O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, reclamou nesta sábado do Governo esclarecimentos sobre a reversão da privatização da TAP para que não fique a ideia de que se trata apenas de “uma questão de birra”. “Acho que é importante que o Governo explique bem, com transparência [o negócio da TAP], para que não fique a ideia que o Governo, por uma questão de birra, queria ficar com mais de 50% da TAP. Afinal não são mais de 50%, mas os privados é que mandam”, afirmou.

O antigo primeiro-ministro falava à margem de uma sessão com militantes, em Bragança, para apresentação da sua recandidatura a presidente do PSD e lembrou que o partido “já hoje deu indicação de que é preciso que o Governo, nomeadamente o ministro que tem a tutela desta matéria possa rapidamente ir ao parlamento esclarecer os detalhes desta operação”.

“Não percebemos bem qual é a intenção do Governo em ficar com 50%. É preciso ver se o interesse público está devidamente acautelado, mas tudo isso terá de se ver em sede de audição do próprio ministro, no parlamento”, observou.

Passos Coelho lembrou que o Governo do PSD/CDS-PP, que liderou, defendeu a importância do processo de privatização da TAP “porque o Estado não tinha forma de manter a empresa, não tinha dinheiro para o poder fazer, para defender o emprego e o serviço público que a TAP representa para a economia” portuguesa.

“Nós tínhamos o interesse público defendido em regras que constavam do contrato de venda, é preciso saber como é que essas regras agora ficaram, o que é que foi alterado em detalhe e como é que o interesse público estará defendido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR