O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália divulgou uma animação 3D que mostra como se propagaram as ondas sísmicas do terramoto que abalou a região central de Itália na madrugada desta quarta-feira, e que já causou centenas de mortos.

Esta animação é composta por um conjunto de ondas azuis e vermelhas. As ondas azuis indicam que o solo se está a mover para baixo, enquanto as ondas vermelhas representam os locais em que o solo está a subir. É a alternância entre essas ondas que provoca a instabilidade do solo e consequente destruição de muitas infraestruturas.

De acordo com a explicação que acompanha o vídeo, “a velocidade e amplitude das ondas sísmicas depende das características da fonte do sismo, do tipo de solo que atravessam e também da topografia”. Para realizar esta simulação, os investigadores do INGV utilizam os registos das ondas sísmicas, captados pelos sismógrafos que operam em todo o país, constroem um modelo 3D da região e recriam o impacto das ondas a cada momento após o sismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR