O treinador do FC Porto quer reagir à derrota com o Tondela com “caráter, humildade e profissionalismo” até ao final da época e não só em Paços de Ferreira, no domingo, na 29.ª jornada da I Liga de futebol.

“O que é exigível e o que a história e a grandeza do clube obrigam é que tenhamos todos esses atributos. É um dado que nós, como equipa, temos de realçar. Temos todos de dar esta resposta”, destacou José Peseiro, na abordagem do jogo em Paços de Ferreira.

Assumindo que já está a preparar a próxima época, o treinador disse querer uma equipa mais consistente e que espera “uma boa resposta da equipa às adversidades” nos últimos seis jogos do campeonato, que servirão de preparação para a final da Taça de Portugal, agora o único objetivo do clube.

“Temos noção daquilo que passamos, o jogo com o Tondela foi muito mau, mas os outros nem tanto. É preciso ter consistência nos nossos comportamentos. Esta equipa já mostrou muitas vezes esses atributos, que a fazem grande”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Peseiro corroborou ainda com o presidente do clube Pinto da Costa que, numa entrevista ao canal televisivo dos ‘dragões’, afirmou que todos os jogadores têm de mostrar caráter e o seu valor em todos os jogos”.

“Estamos a avaliar jogadores que estão emprestados e envolvido no nosso projeto. Tenho ano e meio de contrato e as avaliações podem vocês [jornalistas] fazer. Temos tido muitas reuniões a preparar a próxima época”, frisou Peseiro, adiantando que há atletas emprestados que “estão outra vez na porta de entrada do clube”.

Resignado com o facto de o FC Porto não depender apenas de si para melhorar a sua posição na I Liga, em que está a nove pontos do líder Benfica e a sete do Sporting, segundo classificado, Peseiro assegurou concertar toda a sua atenção nos jogos que faltam e na final da Taça de Portugal.

“O importante neste momento é que tenhamos capacidade para reagir e mostrar o que é jogar à FC Porto e é isso que queremos fazer. O que temos para vencer é a Taça de Portugal e temos seis jogos de preparação para essa final”, considerou o treinador portista.

E a receita de José Peseiro para a equipa jogar à FC Porto passa por melhorar a qualidade de jogo, cimentar os níveis de confiança e acrescentar capacidade psicológica e emocional, aprendendo com os erros e construindo bases sólidas para o futuro.

O FC Porto, terceiro classificado com 61 pontos, visita o Paços de Ferreira, oitavo com 36, no domingo, a partir das 18:15, num encontro que vai ser arbitrado por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.