O Observador foi um dos órgãos de comunicação social portugueses escolhidos para integrar a Digital News Initiative (DNI), uma iniciativa da Google que tem por objetivo promover novas ideias e o desenvolvimento tecnológico dos media digitais. A Google vai financiar mais de uma centena de projetos em 23 países europeus, num valor total que ultrapassa os 27 milhões de euros.

Nesta primeira roda de financiamento, foram seis os media portugueses escolhidos: três de grande dimensão (o Observador foi um deles), dois de média e um de pequena dimensão. O montante global atribuído às propostas portuguesas foi de quase 1 milhão e 900 mil euros, um valor e número de propostas que, comparando com a distribuição noutros países, ilustra a vitalidade da imprensa portuguesa.

Dni-google-2016-mapa_europa

Em termos práticos, em que é que isso se vai refletir no Observador? Os detalhes do nosso projeto serão revelados a seu tempo, mas passam pelo desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que vão, por um lado, enriquecer os conteúdos e, por outro, melhorar significativamente a experiência de utilização. Em suma, a Digital News Initiative insere-se, com naturalidade, no modelo e propósito de base do Observador. Vamos dando notícias.

(Atualização às 21h30)
A lista dos vencedores não foi tornada pública, mas outros media já anunciaram fazer parte desta lista: Público, Lusa e Jornal de Notícias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR