Crise dos Refugiados

Crise dos Refugiados

Trump aconselhou Espanha a erguer muro no Saara

373
O presidente dos Estados Unidos terá sugerido que Espanha devia construir um muro no deserto do Saara para controlar o afluxo de refugiados que chegam por via do Mediterrâneo.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra /premium

221
Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius regressa ao Mediterrâneo

O navio de resgate humanitário francês Aquarius vai regressar ao Mediterrâneo central nos próximos dias, sob o nome de Aquarius 2 e com bandeira do Panamá.
Crise dos Refugiados

ONG com navios retidos pressionam governo maltês

Voluntários das organizações não-governamentais alemãs cujos navios de resgate humanitários estão retidos em portos malteses há mais dois meses manifestaram-se em Malta.
Crise dos Refugiados

Força Aérea salva 150 migrantes no Mediterrâneo

480
A Força Aérea portuguesa salvou esta semana, no Mediterrâneo central, 150 migrantes que se encontravam na água ou à deriva após uma embarcação de borracha sobrelotada ter naufragado.
Suécia

Extrema-direita pode ser segundo partido na Suécia

432
Eleições na Suécia poderão ficar marcadas pela ascensão da extrema-direita, através dos Democratas da Suécia (SD), e pela perda de influência dos grandes partidos social-democratas e conservadores.
União Europeia

Juncker quer criar polícia fronteiriça europeia

327
O presidente da Comissão Europeia faz na quarta-feira o discurso sobre o estado da União Europeia e deverá apresentar a proposta de criação de uma polícia fronteiriça comunitária, escreve o El País.
Crise dos Refugiados

Migrantes. Movimento de apoio chega a Lisboa

471
O movimento de apoio aos migrantes Seebrücke já mobilizou mais de 100 mil pessoas em 120 cidades europeias e chega a Lisboa para defender os direitos de quem atravessa o Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Militares da GNR resgatam 67 migrantes na Grécia

Militares da GNR, em missão nas ilhas gregas de Samos e Lesvos, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira, resgataram e auxiliaram esta madrugada 67 migrantes.
Hungria

Hungria. MNE diz que europeus não querem imigração

Péter Szijjártó afirmou que a linha dura em matérias relacionadas com as migrações adotada atualmente pelos governos da Hungria e de Itália vai ao encontro da opinião da maioria dos europeus.
Crise dos Refugiados

Salvini acusa França de recusar 48 mil imigrantes

O ministro do Interior italiano acusou o presidente francês de querer dar lições de solidariedade a Itália e assegurou que França recusou 48 mil imigrantes, desde 2017, na fronteira italo-francesa.
Itália

Itália defende rotatividade para acolher migrantes

A proposta do executivo de Roma será apresentada durante uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia, que decorre esta quarta e quinta-feira em Viena, Áustria.
Crise dos Refugiados

Todos os migrantes do "Diciotti" desembarcaram

Todos os migrantes, cerca de 140, que estavam a bordo do "Diciotti" no porto de Catane, na Sicília, desembarcaram durante a noite, constataram os media.
União Europeia

12 países da UE procuram solução para refugiados

Doze países europeus reuniram-se em Bruxelas para procurar solução de gestão, a longo prazo, dos fluxos migratórios do Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Migrantes do Aquarius devem chegar em setembro

1.103
Os migrantes do navio 'Aquarius' que Portugal vai receber deverão chegar em setembro, num processo que exige procedimentos com Itália, registo das pessoas e resolução de alguns casos de saúde.
Crise dos Refugiados

Salvini ameaça reenviar migrantes para a Líbia

O ministro do Interior de Itália ameaçou reenviar para a Líbia os migrantes, entre os quais os 177 que estão num navio no porto de Catânia, na Sicília, sem autorização para desembarcar.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4.908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Crise dos Refugiados

GNR ajuda 69 migrantes nas ilhas de Samos e Lesbos

Os militares da GNR destacados nas ilhas gregas de Samos e Lesbos auxiliaram 69 migrantes, dos quais 36 crianças, 16 mulheres e 17 homens, afegãos e iraquianos que tentavam chegar à costa.
Crise dos Refugiados

Asilo negado por "não parecer suficientemente gay"

272
"A forma como caminha, a sua atitude e a sua forma de vestir não oferecem a menor indicação de que poderá ser gay. Assim sendo, não tem nada a temer se regressar ao Afeganistão."
Crise dos Refugiados

Navio humanitário Aquarius deixa Malta

O navio humanitário "Aquarius" partiu de Malta, depois de desembarcar 141 imigrantes, enquanto outro navio italiano com mais 177 pessoas resgastadas do mar aguarda por um porto de acolhimento.
Espanha

Espanha acolhe 60 dos 141 migrantes do Aquarius

Portugal também está disponível para acolher 30 dos 244 imigrantes que se encontram no navio humanitário "Aquarius" e noutras pequenas embarcações que estão a atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius procura novo porto seguro

173
Situação semelhante à de junho repete-se: o barco, que transporta mais de 60 menores, não teve autorização para atracar em Itália e Malta. Governo espanhol ainda não se pronunciou oficialmente.
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo na UE desceram 15% este ano

O Gabinete Europeu de Apoio em Matéria de asilo divulgou que, nos primeiros seis meses do ano, foram apresentados 301,390 pedidos de asilo, menos 15% do que no ano anterior.
Crise dos Refugiados

30 migrantes resgatados chegaram a Portugal

Trinta migrantes provenientes de Malta que em junho foram resgatados pelo navio humanitário Lifeline chegaram esta tarde a Portugal, anunciou o Ministério da Administração Interna.
Crise dos Refugiados

Naufrágios no mediterrâneo: Papa pede determinação

O papa Francisco apelou à comunidade internacional para que se atue com determinação e prontidão de forma a evitar os naufrágios no Mediterrâneo, numa mensagem após a oração dominical no Vaticano
Nações Unidas

Hungria abandona pacto mundial sobre as migrações

A Hungria, com um governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado na semana passada nas Nações Unidas.
Crise dos Refugiados

Itália tenta transferir 450 migrantes para a UE

Duas embarcações com 450 migrantes resgatados no sábado vindos da Líbia para Itália estão junto à ilha Sicília, à espera que o Governo italiano transfira estas pessoas para outros países.
Crise dos Refugiados

450 migrantes transferidos para navios militares

Um total de 450 migrantes foi esta madrugada transbordado para navios militares após ter chegado de barco à ilha italiana de Lampedusa, no Mediterrâneo central, vindo da Líbia.
Crise dos Refugiados

Itália recusa mais um navio com refugiados

123
Pela primeira vez, Itália fechou os portos a um navio de uma organização não-governamental com bandeira italiana que tinha 66 refugiados a bordo.
Crise dos Refugiados

Refugiado sírio vive há 125 dias num aeroporto

107
Hassan Al Kontar vive há 125 dias no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto espera pela obtenção do estatuto de refugiado e relata a experiência nas redes sociais.
Crise dos Refugiados

Itália não quer navios de migrantes no país

Matteo Salvini anunciou que no próximo conselho informal da União Europeia pedirá que não atraquem em Itália as embarcações que participam em missões internacionais de resgate de migrantes.
Crise dos Refugiados

Um em cada sete migrantes morreu no Mediterrâneo

Uma em cada sete pessoas que tentou atravessar o Mediterrâneo em junho morreu, sendo que na primeira metade do ano morreu uma em cada 19.
Parlamento Europeu

Eurodeputados contra sanções por ajudar migrantes

As pessoas que ajudam os migrantes por razões humanitárias não devem ser alvo de sanções penais, defendeu esta quinta-feira o Parlamento Europeu numa resolução não legislativa.
Crise dos Refugiados

SEF em Malta a estudar o acolhimento de migrantes

Dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estão desde domingo em Malta a tratar de "todos os procedimentos", nomeadamente entrevistas, relacionadas com o acolhimento em Portugal.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Crise dos Refugiados

ONG critica criminalização de resgate de migrantes

A organização não-governamental alemã Sea Watch, que desenvolve operações de resgate no Mediterrâneo, lamentou que a União Europeia esteja a tentar criminalizar os migrantes.
Crise dos Refugiados

Sete mortos e 123 migrantes resgatados na Líbia 

Pelo menos sete pessoas, duas delas crianças, morreram e outras 123 foram resgatadas do mar após o naufrágio da embarcação em que seguiam ao largo da Líbia, anunciou a guarda-costeira líbia.
Crise dos Refugiados

UE canaliza 45,6 milhões para apoiar migrantes

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira um reforço de 45,6 milhões de euros para ajudar Espanha e Grécia a responder à crescente chegada de migrantes aos portos dos dois países.
Crise dos Refugiados

Países africanos rejeitam proposta do acordo da UE

1.525
O Egipto foi o último país a rejeitar a proposta acordada entre os 28 líderes da UE, que querem montar "plataformas regionais de desembarque" fora da Europa como solução para a crise dos refugiados.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Líder húngaro nega acordo com Alemanha

O primeiro-ministro nacionalista húngaro Viktor Orban assegurou que não existe nenhum acordo com o governo alemão sobre o acolhimento de refugiados que vão ser expulsos da Alemanha.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita mais um navio com migrantes

154
O Governo de Pedro Sánchez autorizou que mais um navio rejeitado por Itália e Malta atracasse num porto espanhol. Desta vez é o Open Arms, que tem 60 migrantes a bordo.
Crise dos Refugiados

Malta e Itália recusam barco da ONG com migrantes

ONG espanhola Proactiva resgatou no sábado 60 migrantes no Mediterrâneo e espera autorização para desembarcar as pessoas, depois de Itália e Malta terem reafirmado recusa em acolher mais embarcações.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Um acordo que é uma manta de retalhos /premium

213
Após um longo jantar, os líderes europeus chegaram a um acordo para a política de refugiados. Só pararam às 4h35. Apesar do esforço, especialistas criticam: é "vago" e uma "manta de retalhos".
Crise dos Refugiados

Portugal não se candidata a acolher centros

186
O primeiro-ministro, António Costa, disse que Portugal não é candidato a acolher centros controlados, previstos no acordo sobre migrações alcançado esta madrugada no Conselho Europeu, em Bruxelas.
Crise dos Refugiados

UE. Receção de refugiados deixa de ser obrigatória

510
Os 28 países da UE chegaram a um acordo onde a receção de requerentes de asilo passa a funcionar em centros distribuídos pelo continente — mas nenhum país é obrigado a tê-los no seu território.
Imigração Ilegal

Descontrolo migratório: ter dúvidas não é racismo /premium

697
Não é preciso ser racista ou xenófobo para ter dúvidas sobre as causas e as consequências do afluxo descontrolado de pessoas à Europa nos últimos anos.
Conselho Europeu

Líderes europeus fecham acordo nas migrações

Uma longa e dura maratona negocial permitiu aos líderes europeus chegarem a acordo sobre o problema das migrações, num plano que envolve criar "centros controlados" dentro da Europa.
Crise dos Refugiados

Costa. Plataformas para refugiados só sob ACNUR

O primeiro-ministro considerou "absolutamente inaceitável" a criação de "campos de contenção" de refugiados "do lado de lá do Mediterrâneo", admitindo apenas plataformas sob o controlo do ACNUR.
Crise dos Refugiados

Lifeline. 70 menores não acompanhados a bordo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que dos 233 migrantes a bordo do navio Lifeline 70 são "menores não acompanhados".
Crise dos Refugiados

Conte ameaça vetar resolução para refugiados

À entrada do Conselho Europeu, o primeiro-ministro italiano disse que pode vetar uma resolução para a crise de refugiados se lea não corresponder às suas exigências e pondera "soluções unilaterais".
Crise dos Refugiados

Refugiados. Quem apoia e quem empurra Merkel? /premium

Pressionada pelo seu governo, que pode cair se Merkel não endurecer a sua política migratória, a chanceler arrisca o seu futuro político neste Conselho Europeu. O que defende cada país nesta crise?
Crise dos Refugiados

Navio Lifeline está retido em Malta

O navio da ONG alemã Lifeline, que atracou na quarta-feira em Malta para desembarcar 233 imigrantes, foi retido como medida de precaução e o seu capitão, Claus-Peter Reisch, foi interrogado.
Mediterrâneo

Navio Lifeline chegou ao porto de La Valeta

O barco da organização não-governamental alemã Lifeline, com cerca de 230 migrantes, chegou ao porto maltês de La Valeta, depois de permanecer seis dias no Mediterrâneo à espera de uma autorização.
Crise dos Refugiados

Lifeline. Migrantes recebidos em oito países 

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, disse esta quarta-feira que oito países europeus, e não sete como afirmara pouco antes, vão receber migrantes do navio humanitário Lifeline.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Crise dos Refugiados

Itália autoriza barco com migrantes a atracar

Cargueiro dinamarquês Alexander Maersk, com 108 migrantes a bordo, foi autorizado a atracar no porto italiano de Pozzalo, após três dias de espera. Migrantes foram resgatados ao largo da Líbia.
Crise dos Refugiados

Mateo Salvini em Tripoli para travar migração

O ministro do Interior italiano, Mateo Salvini, deslocou-se esta manhã para a capital da Líbia, Tripoli, para discutir o combate ao fenómeno migratório e renegociar os acordos existentes.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Crise dos Refugiados

Navio Lifeline envia mensagem a ministro italiano

184
O navio 'Lifeline' com imigrantes a bordo e que foi proibido de atracar em portos italianos, enviou uma mensagem ao ministro do Interior italiano a lembrar que leva "seres humanos a bordo".
Crise dos Refugiados

Uma cimeira cuja vitória será acontecer

Ninguém está de acordo. Nem quanto à abordagem, nem quanto às soluções, nem sequer sobre a retórica. Quando os líderes se reunirem domingo em Bruxelas para discutir a imigração, falarem já é vitória.
Crise dos Refugiados

Migrações: 16 líderes confirmados para reunião

Pelo menos 16 líderes da União Europeia vão participar, no domingo, na reunião informal convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para debater o problema das migrações.
Crise dos Refugiados

"Carne humana". Salvini proíbe barco de refugiados

448
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, proibiu a entrada de mais um barco com refugiados em portos de Itália. Diz que os migrantes são "carne humana" e manda-os para outros países.
Crise dos Refugiados

Portugal vai receber mais mil refugiados até 2019

Em julho, uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai deslocar-se até ao Egito para entrevistar os primeiros candidatos a serem acolhidos. Portugal já recebeu 1.552 refugiados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)