Crise dos Refugiados
Refugiados

União Europeia de extrema direita e outras fábulas

267
Não se pode senão desonestamente repudiar a votação da proposta de resolução socialista, tendo rejeitado outras três que serviam o mesmo fim. Isso não serve para nada senão para manipular.
Crise dos Refugiados

Três rostos do protesto a favor dos refugiados

850
Lokas, Catarina e Raul estiveram no Mediterrâneo e vão sair à rua para pedir ao Parlamento Europeu que volte a tentar encontrar solução para a busca e o salvamento dos migrantes.
Parlamento Europeu

Migração. Nuno Melo acusa esquerda de manipulação

2140
Votou contra uma resolução que defendia mais ajuda a refugiados no Mediterrâneo e foi trucidado nas redes sociais, mas Melo garante que não foi bem assim que aconteceu: "É uma miserável manipulação."
Crise dos Refugiados

Oito migrantes num camião frigorífico em França

147
Oito migrantes, entre os quais quatro crianças, foram encontrados este domingo num camião frigorífico, no Porto de Calais, em França.
Refugiados

Migrantes revoltam-se contra centro de acolhimento

2224
Foram detidos 107 migrantes depois de terem ateado fogo a carros e a partes de edifícios em Malta. Protestavam contra um centro de acolhimento. Três agentes da polícia ficaram feridos.
Crise dos Refugiados

Resgatados 74 migrantes no Mediterrâneo

Duas organizações não-governamentais (ONG) declararam que o seu navio Ocean Viking resgatou os migrantes esta manhã, a cerca de 80 quilómetros da costa da Líbia, perto de um campo de petróleo.
Crise dos Refugiados

GNR resgata 17 migrantes na Grécia

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR está em missão na ilha de Samos, na Grécia, onde resgatou 17 migrantes de um barco de borracha. Entre os resgatados estava uma grávida, crianças e um idoso.
Crise dos Refugiados

Polícia Marítima resgata 38 migrantes na Grécia

A bordo do bote rumo à ilha de Lesbos, na Grécia, seguiam 38 migrantes, dos quais 13 crianças, 10 mulheres — uma delas, grávida — e 15 homens. Embarcação foi detetada às 3h40 da madrugada.
Grécia

400 refugiados protestam contra condições de campo

Os migrantes manifestaram-se para reivindicarem melhores condições de vida. O protesto acontece 2 dias depois do incêndio no campo de refugiados, que provocou um morto e 17 feridos.
Crise dos Refugiados

CPR pede a Ronaldo que apoie Miguel Duarte

516
O Conselho para os Refugiados pede solidariedade de Ronaldo para com Miguel Duarte, o português constituído arguido em Itália, acusado de auxílio à imigração ilegal.
Lesbos

Incêndio em campo de refugiados causa dois mortos

128
Um incêndio em Lesbos, na Grécia, levou à morte de uma mulher e uma criança. Os migrantes revoltaram-se contra as autoridades. O campo de Moria tem capacidade para 3 mil pessoas e acolhe 13 mil.
Migrantes

Polícia Marítima portuguesa resgata 32 migrantes

Os migrantes, entre os quais 12 crianças, faziam a travessia entre a Turquia e a Grécia, a bordo de um bote. Desde 2014, a Polícia Marítima já resgatou 6.233 migrantes no Mediterrâneo.
Migrantes

Naufrágio no Mar Egeu provoca pelo menos 7 mortes

Entre as vítimas está um bebé e quatro crianças. Quatro crianças, cinco homens e três mulheres, cujas nacionalidades ainda não são conhecidas, foram salvas.
Migrantes

Migrantes do Ocean Viking já estão em Lampedusa

Os 82 migrantes que estavam a bordo do navio humanitário 'Ocean Viking' já desembarcaram em Lampedusa, depois de seis dias de espera no mar Mediterrâneo. Portugal disponível para receber oito pessoas.
Migrantes

Polícia Marítima portuguesa resgata 43 migrantes 

A equipa da Polícia Marítima a bordo da embarcação "Tubarão" intercetou um bote com 43 migrantes a bordo, dos quais 14 crianças, 13 mulheres, uma delas grávida, e 16 homens.
Refugiados

Grécia e UE ignoram refugiados nas ilhas do Egeu

A MSF acusou as autoridades gregas e europeias de ignorarem "deliberadamente" os refugiados das ilhas do Mar Egeu e destacou a sobrelotação, a violência e a falta de segurança nos acampamentos.
Crise dos Refugiados

O Open Arms e o choque da Europa fechada

323
Fugiu da Síria, tropeçou no caos do Sudão, acabou vítima de tráfico humano na Líbia e passou 15 dias no Open Arms, à espera que a Europa abrisse a porta. Falou com o Observador a partir de Lampedusa.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
Crise dos Refugiados

Grécia. Sobrelotação obriga a transferir migrantes

Cerca de 1.500 migrantes vão ser transferidos para um campo localizado no norte da Grécia continental, conhecido como Nea Kavala. As primeiras 640 pessoas saíram esta segunda-feira.
Crise dos Refugiados

Migrações. Grécia reforça vigilância de fronteiras

A Grécia decidiu transferir para o continente refugiados de campos de migrantes sobrelotados nas ilhas e reforçar a vigilância nas fronteiras marítimas, informou o Governo grego.
Crise dos Refugiados

52% das crianças refugiadas não vão à escola

151
À medida que as crianças refugiadas ficam mais velhas, o acesso à educação tornar-se mais difícil: apenas 63% frequentam a escola primária — número que baixa para 24% no ensino secundário.
Crise dos Refugiados

Polícia portuguesa resgatou 38 migrantes na Grécia

Entre os 38 migrantes estavam 11 crianças, 14 mulheres e 13 homens. Migrantes estavam a bordo de um bote e foram transferidos em segurança para o porto de Skala Skamineas.
Crise dos Refugiados

A vida no navio que salvou 356 refugiados /premium

325
O Ocean Viking atraca esta sexta-feira em Malta, com 356 migrantes, desde crianças abandonadas a vítimas de escravatura. As histórias de duas semanas a bordo, à espera de um porto que os acolhesse.
Crise dos Refugiados

GNR resgata 39 migrantes no mar Egeu

Os militares receberam um alerta para uma situação de busca e salvamento e detetaram uma embarcação de borracha, com cerca de oito metros, na qual seguiam 39 migrantes.
Crise dos Refugiados

"Open Arms". Mais nove pessoas lançam-se ao mar

A organização não governamental espanhola "Open Arms" confirmou nas redes sociais que mais nove pessoas se lançaram ao mar, acrescentando que "a situação está fora de controlo".
Crise dos Refugiados

"Open Arms" recusa viajar até Espanha para aportar

158
Espanha ofereceu o porto de Algeciras e o de Mahón, nas Baleares. Mas o Open Arms não aceita e diz precisar de desembarcar já. Entretanto, há relatos de um novo naufrágio ao largo da Líbia.
Crise dos Refugiados

"Ocean Viking" pediu desembarque em Malta e Itália

Sophie Rahal, responsável da SOS Méditerranée, disse que tem de ser acionado um "mecanismo de desembarque" acordado a nível europeu.
Crise dos Refugiados

Open Arms rejeita atracar em porto espanhol

539
O Governo de Espanha propôs receber o navio humanitário "Open Arms" em Algeciras face à "inconcebível" recusa de Itália em autorizar o desembarque dos 107 migrantes. Mas a ONG recusou.
Crise dos Refugiados

Em Itália, este gesto dá multa. E agora? /premium

2637
As multas milionárias para quem resgatar e levar migrantes para Itália fazem temer pelo destino de quem arrisca atravessar o Mediterrâneo. "Situação dramática" do "Open Arms" intensifica polémica.
Crise dos Refugiados

Migrações. Bruxelas "muito grata" a Portugal

A porta-voz da Comissão Europeia saúda o facto de "seis Estados-membros estarem dispostos a mostrar solidariedade", entre eles Portugal, que vai receber 10 migrantes a bordo do navio Open Arms.
Itália

"Obsessão" faz diminuir 80% de migrantes em Itália

434
Salvini garante que o número de mortos e desaparecidos e o de pedidos de asilo pendentes foi reduzido. Aos jornalistas, disse ainda que recebeu os parabéns de diversos governos.
Crise dos Refugiados

Portugal vai receber até 10 migrantes do Open Arms

789
Portugal vai receber até 10 dos 147 migrantes a bordo do navio da organização não-governamental espanhola Open Arms, no âmbito de um acordo que envolve outros quatro países europeus.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita receber migrantes do Open Arms

O Governo de Espanha está disposto a acolher algumas das 147 pessoas a bordo do navio Open Arms no âmbito de um acordo com outros países da UE para a distribuição dos migrantes.
Crise dos Refugiados

Travessias ilegais para a Europa sobem para 10.500

A rota migratória do Mediterrâneo Oriental continuou a ser a mais movimentada, num total de quase 5.800 travessias, em julho. Ainda assim, número representa uma diminuição de 6% face ao ano passado.
Crise dos Refugiados

Richard Gere foi dar apoio a navio humanitário

5607
O ator partiu da ilha de Lampedusa para levar comida ao navio da organização não-governamental espanhola Open Arms. Estão 121 migrantes resgatados no Mediterrâneo à espera de poder desembarcar.
Crise dos Refugiados

Malta recusa reabastecer navio de ONG humanitárias

832
As autoridades maltesas recusaram esta quarta-feira à noite reabastecer com combustível o navio humanitário das organizações não-governamentais SOS Mediterrâneo e Médicos Sem Fronteiras.
Crise dos Refugiados

Turquia. UE dá mais 127 milhões para refugiados

O programa Rede de Segurança Social de Emergência, criado em 2015, providencia ajuda financeira mensal aos refugiados sírios na Turquia, através de um cartão de débito especial.
Crise dos Refugiados

Papa lamenta "dramático naufrágio" no Mediterrâneo

O papa Francisco lamentou o "dramático naufrágio" ocorrido na quinta-feira ao largo da Líbia, no Mediterrâneo, e que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos.
Crise dos Refugiados

Criminalização de ativistas criticada por ONG

173
A presidente da plataforma portuguesa de ONGD defendeu que a criminalização de cidadãos que prestam ajuda humanitária questiona os valores da Europa.
Crise dos Refugiados

Guterres quer rotas seguras para migrantes

871
Depois do naufrágio ao largo da Líbia, que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos, o secretário-geral da ONU insistiu que os migrantes "merecem segurança e dignidade".
Crise dos Refugiados

ONU pede operações de resgate de migrantes 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados informou da possível morte de 150 imigrantes após o naufrágio de dois navios ao largo da costa da Líbia.
Crise dos Refugiados

Itália. Ministro nega desembarque a 140 migrantes

1290
Matteo Salvini garantiu que enquanto não existir um acordo para a distribuição de migrantes pelos países europeus "nenhum porto vai ser designado" para o desembarque dos 140 migrantes resgatados.
Crise dos Refugiados

Registadas 683 mortes no Mediterrâneo

O número mais elevado de vítimas mortais (426) foi registado na rota migratória central, que sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Itália e a Malta, segundo dados de uma agência da ONU.
Crise dos Refugiados

Navio humanitário pede mais ação à Europa

Carola Rackete, acusada pelo governo italiano de ajudar a imigração ilegal, pede o esforço da Comissão Europeia para que "todos os países aceitem migrantes salvos por navios de resgate civil".
Crise dos Refugiados

Malta recusa navio humanitário com 65 migrantes

316
As autoridades maltesas proibiram a entrada do navio humanitário Alan Kurdi, com 65 migrantes a bordo, que continua a dirigir-se para Malta, após ter sido recusado pelas autoridades italianas.
Crise dos Refugiados

Barco com migrantes atraca sem permissão em Itália

132
O barco Alex, de uma ONG italiana, atracou na ilha italiana de Lampedusa sem autorização. A proibição foi decidida pelo ministro do Interior, mas não foi obedecida pelo piloto.
Crise dos Refugiados

30 mil protestam na Alemanha para apoiar migrantes

383
Mais de 30 mil pessoas manifestaram-se em mais de 100 cidades alemãs para pedir mais ajuda humanitária aos migrantes. Protesto foi marcado após a detenção da capitã de um navio humanitário.
Crise dos Refugiados

Itália recusa entrada de dois barcos com migrantes

771
A Itália recusa a entrada no porto da ilha de Lampedusa das embarcações da Organização Não-Governamental (ONG) alemã Sea Eye, com 65 migrantes a bordo, e da italiana Mediterranea, com 41 resgatados.
Crise dos Refugiados

Barco alemão segue para Lampedusa com 65 migrantes

O barco alemão Alan Kurdi está a deslocar-se para a ilha italiana de Lampedusa com 65 migrantes a bordo, apesar da proibição de Itália e do conflito gerado pela chegada a esse porto do See Watch 3.
Crise dos Refugiados

Barco com migrantes capota, há 82 desaparecidos

1295
Uma embarcação que transportava migrantes capotou ao largo da Tunísia, deixando 82 desaparecidos. Foram resgatadas quatro pessoas, mas uma delas acabou por morrer. Barco tinha partido da Líbia.
Migrantes

Cinco migrantes do Sea-Watch 3 vêm para Portugal

477
Entre os 53 migrantes do Sea-Watch 3, que passou duas semanas à deriva até receber autorização para atracar em Itália, cinco vêm para Portugal. Capitã do navio foi detida este sábado.
Rádio Observador

Miguel Duarte "voltava amanhã" para o Mediterrâneo

No "Explicador" da manhã da Rádio Observador estivemos com o português que foi constituído arguido e está sob investigação pelas autoridades italianas por suspeita de ajuda à imigração ilegal.
Crise dos Refugiados

Barco com 42 migrantes desafia governo italiano

Após duas semanas parado no mar Mediterrâneo, um barco com 42 migrantes desafiou o governo italiano tentando atracar em Lampedusa. Os portos de Itália estão fechados a navios de resgate há um ano.
Migrações

Por favor, poupem-nos à política das emoções  /premium

684
Não podemos aceitar que uma história comovente, como a do salvador português, baste para encerrar o debate sobre as migrações ilegais para a Europa. Porque não é questão que se resolva só com emoções.
Crise dos Refugiados

Amnistia acompanha caso de Miguel Duarte

240
Miguel Duarte foi constituído arguido em Itália por apoio à imigração ilegal, juntamente com a tripulação do "Iuventa". Se caso seguir para julgamento, Amnistia irá participar enquanto observador.
Crise dos Refugiados

"Não peço o passaporte a quem se está a afogar" /premium

46717
Ajudou a salvar milhares de vidas e pode enfrentar 20 anos de prisão. Ao Observador, Miguel conta o que o levou a ir para o Mediterrâneo e o que pensa das políticas da UE. Não se arrepende de nada.
Crise dos Refugiados

Miguel arrisca prisão por resgatar migrantes

11308
Em 2016, Miguel entrou num barco com outros nove voluntários para resgatar migrantes no Mediterrâneo. Em 2018 foi constituído arguido por apoio à imigração ilegal. Pode ficar preso por 20 anos.
Crise dos Refugiados

Polícia Marítima portuguesa resgata 36 migrantes

113
A equipa da Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou esta madrugada 36 migrantes, dos quais 15 crianças (sete bebés), seis mulheres e 15 homens que viajavam num bote.
Crise dos Refugiados

Migrantes encontrados dentro de capot de carro

219
A Guardia Civil parou três carros em Melilla com pessoas escondidas entre o motor e o tablier do carros para entrarem na Europa. Um dos migrantes encontrados é uma rapariga de 15 anos.
Migrações

Marinha maltesa resgata 216 migrantes 

118
Duas embarcações em dificuldades no Mediterrâneo levaram ao resgate dos migrantes. A bordo seguiam 216 pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas.
Eleições Europeias

"Qual campanha?", critica representante da UE

509
A representante da Comissão Europeia em Portugal considera que os partidos em campanha estão a desperdiçar a oportunidade de esclarecer os portugueses sobre os desafios da União Europeia.
Migrações

BIenal de Veneza. Barco de migrantes gera polémica

Mais de 700 passageiros do pequeno barco vindo da Líbia morreram no seu naufrágio em 2015. Agora, o artista Christoph Büchel apresenta-o na bienal de Veneza com o nome "Barca Nostra".
Papa Francisco

Refugiados. Papa dá 100 mil euros à Caritas

199
Consciente das fracas condições de subsistência que centenas de migrantes enfrentam na ilha grega de Lesbos, Francisco avançou com a doação de 100 mil euros à delegação da Cáritas que atua nesta zona.
Papa Francisco

Papa na Bulgária pede "portas abertas" a migrantes

1417
O Papa Francisco esteve dois dias na Bulgária, cujo Governo tem fortes ideias anti-migrantes, e dedicou quase toda a visita ao tópico dos refugiados. Esta manhã, partiu para a Macedónia do Norte.
Nações Unidas

ONU. Responsabilidade por refugiados é de todos

A coordenadora da ONU na Turquia lembrou que há 3,6 milhões sírios no país e que "muitos países europeus recusam-se a lidar com a situação".
Crise dos Refugiados

Líbia. Violência pode aumentar fluxo de migrantes

O presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, advertiu para a possibilidade de a escalada de violência na Líbia provocar uma crise humanitária e uma chegada massiva de migrantes à costa italiana.
Crise dos Refugiados

Portugal acolhe migrantes "presos" no Mediterrâneo

832
Portugal é um dos países europeus que vão acolher os migrantes "presos" há dez dias num barco humanitário no Mediterrâneo depois de terem sido resgatados. Dez viajarão até território português.
Crise dos Refugiados

Refugiados sequestram navio que os resgatou

1974
Mais de uma centena de migrantes foram resgatados no Mediterrâneo. Barco que os salvou pretendia levá-los de volta à Líbia, de onde tinham fugido. Mas eles recusaram e tomaram controlo do barco.
Wolfgang Schäuble

Schäuble e austeridade. "Podia ter sido diferente"

3594
Ex-ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, reconhece hoje viver com alguma "tristeza", por ter "tido papel em tudo isso", referindo-se à crise da dívida e à pressão sobre países do sul.
Crise dos Refugiados

Morreu o padeiro que ajudava refugiados na Grécia

448
Dionisis Avranitakis cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam a Kos, mesmo antes de que o Governo grego tivesse tempo de reagir e arranjar abrigos para aquelas pessoas.
Crise dos Refugiados

União Africana discute a crise dos refugiados

A 32.ª cimeira da União Africana arranca este domingo em Addis Abeba, capital na Etiópia, com a presença de 40 representantes de países africanos e de organizações internacionais.
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Crise dos Refugiados

Papa pede orações por vítimas no Mediterrâneo

177
Francisco pediu uma oração por todos os que "procuravam um futuro para a sua vida" e que perderam a vida. O papa apelou também a "um caminho de paz na Colômbia" depois do ataque à escola de polícia.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pressiona Austrália 

A Amnistia Internacional é contra a detenção de migrantes nos países do Pacífico. Mais de mil refugiados e requerentes de asilo permanecem retidos em "prisões ao ar livre".
Papa Francisco

Papa pede solidariedade com migrantes em Malta

395
O papa Francisco apelou aos líderes europeus para mostrarem "solidariedade concreta" com os 49 migrantes ainda retidos em dois navios de ONG de Malta, alguns há mais de duas semanas.
Imigrantes Ilegais

Polícia Marítima salvou 660 migrantes na Grécia

A Polícia Marítima resgatou em 2018 um total de 660 migrantes, durante travessias marítimas arriscadas no Mar Egeu para tentarem chegar à Grécia.
Migrações

Travessia da Mancha por migrantes preocupa Londres

O Governo britânico classificou como "profundamente preocupante" o aumento das tentativas de travessia no Canal da Mancha por migrantes, no mesmo dia em que 20 pessoas foram socorridas naquela zona.
Crise dos Refugiados

Open Arms ainda não tem porto para os imigrantes

309
A organização não-governamental esclareceu que não tem um porto para desembarcar os 313 imigrantes recolhidos na sexta-feira no Mediterrâneo, apenas autorização para se aproximar de águas espanholas.
Crise dos Refugiados

Quase 300 mil refugiados sírios regressaram a casa

Cerca de 300 mil refugiados sírios na Turquia regressaram a casa depois de duas operações militares turcas em território sírio em 2016 e 2017, disse o ministro da Administração Interna turco.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita navio com 300 migrantes

192
A organização OpenArms foi autorizada a aportar em Algeciras e desembarcar os mais de 300 migrantes que resgatou do mar na sexta-feira, depois das recusas de Malta e de Itália.
Crise dos Refugiados

Itália fecha portos a navio com 300 migrantes

821
Matteo Salvini declara que Itália não irá acolher barco da ONG Open Arms que resgatou mais de 300 migrantes no Mediterrâneo. Embarcação já tinha sido proibida de atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Refugiados

Apoio a refugiados pode render uma obra de Banksy

A escultura política "Dream Boat" foi doada por Banksy a uma loja londrina para ajudar refugiados. Com apenas duas libras é possível entrar num concurso de adivinhas que pode dar direito à obra.
Crise dos Refugiados

Da incerteza do Aquarius para um emprego no Fundão

211
À chegada ao trabalho, Gebru e Hadush cumprimentam os colegas com um "Bom Dia" que representa uma verdadeira conquista. Há poucos meses estavam no navio 'Aquarius' e desconheciam o futuro.
Crise dos Refugiados

Resgatados 22 argelinos ao largo de Almeria

Uma equipa de Salvamento Marítimo de Espanha resgatou 22 homens de origem argelina que seguiam numa balsa localizada a 50 milhas náuticas do Cabo de Gata, em Almeria, Espanha.
União Europeia

Português acusado. Má conduta em agência europeia

247
José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo, foi acusado de má conduta no cargo. O Gabinete Europeu Anti-Fraude investigava o português há vários meses.
Refugiados

50% dos refugiados já não precisam de apoios extra

269
Quase metade dos refugiados que Portugal acolheu desde dezembro de 2015 deixou de precisar de apoios complementares quando o seu período de acolhimento institucional terminou.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Venezuela

Angelina Jolie foi acusada de ser espia de Trump

2681
Diosdado Cabello, líder chavista, acusou a atriz de trabalhar para a CIA e para Donald Trump. Angelina Jolie visitou o Peru na semana passada para se reunir com refugiados venezuelanos.
Crise dos Refugiados

Dois cubos com sangue para a causa dos refugiados

Ao todo, 5.000 pessoas vão doar sangue para preencher a escultura pensada pelo artista britânico Marc Quinn. Ao mesmo tempo, serão doados 30 milhões de dólares a instituições de caridade.
Crise dos Refugiados

Polícia italiana com ordem para travar migrantes

303
Ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, ordenou o envio da polícia para patrulhar a fronteira com a França, para evitar a devolução de migrantes ilegais a território italiano.
Crise dos Refugiados

Acolhimento na Grécia na é "horrível e chocante"

131
O novo secretário-geral da Amnistia Internacional, Kumi Naiddo, disse estar horrorizado com a forma como são tratados os refugiados na Grécia, especialmente nas ilhas gregas.
Migrações

Organização das Migrações. Vitorino assume direção

António Vitorino assume esta sexta-feira a liderança da Organização Internacional das Migrações. A instituição sempre foi gerida pelos EUA, excepto uma vez em 1960.
Crise dos Refugiados

Grécia acelera transferência de três mil migrantes

O governo grego vai acelerar a transferência de 3.000 migrantes que se encontram em campos sobrelotados das ilhas gregas para o continente, disse à Lusa um porta-voz da Comissão Europeia (CE).
Crise dos Refugiados

Migrantes resgatados vão viver para o Fundão

1472
Chegaram esta terça-feira a Portugal 19 migrantes resgatados em julho pelo navio humanitário Aquarius, que vão viver para o Fundão, ter aulas de português e aprender sobre a realidade portuguesa.
Refugiados

Venezuela no 3.º lugar dos pedidos de asilo

O número de novos pedidos de asilo aumentou 4% na União Europeia no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses, mas recuou 12% na comparação homóloga, com a Venezuela em terceiro lugar.
Crise dos Refugiados

Balanço de mortos em naufrágio sobe para 207

Pelo menos 207 pessoas morreram no naufrágio do navio de passageiros MV Nyerere no lago Vitória, no sudoeste da Tanzânia, segundo um novo balanço divulgado hoje pela rádio pública.
Crise dos Refugiados

Tanzânia. 170 mortos no naufrágio de 5ª feira

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais.
Crise dos Refugiados

Trump aconselhou Espanha a erguer muro no Saara

521
O presidente dos Estados Unidos terá sugerido que Espanha devia construir um muro no deserto do Saara para controlar o afluxo de refugiados que chegam por via do Mediterrâneo.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra /premium

251
Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius regressa ao Mediterrâneo

O navio de resgate humanitário francês Aquarius vai regressar ao Mediterrâneo central nos próximos dias, sob o nome de Aquarius 2 e com bandeira do Panamá.
Crise dos Refugiados

ONG com navios retidos pressionam governo maltês

Voluntários das organizações não-governamentais alemãs cujos navios de resgate humanitários estão retidos em portos malteses há mais dois meses manifestaram-se em Malta.
Crise dos Refugiados

Força Aérea salva 150 migrantes no Mediterrâneo

480
A Força Aérea portuguesa salvou esta semana, no Mediterrâneo central, 150 migrantes que se encontravam na água ou à deriva após uma embarcação de borracha sobrelotada ter naufragado.
Suécia

Extrema-direita pode ser segundo partido na Suécia

432
Eleições na Suécia poderão ficar marcadas pela ascensão da extrema-direita, através dos Democratas da Suécia (SD), e pela perda de influência dos grandes partidos social-democratas e conservadores.
União Europeia

Juncker quer criar polícia fronteiriça europeia

327
O presidente da Comissão Europeia faz na quarta-feira o discurso sobre o estado da União Europeia e deverá apresentar a proposta de criação de uma polícia fronteiriça comunitária, escreve o El País.
Crise dos Refugiados

Migrantes. Movimento de apoio chega a Lisboa

471
O movimento de apoio aos migrantes Seebrücke já mobilizou mais de 100 mil pessoas em 120 cidades europeias e chega a Lisboa para defender os direitos de quem atravessa o Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Militares da GNR resgatam 67 migrantes na Grécia

Militares da GNR, em missão nas ilhas gregas de Samos e Lesvos, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira, resgataram e auxiliaram esta madrugada 67 migrantes.
Hungria

Hungria. MNE diz que europeus não querem imigração

Péter Szijjártó afirmou que a linha dura em matérias relacionadas com as migrações adotada atualmente pelos governos da Hungria e de Itália vai ao encontro da opinião da maioria dos europeus.
Crise dos Refugiados

Salvini acusa França de recusar 48 mil imigrantes

O ministro do Interior italiano acusou o presidente francês de querer dar lições de solidariedade a Itália e assegurou que França recusou 48 mil imigrantes, desde 2017, na fronteira italo-francesa.
Itália

Itália defende rotatividade para acolher migrantes

A proposta do executivo de Roma será apresentada durante uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia, que decorre esta quarta e quinta-feira em Viena, Áustria.
Crise dos Refugiados

Todos os migrantes do "Diciotti" desembarcaram

Todos os migrantes, cerca de 140, que estavam a bordo do "Diciotti" no porto de Catane, na Sicília, desembarcaram durante a noite, constataram os media.
União Europeia

12 países da UE procuram solução para refugiados

Doze países europeus reuniram-se em Bruxelas para procurar solução de gestão, a longo prazo, dos fluxos migratórios do Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

Migrantes do Aquarius devem chegar em setembro

1103
Os migrantes do navio 'Aquarius' que Portugal vai receber deverão chegar em setembro, num processo que exige procedimentos com Itália, registo das pessoas e resolução de alguns casos de saúde.
Crise dos Refugiados

Salvini ameaça reenviar migrantes para a Líbia

O ministro do Interior de Itália ameaçou reenviar para a Líbia os migrantes, entre os quais os 177 que estão num navio no porto de Catânia, na Sicília, sem autorização para desembarcar.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Crise dos Refugiados

GNR ajuda 69 migrantes nas ilhas de Samos e Lesbos

Os militares da GNR destacados nas ilhas gregas de Samos e Lesbos auxiliaram 69 migrantes, dos quais 36 crianças, 16 mulheres e 17 homens, afegãos e iraquianos que tentavam chegar à costa.
Crise dos Refugiados

Asilo negado por "não parecer suficientemente gay"

272
"A forma como caminha, a sua atitude e a sua forma de vestir não oferecem a menor indicação de que poderá ser gay. Assim sendo, não tem nada a temer se regressar ao Afeganistão."
Crise dos Refugiados

Navio humanitário Aquarius deixa Malta

O navio humanitário "Aquarius" partiu de Malta, depois de desembarcar 141 imigrantes, enquanto outro navio italiano com mais 177 pessoas resgastadas do mar aguarda por um porto de acolhimento.
Espanha

Espanha acolhe 60 dos 141 migrantes do Aquarius

Portugal também está disponível para acolher 30 dos 244 imigrantes que se encontram no navio humanitário "Aquarius" e noutras pequenas embarcações que estão a atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius procura novo porto seguro

173
Situação semelhante à de junho repete-se: o barco, que transporta mais de 60 menores, não teve autorização para atracar em Itália e Malta. Governo espanhol ainda não se pronunciou oficialmente.
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo na UE desceram 15% este ano

O Gabinete Europeu de Apoio em Matéria de asilo divulgou que, nos primeiros seis meses do ano, foram apresentados 301,390 pedidos de asilo, menos 15% do que no ano anterior.
Crise dos Refugiados

30 migrantes resgatados chegaram a Portugal

Trinta migrantes provenientes de Malta que em junho foram resgatados pelo navio humanitário Lifeline chegaram esta tarde a Portugal, anunciou o Ministério da Administração Interna.
Crise dos Refugiados

Naufrágios no mediterrâneo: Papa pede determinação

O papa Francisco apelou à comunidade internacional para que se atue com determinação e prontidão de forma a evitar os naufrágios no Mediterrâneo, numa mensagem após a oração dominical no Vaticano
Nações Unidas

Hungria abandona pacto mundial sobre as migrações

A Hungria, com um governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado na semana passada nas Nações Unidas.
Crise dos Refugiados

Itália tenta transferir 450 migrantes para a UE

Duas embarcações com 450 migrantes resgatados no sábado vindos da Líbia para Itália estão junto à ilha Sicília, à espera que o Governo italiano transfira estas pessoas para outros países.
Crise dos Refugiados

450 migrantes transferidos para navios militares

Um total de 450 migrantes foi esta madrugada transbordado para navios militares após ter chegado de barco à ilha italiana de Lampedusa, no Mediterrâneo central, vindo da Líbia.
Crise dos Refugiados

Itália recusa mais um navio com refugiados

123
Pela primeira vez, Itália fechou os portos a um navio de uma organização não-governamental com bandeira italiana que tinha 66 refugiados a bordo.
Crise dos Refugiados

Refugiado sírio vive há 125 dias num aeroporto

107
Hassan Al Kontar vive há 125 dias no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto espera pela obtenção do estatuto de refugiado e relata a experiência nas redes sociais.
Crise dos Refugiados

Itália não quer navios de migrantes no país

Matteo Salvini anunciou que no próximo conselho informal da União Europeia pedirá que não atraquem em Itália as embarcações que participam em missões internacionais de resgate de migrantes.
Crise dos Refugiados

Um em cada sete migrantes morreu no Mediterrâneo

Uma em cada sete pessoas que tentou atravessar o Mediterrâneo em junho morreu, sendo que na primeira metade do ano morreu uma em cada 19.
Parlamento Europeu

Eurodeputados contra sanções por ajudar migrantes

As pessoas que ajudam os migrantes por razões humanitárias não devem ser alvo de sanções penais, defendeu esta quinta-feira o Parlamento Europeu numa resolução não legislativa.
Crise dos Refugiados

SEF em Malta a estudar o acolhimento de migrantes

Dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estão desde domingo em Malta a tratar de "todos os procedimentos", nomeadamente entrevistas, relacionadas com o acolhimento em Portugal.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Crise dos Refugiados

ONG critica criminalização de resgate de migrantes

A organização não-governamental alemã Sea Watch, que desenvolve operações de resgate no Mediterrâneo, lamentou que a União Europeia esteja a tentar criminalizar os migrantes.
Crise dos Refugiados

Sete mortos e 123 migrantes resgatados na Líbia 

Pelo menos sete pessoas, duas delas crianças, morreram e outras 123 foram resgatadas do mar após o naufrágio da embarcação em que seguiam ao largo da Líbia, anunciou a guarda-costeira líbia.
Crise dos Refugiados

UE canaliza 45,6 milhões para apoiar migrantes

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira um reforço de 45,6 milhões de euros para ajudar Espanha e Grécia a responder à crescente chegada de migrantes aos portos dos dois países.
Crise dos Refugiados

Países africanos rejeitam proposta do acordo da UE

1525
O Egipto foi o último país a rejeitar a proposta acordada entre os 28 líderes da UE, que querem montar "plataformas regionais de desembarque" fora da Europa como solução para a crise dos refugiados.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Líder húngaro nega acordo com Alemanha

O primeiro-ministro nacionalista húngaro Viktor Orban assegurou que não existe nenhum acordo com o governo alemão sobre o acolhimento de refugiados que vão ser expulsos da Alemanha.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita mais um navio com migrantes

154
O Governo de Pedro Sánchez autorizou que mais um navio rejeitado por Itália e Malta atracasse num porto espanhol. Desta vez é o Open Arms, que tem 60 migrantes a bordo.
Crise dos Refugiados

Malta e Itália recusam barco da ONG com migrantes

ONG espanhola Proactiva resgatou no sábado 60 migrantes no Mediterrâneo e espera autorização para desembarcar as pessoas, depois de Itália e Malta terem reafirmado recusa em acolher mais embarcações.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Um acordo que é uma manta de retalhos /premium

213
Após um longo jantar, os líderes europeus chegaram a um acordo para a política de refugiados. Só pararam às 4h35. Apesar do esforço, especialistas criticam: é "vago" e uma "manta de retalhos".
Crise dos Refugiados

Portugal não se candidata a acolher centros

186
O primeiro-ministro, António Costa, disse que Portugal não é candidato a acolher centros controlados, previstos no acordo sobre migrações alcançado esta madrugada no Conselho Europeu, em Bruxelas.
Crise dos Refugiados

UE. Receção de refugiados deixa de ser obrigatória

510
Os 28 países da UE chegaram a um acordo onde a receção de requerentes de asilo passa a funcionar em centros distribuídos pelo continente — mas nenhum país é obrigado a tê-los no seu território.
Imigração Ilegal

Descontrolo migratório: ter dúvidas não é racismo /premium

697
Não é preciso ser racista ou xenófobo para ter dúvidas sobre as causas e as consequências do afluxo descontrolado de pessoas à Europa nos últimos anos.
Conselho Europeu

Líderes europeus fecham acordo nas migrações

Uma longa e dura maratona negocial permitiu aos líderes europeus chegarem a acordo sobre o problema das migrações, num plano que envolve criar "centros controlados" dentro da Europa.
Crise dos Refugiados

Costa. Plataformas para refugiados só sob ACNUR

O primeiro-ministro considerou "absolutamente inaceitável" a criação de "campos de contenção" de refugiados "do lado de lá do Mediterrâneo", admitindo apenas plataformas sob o controlo do ACNUR.
Crise dos Refugiados

Lifeline. 70 menores não acompanhados a bordo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que dos 233 migrantes a bordo do navio Lifeline 70 são "menores não acompanhados".
Crise dos Refugiados

Conte ameaça vetar resolução para refugiados

À entrada do Conselho Europeu, o primeiro-ministro italiano disse que pode vetar uma resolução para a crise de refugiados se lea não corresponder às suas exigências e pondera "soluções unilaterais".
Crise dos Refugiados

Refugiados. Quem apoia e quem empurra Merkel? /premium

Pressionada pelo seu governo, que pode cair se Merkel não endurecer a sua política migratória, a chanceler arrisca o seu futuro político neste Conselho Europeu. O que defende cada país nesta crise?
Crise dos Refugiados

Navio Lifeline está retido em Malta

O navio da ONG alemã Lifeline, que atracou na quarta-feira em Malta para desembarcar 233 imigrantes, foi retido como medida de precaução e o seu capitão, Claus-Peter Reisch, foi interrogado.
Mediterrâneo

Navio Lifeline chegou ao porto de La Valeta

O barco da organização não-governamental alemã Lifeline, com cerca de 230 migrantes, chegou ao porto maltês de La Valeta, depois de permanecer seis dias no Mediterrâneo à espera de uma autorização.
Crise dos Refugiados

Lifeline. Migrantes recebidos em oito países 

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, disse esta quarta-feira que oito países europeus, e não sete como afirmara pouco antes, vão receber migrantes do navio humanitário Lifeline.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Crise dos Refugiados

Itália autoriza barco com migrantes a atracar

Cargueiro dinamarquês Alexander Maersk, com 108 migrantes a bordo, foi autorizado a atracar no porto italiano de Pozzalo, após três dias de espera. Migrantes foram resgatados ao largo da Líbia.
Crise dos Refugiados

Mateo Salvini em Tripoli para travar migração

O ministro do Interior italiano, Mateo Salvini, deslocou-se esta manhã para a capital da Líbia, Tripoli, para discutir o combate ao fenómeno migratório e renegociar os acordos existentes.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Crise dos Refugiados

Navio Lifeline envia mensagem a ministro italiano

184
O navio 'Lifeline' com imigrantes a bordo e que foi proibido de atracar em portos italianos, enviou uma mensagem ao ministro do Interior italiano a lembrar que leva "seres humanos a bordo".
Crise dos Refugiados

Uma cimeira cuja vitória será acontecer

Ninguém está de acordo. Nem quanto à abordagem, nem quanto às soluções, nem sequer sobre a retórica. Quando os líderes se reunirem domingo em Bruxelas para discutir a imigração, falarem já é vitória.
Crise dos Refugiados

Migrações: 16 líderes confirmados para reunião

Pelo menos 16 líderes da União Europeia vão participar, no domingo, na reunião informal convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para debater o problema das migrações.
Crise dos Refugiados

"Carne humana". Salvini proíbe barco de refugiados

448
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, proibiu a entrada de mais um barco com refugiados em portos de Itália. Diz que os migrantes são "carne humana" e manda-os para outros países.
A página está a demorar muito tempo.