376kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ocidente

Resposta Pronta

Rússia vs. Ocidente. "A esperança é a diplomacia"

A NATO e a OSCE alertam para o perigo de conflito armado na Europa. Felipe Pathé Duarte, especialista em segurança internacional, afirma que a atitude russa e as intenções de Putin são "imprevisíveis"
Mali

Mali. Ocidente denuncia mercenários russos no país

As nações Ocidentais denunciaram ainda "o envolvimento do Governo russo no fornecimento de material ao grupo Wagner no Mali".
Hong Kong

Hong Kong. Ocidente preocupado com eleições

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia demonstraram-se preocupados com o sistema democrático da ex-colónia britânica.
Ocidente

Não há um Israel para nós

Por que razão é perversa a desvalorização das tradições e valores europeus? Porque eles garantiram direitos e liberdades, em contexto de sociedade aberta, que não sucederam em qualquer outra tradição.
Mundo

Putin e Xi elogiam relações Rússia-China 

"Foi formado um novo modelo de cooperação entre os nossos países", disse Putin, o qual é baseado na não interferência nos assuntos internos, respeito pelos interesses uns dos outros.
Ucrânia

EUA e UE querem integridade territorial da Ucrânia

Biden informou os líderes da França, Alemanha, Itália e Reino Unido sobre a cimeira virtual com Putin, na qual alertou Moscovo para "as graves consequências de uma intervenção militar russa."
café europa

Recusar o desarmamento nuclear unilateral

A ideia de que no contexto geopolítico atual o Ocidente deveria desarmar-se unilateralmente, quando a Rússia ou a China avançam com novos programas nucleares, é um disparate muito perigoso.
Reino Unido

MI6: China é maior ameaça ao Reino Unido e aliados

Moore disse que China, Rússia, Irão e o terrorismo internacional constituem os "quatro grandes" problemas de segurança que os espiões britânicos enfrentam.
Ocidente

Direitas: líderes, identidades e diversidades

As novas direitas nacionais e populares têm em comum a rejeição do globalismo. No resto, coerentemente, defendem as suas raízes e identidade histórica e política.
café europa

Autodestruição ocidental

Putin não se submete, Lukashenko não obedece, Pequim não se intimida. Vivemos angustiados no Ocidente entre a ilusão de devermos ser uma potência absoluta e acharmos que somos uma impotência total.
História

A importância da memória

A geração mais jovem, no Ocidente, não parecer ter qualquer consciência de que os regimes que lhes permitem protestar foram erguidos com muitos sacrifícios das gerações anteriores. Falta-lhes memória.
Rússia

Rússia estende embargo de alimentos ao Ocidente

Vladimir Putin estendeu até ao final de 2022 o embargo alimentar imposto ao Ocidente, que proíbe ou restringe a importação de diversos produtos, em resposta às sanções da UE contra Rússia.
Terrorismo

O melhor dia para atentar é o 11 de Setembro

Tendo os autores do 11 de Setembro sido movidos pelo ódio ao Ocidente, duas décadas passadas, voilà, quase todos os ocidentais também odeiam o Ocidente. Portanto, parabéns a todos nós!
Terrorismo

11 de Setembro. Vinte anos depois

20 anos depois o perigo vivido pôde ser controlado em parte, mas vai ressurgindo até porque temos as defesas intelectualmente diminuídas pela alucinação da nossa imorredoira culpa dos males do mundo
Política

O regresso do Ocidente

Um sólido movimento de ideias euro-atlantista e pró-Ocidental está a renascer na América, no Reino Unido e na Europa continental. Faríamos bem em prestar-lhe atenção.
Mundo

Israel e o Mundo

Quem sabe se o novo governo israelita não dará origem a uma figura tão corajosa como Rabin. Resta-nos esperar que sim, para que um dia tanto árabes como judeus possam dizer, “há um Israel para mim.”
Democracia

A “Nova Carta do Atlântico” e a Cimeira do G7

A Nova Carta do Atlântico e a Cimeira do G7 assinalam o muito feliz regresso da América à liderança convivial da aliança multilateral das democracias. Este regresso  deve ser celebrado enfaticamente.
Liberdade de Expressão

A oligarquia não quer que lhe gritem

É na sintonia entre as oligarquias, preocupadas em eliminar desafios ao seu poder, e a extrema-esquerda, empenhada em "cancelar", que está hoje a maior ameaça à liberdade no Ocidente.
Sociedade

A mentira na política e o mal-estar do Ocidente

A degeneração moral é o legado trágico do atual ciclo histórico do Ocidente e, mais uma vez, o atual regime político português está na linha da frente.
Mundo

A génese do ressentimento antiocidental 

O problema é que esta ideologia proíbe que sejamos contra a exclusão das minorias, sejam elas quais forem. Porque a cor da pele e a experiência pessoal põem-nos no lugar do opressor ou da vítima.
Livros

O abandono do Ocidente

Dois livros recentes alertam para a origem do crescimento de tribalismos rivais nas democracias ocidentais: o abandono da, ou a simples ignorância sobre, a nobre ideia de Ocidente.
Sociedade

O suicídio ideológico

O novo pensamento colectivo é obedientemente praticado já quase sem reflexão, como uma segunda natureza que se vai alargando a cada dia que passa.
Vladimir Putin

Putin sobe o tom e testa limites do Ocidente

Putin procura clareza nas relações com os EUA e está a testar a reação do Ocidente, com quem quer falar numa posição de força. É o momento de maior tensão desde a anexação da Crimeia em 2014.
Rússia

Putin avisa que provocações terão resposta  

O Presidente russo deixa claro quais serão as consequências do Ocidente e houver provocações que possam contrariar os interesses da Rússia: "irão arrepender-se como há muito tempo não acontece".
Rússia

Rússia acusa líderes ocidentais de "falsidades" 

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, acusa os líderes ocidentais de rejeitarem violentamente "qualquer ponto de vista alternativo tanto na arena internacional como dentro de casa".
Moscovo

Kremlin rejeita debater Navalny com o Ocidente 

Nas vésperas do encontro entre os chefes da diplomacia europeia, Josep Borrell, e russa, Sergei Lavrov, o porta-voz do governo de Putin diz que a Rússia "não está disponível para discutir" a questão.
Rússia

Kremlin: Ocidente está "desligado da realidade"

Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, numa entrevista à rádio RBK, acusou as principais capitais europeias e os EUA de se intrometerem em assuntos internos da Rússia.
África

Notícias sobre África têm fontes ocidentais

Estatísticas são reveladoras: 63% das redações não têm correspondentes noutros países africanos; 81% das notícias são sobre conflitos ou crises políticas e 25% das notícias provêm da BBC e da AFP.
Democracia

Os filhos de Zappa

Afinal, parte dessas novas gerações, que carregavam em si tantos sonhos, têm pouco interesse em liberdade, democracia e respeito pela diferença.
Oficina da Liberdade

O cancelamento da cultura ocidental

Nesta época obscurantista, só importa averiguar as preferências eróticas de Thomas Mann, se Wagner foi um protonazi, em que medida os autores consagrados pelo tempo cumprem os requisitos progressistas
Ocidente

Os tempos de suspeita

Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Democracia

O regresso do “centro vital”?

De súbito, nas duas últimas semanas, três conferências internacionais sucessivas recordaram vigorosamente a importância crucial do “centro vital” para a sobrevivência das democracias liberais.
Cristianismo

A ressurreição do Ocidente

Ao incentivar o uso da razão o Cristianismo separou o humano do divino, o destino da pessoa do poder político. Permitiu a filosofia e o conhecimento científico. O que ontem nos fez ajudar-nos-á amanhã
Ocidente

A família transatlântica

Apesar da vincada variedade de preferências políticas dos inúmeros participantes do Estoril Political Forum, todos subscreveram os apelos de Churchill e Thatcher à unidade do Ocidente.
Europa

“Puff the Magic Dragon…”

A Europa tem vivido num regime egocêntrico e aburguesado, subestimando ameaças e dando-se muitas vezes ao luxo do escárnio e maldizer sobre aqueles que sempre lhe deram a mão quando precisaram.
União Europeia

O nosso regime ainda é deste mundo?

O nosso regime assenta, desde 1976, na premissa da solidariedade do Ocidente, tal como existiu durante a Guerra Fria e nos anos 90. Num mundo menos internacionalista, que poderá acontecer ao regime?
NATO

Portugal, a NATO e o mar: os primeiros 70 anos

Se é no Atlântico Norte que se joga a nossa segurança imediata, temos de pensar nessa mancha enorme de portugalidade que resulta da zona económica exclusiva e de uma plataforma continental alargada.
Ocidente

Eleições e Democracia

Se achámos que as democracias eram resilientes – tão resilientes que as demos por garantidas – quaisquer instituições que as substituam (tendencialmente mais autoritárias) serão resilientes também.
Conflito na Síria

Damasco avisa Ocidente de que se vai defender

O embaixador sírio, Bashar al-Jaafar, disse esta sexta-feira que Damasco não terá outra opção senão defender-se em caso de um eventual ataque.
Rússia

Putin, os jihadistas e o ódio ao Ocidente

O muro de Berlim caiu a 9 de novembro de 1989. Foi há pouco tempo para quem faz da condenação do modelo ocidental a razão da existência, para quem continua a não querer estar do lado certo da História
A página está a demorar muito tempo.