDON, a polícia já resgatou 1.042 migrantes do mar Egeu.
Crise dos Refugiados

Portugal é exemplo a acolher refugiados sírios

193
O Comissário Europeu Christos Stylianides enalteceu a iniciativa de Sampaio, a criação de uma plataforma de apoio aos estudantes sírios, considerando que foi fundamental para a sua adaptação.
Alemanha

Direito de reagrupamento familiar suspenso  

A suspensão do direito de reagrupamento familiar foi decidida no princípio de 2016, depois de, em 2015, a Alemanha ter recebido quase um milhão de refugiados e foi agora prolongado até julho.
Papa Francisco

Papa apela à hospitalidade com os refugiados

374
O papa Francisco lançou hoje mais um apelo à hospitalidade para com os refugiados, acreditando que "pecar é desistir do encontro com o outro".
Crise dos Refugiados

Mais de 100.000 pedidos em França

A França registou mais de 100.000 pedidos de asilo em 2017, um número histórico quando o Governo prepara uma lei da imigração que já está a originar acesos debates.
Crise dos Refugiados

Quase mil migrantes salvos na Grécia no mar

Quase mil migrantes de diferentes nacionalidades foram resgatados do Mar Egeu em oito meses pela equipa da Polícia Marítima que está em missão na ilha grega de Lesbos.
França

Partido de Macron alerta para crise de refugiados

O chefe do partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a França "pode assumir o desafio de integrar refugiados sob a condição de reformar o seu sistema de acolhimento que "não pode continuar assim".
Crise dos Refugiados

Grécia vai retirar milhares de migrantes das ilhas

A Grécia vai prosseguir a retirada de milhares de refugiados e migrantes das suas ilhas, na sequência de um acordo com a Turquia para facilitar o reenvio para os países previstos no pacto UE-Ancara.
Crise dos Refugiados

Refugiado yazidi em Portugal em greve de fome

264
"Portugal será responsável pela minha morte", escreveu Ali num papel que afixou à porta da sua casa, em Guimarães. A sua autorização de residência provisória em Portugal expirou a 15 de novembro.
Migrantes

Salvamento Marítimo espanhol resgata 67 migrantes

O Salvamento Marítimo espanhol resgatou 67 migrantes, entre os quais uma mulher grávida, em duas embarcações no Mar de Alborão, no Mediterrâneo, anunciaram as autoridades.
Migração

Austrália rejeita oferta da Nova Zelândia 

O primeiro-ministro da Austrália rejeitou a oferta da Nova Zelândia, que se propôs a acolher migrantes da ilha de Manus, na Papua Nova Guiné, no seu país.
Migrantes

Espanha resgata 73 migrantes oriundos de Marrocos

As autoridades marítimas espanholas resgataram hoje 73 pessoas, entre as quais nove mulheres, de dois barcos localizados ao largo da ilha de Alborão, situada entre Espanha e Marrocos.
Síria

Reino Unido destina pacote de 11,1 milhões a Raqa

O Governo britânico vai disponibilizar uma ajuda de 11,1 milhões de euros para ajudar a reabastecer os hospitais da cidade síria e a eliminar minas antipessoais.
Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Crise dos Refugiados

Amnistia acusa UE de devolver refugiados em risco

A Amnistia Internacional acusa governos da UE de "fechar os olhos a provas de que a violência está num nível ímpar" no Afeganistão ao devolver refugiados àquele país. Em 2016 reenvios aumentaram 300%.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 64%

162
A ministra da Administração Interna disse que o número de pedidos de asilo a Portugal por parte de refugiados aumentou 64% em 2016 em relação ao ano anterior.
Papa Francisco

Papa lança campanha mundial a favor dos refugiados

O Papa Francisco lança esta quarta-feira a campanha "Partilhar a viagem", que visa estabelecer relações entre migrantes e refugiados e as comunidades que os recebem. A Cáritas juntou-se à iniciativa.
Crise dos Refugiados

Já morreram 4 mil migrantes desde o início do ano

Os números mostram uma redução face ao mesmo período do ano passado. A maioria das mortes aconteceu nas rotas migratórias do Mediterrâneo.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Imigração Ilegal

Alemanha. 51 imigrantes ilegais intercetados

As autoridades alemãs intercetaram este sábado, junto à fronteira com a Polónia, um camião onde seguiam 51 alegados imigrantes ilegais de nacionalidade iraquiana. 17 são menores.
Presidente Marcelo

Estabilização de África resolve migrações, diz PR

O Presidente da República afirmou que para resolver o problema das migrações, é necessário estabilizar os países africanos. Marcelo falou no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, em Malta.
Crise dos Refugiados

Mais de 300 refugiados socorridos no Chipre

A polícia cipriota socorreu mais de 300 refugiados de duas embarcações ao largo do Chipre. Apesar de situada a apenas 100 quilómetros da Síria, a ilha não tem registado um fluxo elevado de refugiados.
Crise dos Refugiados

Merkel não se arrepende de abrir as fronteiras

656
A menos de um mês das eleições, Angela Merkel garante que não se arrepende de ter aberto as fronteiras da Alemanha a centenas de milhares de refugiados. Mas admite que pagou um preço por isso.
Força Aérea

Força Aérea Portuguesa ajuda a salvar 57 migrantes

561
O bote de borracha onde seguiam os 57 migrantes estava em risco de naufrágio quando foi visto pela Força Aérea Portuguesa no mar Mediterrâneo. Avistamento foi essencial para reencaminhar salvamento.
Crise dos Refugiados

Espanha resgata 600 migrantes vindos de Marrocos

159
Foi um resgate recorde em apenas 24 horas: a guarda costeira espanhola resgatou 600 migrantes no Mar Mediterrâneo, vindos de Marrocos. O grupo estava distribuído por 15 embarcações e uma mota de água.
Crise dos Refugiados

Três ONG suspendem resgastes no Mediterrâneo

140
Restrições da Líbia à assistência humanitária e insegurança na zona levaram a que algumas organizações não governamentais suspendessem as operações de resgate de migrantes no Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

ONG tentou socorrer navio anti-refugiados

A ONG "Sea Eye" respondeu a um pedido das autoridades marítimas para ajudar um navio anti-refugiados do movimento xenófobo "Geração Identitária", mas este recusou qualquer ajuda.
Crise dos Refugiados

Mais de 600 mil sírios regressaram a casa

Mais de 600.000 sírios, na maioria deslocados internos, regressaram a casa entre janeiro e junho de 2017, mas os que partem continuam a ser em maior número, mais de 800.000.
Crise dos Refugiados

O momento em que 40 migrantes chegam a Espanha

Em plena luz do dia, com a praia cheia de gente, cerca de 40 migrantes chegaram a Espanha, desembarcando em Cádiz. O momento foi filmado por alguns banhistas.
Crise dos Refugiados

180 migrantes alegadamente afogados de propósito

Mais de 180 pessoas podem ter sido afogadas deliberamente no Iémen, por traficantes de pessoas que, vendo as autoridades, se quiseram livrar das pessoas, disse a ONU.
Crise dos Refugiados

Pescadores tunisinos contra barco anti-migrantes

Um grupo de pescadores tunisinos uniu-se para impedir o barco do grupo anti-migração Génération Identitaire de atracar no porto de Zarzis e de reabastecer. Dizem que recusam ajuda a "racistas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)