804kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ocidente

Ocidente

A nossa missão no Atlântico Sul

Não é apenas a competição do Ocidente com a China e o combate à Rússia. Trata-se do nosso futuro enquanto país, mas também do interesse de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, de Angola e do Brasil.
Guerra na Ucrânia

Rússia investiga terrorismo da Ucrânia e Ocidente

A Rússia abriu uma investigação sobre financiamento do terrorismo feito em nome da Ucrânia. Comité está a verificar "o envolvimento de colaboradores das autoridades e de organizações públicas".
Guerra na Ucrânia

Zelensky congratula-se com maior apoio dos aliados

À semelhança dos acordos bilaterais feitos com Reino Unido, Alemanha e França serão assinados novos com outros países, disse o Presidente da Ucrânia. Os novos pacotes de defesa incluem artilharia.
Noticiário

7h. PS vai votar contra OE da Aliança Democrática

Fontes socialistas dizem que PS vota contra na generalidade mas não exclui alinhar algumas medidas na fase de especialidade. Ainda, Putin alerta Ocidente que Rússia está pronta para guerra nuclear.
Resposta Pronta

Mar Vermelho. "Implicações a Ocidente são grandes"

José Augusto Felício, especialista em geoestratégia, acredita que "transporte marítimo é fundamental" e "alteração de rota vai fazer exigências em relação ao numero de navios e contentores".
Noticiário

8h. Houthis. Iraque critica Ocidente

O Iraque acusa o Ocidente de expandir o conflito no Médio Oriente. Ao mesmo tempo, a Rússia pede reunião de urgência no Conselho de Segurança das Nações Unidas para debater a situação.
Guerra na Ucrânia

"Rússia moderna é muito mais fraca do que a URSS"

Kuleba não tem dúvidas: a Rússia atualmente é "muito mais fraca do que a URSS" porque tem apenas "três aliados" e o bloco ocidental é composto por "50 países". MNE deixou no ar novo apoio da NATO.
Ocidente

Deus? (e conversas em causa própria)

Diante dos nossos olhos distraídos e de passividade conivente, a desocidentalização faz o seu caminho. À vista desarmada, o Ocidente esmorece, Cristo desaparece. Não é uma “impressão”, é um facto.
Presidente Marcelo

Marcelo tropeçou na rua árabe e o Governo agradece

Que jeito dá este Marcelo a colocar-se a si mesmo no olho do furacão e a desviar as atenções do SNS que se desfaz,do faz de conta na Educação, das contradições do PM sobre a TAP, da contestação ao IUC
Democracia

Do rio ao mar há muito que navegar

Nem diante de teocracias fascistas sob a sharia, como a do Irão, autocracias, ou melhor, cleptocracias como a russa, nos conseguimos unir para defender o Estado de Direito e as democracias ocidentais.
Democracia

(um nada) Admirável Mundo Novo 

A renovada invasão — em larga escala — da Rússia de Putin à Ucrânia foi a última gota dum copo que já estava (há muito) cheio no combate entre democracias e regimes autoritários. 
Israel

Israel: como está isto a ser possível?

Como é que um país dotado de um dos melhores serviços de informação do mundo não detectou que o Hamas estava a montar uma operação por terra, mar e ar? Não só não se entende como não é aceitável.
Gabinete de Guerra

Qual o significado da reunião entre MNE da UE?

Bruno Cardoso Reis diz que é uma "forma criativa" de mostrar "apoio político e diplomático" à Ucrânia. É uma tentativa de "contrariar tendência" dos últimos dias que põe em risco apoio ocidental.
Gabinete de Guerra

NATO. "Ameaça é feita por uma pessoa importante"

Vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Medvedev, fala num conflito terrestre direto com NATO. Militar Proença Garcia diz que é um discurso interno para mostrar que o Ocidente é o inimigo.
Gabinete de Guerra

Reino Unido diz que será o último a abandonar Kiev

Reino Unido quer treinar 30 mil soldados ucranianos até ao final do ano. Historiador Bruno Cardoso Reis fala numa "mensagem importante" e diz que "é fundamental" que Ucrânia consiga "ganhar autonomia"
Gabinete de Guerra

Zelensky está a provocar o Ocidente?

Zelensky diz que há europeus a fingir solidariedade. Major-geral Vieira Borges refere que discurso tem como base a teoria realista de relações internacionais: "Poder determina interesses dos Estados".
Ocidente

Os aliados naturais de Vladimir Putin

Xi Jinping aguarda o momento de ser chamado à cena. Em nome de um Mundo pós-hegemónico. Oxalá que, na Terra do Tio Sam, a gerontocracia que luta pela liderança tenha um fugaz lampejo de clarividência.
Causa Própria

Adesão da Ucrânia à UE: o passo certo ou um risco?

Ana Santos Pinto, ex-SE da Defesa, diz que "UE não está preparada e não é justo" Ucrânia submeter-se às exigências. Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, fala em benefícios para dois lados.
Ocidente

O Ocidente é uma loucura

Pelo Ocidente afora, o que antes era grotesco e inadmissível tornou-se indiferente, talvez até desejável. É possível haver outros motivos para a queda das civilizações, mas este é bastante plausível.
Gabinete de Guerra

Mísseis. Kiev vai respeitar condições do Ocidente?

Kiev pede mísseis de longo alcance ao Ocidente mas apenas os pode usar na Ucrânia. O major-general Isidro Morais Pereira diz que "até agora tem sido fácil" com os mísseis do Reino Unido e de França.
O Domínio da Guerra

"Rússia e Bielorússia estão a provocar a Polónia"

O major-general Arnaut Moreira diz que Rússia e Bielorússia tentam aliviar pressão da Polónia como ajudante do Ocidente. Diz também que a estratégia da Ucrânia é possível devido a protótipos próprios.
Noticiário

13h. Papa critica a lei da eutanásia

No primeiro discurso em Lisboa, no auditório do CCB, Francisco questionou o rumo da Europa e do Ocidente. Foi um discurso com referências a Camões, Amália e Sophia de Mello Breyner.
Guerra na Ucrânia

Áreas de exclusão aérea na Ucrânia são necessárias

Muitos observadores vêem a implementação de zonas de exclusão aérea sobre o interior da Ucrânia como um caminho direto para a Terceira Guerra Mundial. No entanto, é duvidoso que tal escalada aconteça.
LGBTQ

Irão acusa Ocidente de promover homossexualidade

Raissi diz que "o Ocidente está agora a tentar promover a ideia da homossexualidade e, ao promover a homossexualidade, está a tentar acabar com a raça humana".
Guerra na Ucrânia

Irão acusa Ocidente de colocar ucranianos em risco

Os ocidentais estão "a empurrar uma nação pobre como a Ucrânia (...) a lutar para encher os bolsos das empresas americanas de fabrico de armas", afirmou o líder da República Islâmica.
Moscovo

Moscovo acusa Ocidente de pressionar África

"Os países africanos estão simplesmente a ser pressionados descaradamente, exigem-lhes todos os dias que cancelem a sua viagem à cimeira ou baixem o seu nível de participação”, disse Serguei Lavrov.
Guerra na Ucrânia

O Ocidente quer ajudar a Ucrânia. Mas sabe?

O maior perigo neste momento é o Ocidente forçar a Ucrânia a arriscar sem os meios necessários, com a ideia de que o fruto está maduro, e depois desistir se a Ucrânia não apresentar resultados.
Guerra na Ucrânia

Wagner. Rússia investiga envolvimento do Ocidente

Lavrov assegurou que o grupo paramilitar vai continuar a operar no Mali e na República Centro Africana, ao assinalar que a rebelião dessa organização na Rússia não afetará a relação com Moscovo.
O Domínio da Guerra

Contraofensiva? "Oscilamos entre o entusiamo e ...

Surpresa da contranofensiva é sempre maior na primeira do que na segunda semana. Ucrânia procura melhor manobra para ter resultados. Biden e Macron trocaram de fatos: "já cheira a campanha eleitoral".
Gabinete de Guerra

Guerra. "Receio que um dia peçam os nossos filhos"

"Já nos pediram dinheiro, carros de combate e aviões. Qualquer dia pedem-nos homens." O militar e investigador Proença Garcia admite a hipótese e defende que "é legítimo" que Kiev faça este pedido.
Guerra na Ucrânia

Rússia considera incerto o acordo dos cereais

Lavrov avisa que se situação sobre acordo de exportação de cereais não mudar, assumirá que o pacto já não funciona. Acusa o Ocidente de sabotagem alimentar e insta Guterres a cumprir o que pede.
Guerra na Ucrânia

Lavrov diz que envio de F-16 é "inaceitável"

Sergei Lavrov acredita que existem pessoas razoáveis no Ocidente, apesar de considerar inaceitável o envio de caças F-16 para a Ucrânia por parte das potências aliadas.
Noticiário

10h. Sarkozy. Tribunal confirma sentença de 3 anos

Nicholas Sarkozy é acusado de corrupção e tráfico de influência. Ainda neste jornal, Liz Truss considera que a China representa uma ameaça económica e política para o Ocidente.
Gabinete de Guerra

Guerra civil entre grupo Wagner/forças regulares?

Prigozhin propôs informar Kiev sobre a posição dos soldados russos? Bruno Cardoso Reis considera que esta hipótese "não pode ser descartada" e lembra: "Ameaças do grupo Wagner têm sido constantes".
Gabinete de Guerra

Discurso de Zelensky é para "pressionar aliados"

Zelensky diz que Ucrânia precisa de "mais tempo" para a contraofensiva. Para o major-general Vieira Borges, trata-se de uma mensagem para o Ocidente a remeter às "últimas levas de armamento/munições".
Ocidente

Esta cruzada é tudo menos moderna

Porque insistimos em tentar “civilizar” Estados que oprimem o seu povo? Porque insistimos em tentar fazer com que os seus países sejam lugares mais humanos e civilizados para com os seus cidadãos?
Assédio Sexual

Põe a mão na minha perna, Boaventura!

O que é o assédio sexual? Trata-se de uma construção social europeia, radicada na ideia mercantilista da propriedade do corpo, só possível numa sociedade terratenente que venera a propriedade.
Europa

Em defesa da Aliança Democrática Euro-Atlântica

Como disse Timothy Garton Ash, podemos e devemos unir a opinião pública europeia — mas apenas em torno de uma posição Euro-Atlantista, não Euro-Gaullista.
Contra-Corrente

O elo fraco da Ucrânia vão ser os aliados (nós)?

Uma fuga de informação nos Estados Unidos, uma bizarra entrevista de Macron na China, mais sinais de que a ajuda à Ucrânia é pouca e está a chegar tarde. Será que os aliados cedem quando Kiev resiste?
Gabinete de Guerra

Contraofensiva adiada? "PM ucraniano deu sinais"

Denys Shmyhal admitiu contraofensiva no verão: para o major-general Vieira Borges, é um "indício claro" da falta de condições. Fuga de informação trouxe "mudança de posicionamento" de alguns países.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO