Crise dos Refugiados

Crise dos Refugiados

Open Arms rejeita atracar em porto espanhol

Em atualização 444
O Governo de Espanha propôs receber o navio humanitário "Open Arms" em Algeciras face à "inconcebível" recusa de Itália em autorizar o desembarque dos 107 migrantes. Mas a ONG recusou.
Crise dos Refugiados

Em Itália, este gesto dá multa. E agora? /premium

2.468
As multas milionárias para quem resgatar e levar migrantes para Itália fazem temer pelo destino de quem arrisca atravessar o Mediterrâneo. "Situação dramática" do "Open Arms" intensifica polémica.
Crise dos Refugiados

Migrações. Bruxelas "muito grata" a Portugal

A porta-voz da Comissão Europeia saúda o facto de "seis Estados-membros estarem dispostos a mostrar solidariedade", entre eles Portugal, que vai receber 10 migrantes a bordo do navio Open Arms.
Itália

"Obsessão" faz diminuir 80% de migrantes em Itália

425
Salvini garante que o número de mortos e desaparecidos e o de pedidos de asilo pendentes foi reduzido. Aos jornalistas, disse ainda que recebeu os parabéns de diversos governos.
Crise dos Refugiados

Portugal vai receber até 10 migrantes do Open Arms

768
Portugal vai receber até 10 dos 147 migrantes a bordo do navio da organização não-governamental espanhola Open Arms, no âmbito de um acordo que envolve outros quatro países europeus.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita receber migrantes do Open Arms

O Governo de Espanha está disposto a acolher algumas das 147 pessoas a bordo do navio Open Arms no âmbito de um acordo com outros países da UE para a distribuição dos migrantes.
Crise dos Refugiados

Travessias ilegais para a Europa sobem para 10.500

A rota migratória do Mediterrâneo Oriental continuou a ser a mais movimentada, num total de quase 5.800 travessias, em julho. Ainda assim, número representa uma diminuição de 6% face ao ano passado.
Crise dos Refugiados

Richard Gere foi dar apoio a navio humanitário

5.607
O ator partiu da ilha de Lampedusa para levar comida ao navio da organização não-governamental espanhola Open Arms. Estão 121 migrantes resgatados no Mediterrâneo à espera de poder desembarcar.
Crise dos Refugiados

Malta recusa reabastecer navio de ONG humanitárias

832
As autoridades maltesas recusaram esta quarta-feira à noite reabastecer com combustível o navio humanitário das organizações não-governamentais SOS Mediterrâneo e Médicos Sem Fronteiras.
Crise dos Refugiados

Turquia. UE dá mais 127 milhões para refugiados

O programa Rede de Segurança Social de Emergência, criado em 2015, providencia ajuda financeira mensal aos refugiados sírios na Turquia, através de um cartão de débito especial.
Crise dos Refugiados

Papa lamenta "dramático naufrágio" no Mediterrâneo

O papa Francisco lamentou o "dramático naufrágio" ocorrido na quinta-feira ao largo da Líbia, no Mediterrâneo, e que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos.
Crise dos Refugiados

Criminalização de ativistas criticada por ONG

173
A presidente da plataforma portuguesa de ONGD defendeu que a criminalização de cidadãos que prestam ajuda humanitária questiona os valores da Europa.
Crise dos Refugiados

Guterres quer rotas seguras para migrantes

871
Depois do naufrágio ao largo da Líbia, que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos, o secretário-geral da ONU insistiu que os migrantes "merecem segurança e dignidade".
Crise dos Refugiados

ONU pede operações de resgate de migrantes 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados informou da possível morte de 150 imigrantes após o naufrágio de dois navios ao largo da costa da Líbia.
Crise dos Refugiados

Itália. Ministro nega desembarque a 140 migrantes

1.290
Matteo Salvini garantiu que enquanto não existir um acordo para a distribuição de migrantes pelos países europeus "nenhum porto vai ser designado" para o desembarque dos 140 migrantes resgatados.
Crise dos Refugiados

Registadas 683 mortes no Mediterrâneo

O número mais elevado de vítimas mortais (426) foi registado na rota migratória central, que sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Itália e a Malta, segundo dados de uma agência da ONU.
Crise dos Refugiados

Navio humanitário pede mais ação à Europa

Carola Rackete, acusada pelo governo italiano de ajudar a imigração ilegal, pede o esforço da Comissão Europeia para que "todos os países aceitem migrantes salvos por navios de resgate civil".
Crise dos Refugiados

Malta recusa navio humanitário com 65 migrantes

316
As autoridades maltesas proibiram a entrada do navio humanitário Alan Kurdi, com 65 migrantes a bordo, que continua a dirigir-se para Malta, após ter sido recusado pelas autoridades italianas.
Crise dos Refugiados

Barco com migrantes atraca sem permissão em Itália

132
O barco Alex, de uma ONG italiana, atracou na ilha italiana de Lampedusa sem autorização. A proibição foi decidida pelo ministro do Interior, mas não foi obedecida pelo piloto.
Crise dos Refugiados

30 mil protestam na Alemanha para apoiar migrantes

383
Mais de 30 mil pessoas manifestaram-se em mais de 100 cidades alemãs para pedir mais ajuda humanitária aos migrantes. Protesto foi marcado após a detenção da capitã de um navio humanitário.
Crise dos Refugiados

Itália recusa entrada de dois barcos com migrantes

771
A Itália recusa a entrada no porto da ilha de Lampedusa das embarcações da Organização Não-Governamental (ONG) alemã Sea Eye, com 65 migrantes a bordo, e da italiana Mediterranea, com 41 resgatados.
Crise dos Refugiados

Barco alemão segue para Lampedusa com 65 migrantes

O barco alemão Alan Kurdi está a deslocar-se para a ilha italiana de Lampedusa com 65 migrantes a bordo, apesar da proibição de Itália e do conflito gerado pela chegada a esse porto do See Watch 3.
Crise dos Refugiados

Barco com migrantes capota, há 82 desaparecidos

1.295
Uma embarcação que transportava migrantes capotou ao largo da Tunísia, deixando 82 desaparecidos. Foram resgatadas quatro pessoas, mas uma delas acabou por morrer. Barco tinha partido da Líbia.
Migrantes

Cinco migrantes do Sea-Watch 3 vêm para Portugal

477
Entre os 53 migrantes do Sea-Watch 3, que passou duas semanas à deriva até receber autorização para atracar em Itália, cinco vêm para Portugal. Capitã do navio foi detida este sábado.
Rádio Observador

Miguel Duarte "voltava amanhã" para o Mediterrâneo

No "Explicador" da manhã da Rádio Observador estivemos com o português que foi constituído arguido e está sob investigação pelas autoridades italianas por suspeita de ajuda à imigração ilegal.
Crise dos Refugiados

Barco com 42 migrantes desafia governo italiano

Após duas semanas parado no mar Mediterrâneo, um barco com 42 migrantes desafiou o governo italiano tentando atracar em Lampedusa. Os portos de Itália estão fechados a navios de resgate há um ano.
Migrações

Por favor, poupem-nos à política das emoções  /premium

684
Não podemos aceitar que uma história comovente, como a do salvador português, baste para encerrar o debate sobre as migrações ilegais para a Europa. Porque não é questão que se resolva só com emoções.
Crise dos Refugiados

Amnistia acompanha caso de Miguel Duarte

240
Miguel Duarte foi constituído arguido em Itália por apoio à imigração ilegal, juntamente com a tripulação do "Iuventa". Se caso seguir para julgamento, Amnistia irá participar enquanto observador.
Crise dos Refugiados

"Não peço o passaporte a quem se está a afogar" /premium

46.717
Ajudou a salvar milhares de vidas e pode enfrentar 20 anos de prisão. Ao Observador, Miguel conta o que o levou a ir para o Mediterrâneo e o que pensa das políticas da UE. Não se arrepende de nada.
Crise dos Refugiados

Miguel arrisca prisão por resgatar migrantes

11.308
Em 2016, Miguel entrou num barco com outros nove voluntários para resgatar migrantes no Mediterrâneo. Em 2018 foi constituído arguido por apoio à imigração ilegal. Pode ficar preso por 20 anos.
Crise dos Refugiados

Polícia Marítima portuguesa resgata 36 migrantes

113
A equipa da Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou esta madrugada 36 migrantes, dos quais 15 crianças (sete bebés), seis mulheres e 15 homens que viajavam num bote.
Crise dos Refugiados

Migrantes encontrados dentro de capot de carro

219
A Guardia Civil parou três carros em Melilla com pessoas escondidas entre o motor e o tablier do carros para entrarem na Europa. Um dos migrantes encontrados é uma rapariga de 15 anos.
Migrações

Marinha maltesa resgata 216 migrantes 

118
Duas embarcações em dificuldades no Mediterrâneo levaram ao resgate dos migrantes. A bordo seguiam 216 pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas.
Eleições Europeias

"Qual campanha?", critica representante da UE

509
A representante da Comissão Europeia em Portugal considera que os partidos em campanha estão a desperdiçar a oportunidade de esclarecer os portugueses sobre os desafios da União Europeia.
Migrações

BIenal de Veneza. Barco de migrantes gera polémica

Mais de 700 passageiros do pequeno barco vindo da Líbia morreram no seu naufrágio em 2015. Agora, o artista Christoph Büchel apresenta-o na bienal de Veneza com o nome "Barca Nostra".
Papa Francisco

Refugiados. Papa dá 100 mil euros à Caritas

199
Consciente das fracas condições de subsistência que centenas de migrantes enfrentam na ilha grega de Lesbos, Francisco avançou com a doação de 100 mil euros à delegação da Cáritas que atua nesta zona.
Papa Francisco

Papa na Bulgária pede "portas abertas" a migrantes

1.417
O Papa Francisco esteve dois dias na Bulgária, cujo Governo tem fortes ideias anti-migrantes, e dedicou quase toda a visita ao tópico dos refugiados. Esta manhã, partiu para a Macedónia do Norte.
Nações Unidas

ONU. Responsabilidade por refugiados é de todos

A coordenadora da ONU na Turquia lembrou que há 3,6 milhões sírios no país e que "muitos países europeus recusam-se a lidar com a situação".
Crise dos Refugiados

Líbia. Violência pode aumentar fluxo de migrantes

O presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, advertiu para a possibilidade de a escalada de violência na Líbia provocar uma crise humanitária e uma chegada massiva de migrantes à costa italiana.
Crise dos Refugiados

Portugal acolhe migrantes "presos" no Mediterrâneo

832
Portugal é um dos países europeus que vão acolher os migrantes "presos" há dez dias num barco humanitário no Mediterrâneo depois de terem sido resgatados. Dez viajarão até território português.
Crise dos Refugiados

Refugiados sequestram navio que os resgatou

1.974
Mais de uma centena de migrantes foram resgatados no Mediterrâneo. Barco que os salvou pretendia levá-los de volta à Líbia, de onde tinham fugido. Mas eles recusaram e tomaram controlo do barco.
Wolfgang Schäuble

Schäuble e austeridade. "Podia ter sido diferente"

3.594
Ex-ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, reconhece hoje viver com alguma "tristeza", por ter "tido papel em tudo isso", referindo-se à crise da dívida e à pressão sobre países do sul.
Crise dos Refugiados

Morreu o padeiro que ajudava refugiados na Grécia

448
Dionisis Avranitakis cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam a Kos, mesmo antes de que o Governo grego tivesse tempo de reagir e arranjar abrigos para aquelas pessoas.
Crise dos Refugiados

União Africana discute a crise dos refugiados

A 32.ª cimeira da União Africana arranca este domingo em Addis Abeba, capital na Etiópia, com a presença de 40 representantes de países africanos e de organizações internacionais.
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Crise dos Refugiados

Papa pede orações por vítimas no Mediterrâneo

177
Francisco pediu uma oração por todos os que "procuravam um futuro para a sua vida" e que perderam a vida. O papa apelou também a "um caminho de paz na Colômbia" depois do ataque à escola de polícia.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pressiona Austrália 

A Amnistia Internacional é contra a detenção de migrantes nos países do Pacífico. Mais de mil refugiados e requerentes de asilo permanecem retidos em "prisões ao ar livre".
Papa Francisco

Papa pede solidariedade com migrantes em Malta

395
O papa Francisco apelou aos líderes europeus para mostrarem "solidariedade concreta" com os 49 migrantes ainda retidos em dois navios de ONG de Malta, alguns há mais de duas semanas.
Imigrantes Ilegais

Polícia Marítima salvou 660 migrantes na Grécia

A Polícia Marítima resgatou em 2018 um total de 660 migrantes, durante travessias marítimas arriscadas no Mar Egeu para tentarem chegar à Grécia.
Migrações

Travessia da Mancha por migrantes preocupa Londres

O Governo britânico classificou como "profundamente preocupante" o aumento das tentativas de travessia no Canal da Mancha por migrantes, no mesmo dia em que 20 pessoas foram socorridas naquela zona.
Crise dos Refugiados

Open Arms ainda não tem porto para os imigrantes

309
A organização não-governamental esclareceu que não tem um porto para desembarcar os 313 imigrantes recolhidos na sexta-feira no Mediterrâneo, apenas autorização para se aproximar de águas espanholas.
Crise dos Refugiados

Quase 300 mil refugiados sírios regressaram a casa

Cerca de 300 mil refugiados sírios na Turquia regressaram a casa depois de duas operações militares turcas em território sírio em 2016 e 2017, disse o ministro da Administração Interna turco.
Crise dos Refugiados

Espanha aceita navio com 300 migrantes

192
A organização OpenArms foi autorizada a aportar em Algeciras e desembarcar os mais de 300 migrantes que resgatou do mar na sexta-feira, depois das recusas de Malta e de Itália.
Crise dos Refugiados

Itália fecha portos a navio com 300 migrantes

821
Matteo Salvini declara que Itália não irá acolher barco da ONG Open Arms que resgatou mais de 300 migrantes no Mediterrâneo. Embarcação já tinha sido proibida de atracar em Malta.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5.753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Refugiados

Apoio a refugiados pode render uma obra de Banksy

A escultura política "Dream Boat" foi doada por Banksy a uma loja londrina para ajudar refugiados. Com apenas duas libras é possível entrar num concurso de adivinhas que pode dar direito à obra.
Crise dos Refugiados

Da incerteza do Aquarius para um emprego no Fundão

211
À chegada ao trabalho, Gebru e Hadush cumprimentam os colegas com um "Bom Dia" que representa uma verdadeira conquista. Há poucos meses estavam no navio 'Aquarius' e desconheciam o futuro.
Crise dos Refugiados

Resgatados 22 argelinos ao largo de Almeria

Uma equipa de Salvamento Marítimo de Espanha resgatou 22 homens de origem argelina que seguiam numa balsa localizada a 50 milhas náuticas do Cabo de Gata, em Almeria, Espanha.
União Europeia

Português acusado. Má conduta em agência europeia

247
José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo, foi acusado de má conduta no cargo. O Gabinete Europeu Anti-Fraude investigava o português há vários meses.
Refugiados

50% dos refugiados já não precisam de apoios extra

269
Quase metade dos refugiados que Portugal acolheu desde dezembro de 2015 deixou de precisar de apoios complementares quando o seu período de acolhimento institucional terminou.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Venezuela

Angelina Jolie foi acusada de ser espia de Trump

2.681
Diosdado Cabello, líder chavista, acusou a atriz de trabalhar para a CIA e para Donald Trump. Angelina Jolie visitou o Peru na semana passada para se reunir com refugiados venezuelanos.
Crise dos Refugiados

Dois cubos com sangue para a causa dos refugiados

Ao todo, 5.000 pessoas vão doar sangue para preencher a escultura pensada pelo artista britânico Marc Quinn. Ao mesmo tempo, serão doados 30 milhões de dólares a instituições de caridade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)