Dark Mode 196kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Ocidente

Democracia

Os filhos de Zappa

Afinal, parte dessas novas gerações, que carregavam em si tantos sonhos, têm pouco interesse em liberdade, democracia e respeito pela diferença.
Oficina da Liberdade

O cancelamento da cultura ocidental

587
Nesta época obscurantista, só importa averiguar as preferências eróticas de Thomas Mann, se Wagner foi um protonazi, em que medida os autores consagrados pelo tempo cumprem os requisitos progressistas
Ocidente

Os tempos de suspeita

Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Democracia

O regresso do “centro vital”? /premium

De súbito, nas duas últimas semanas, três conferências internacionais sucessivas recordaram vigorosamente a importância crucial do “centro vital” para a sobrevivência das democracias liberais.
Cristianismo

A ressurreição do Ocidente /premium

Ao incentivar o uso da razão o Cristianismo separou o humano do divino, o destino da pessoa do poder político. Permitiu a filosofia e o conhecimento científico. O que ontem nos fez ajudar-nos-á amanhã
Ocidente

A família transatlântica /premium

Apesar da vincada variedade de preferências políticas dos inúmeros participantes do Estoril Political Forum, todos subscreveram os apelos de Churchill e Thatcher à unidade do Ocidente.
Europa

“Puff the Magic Dragon…”

A Europa tem vivido num regime egocêntrico e aburguesado, subestimando ameaças e dando-se muitas vezes ao luxo do escárnio e maldizer sobre aqueles que sempre lhe deram a mão quando precisaram.
União Europeia

O nosso regime ainda é deste mundo? /premium

203
O nosso regime assenta, desde 1976, na premissa da solidariedade do Ocidente, tal como existiu durante a Guerra Fria e nos anos 90. Num mundo menos internacionalista, que poderá acontecer ao regime?
NATO

Portugal, a NATO e o mar: os primeiros 70 anos

134
Se é no Atlântico Norte que se joga a nossa segurança imediata, temos de pensar nessa mancha enorme de portugalidade que resulta da zona económica exclusiva e de uma plataforma continental alargada.
Ocidente

Eleições e Democracia /premium

Se achámos que as democracias eram resilientes – tão resilientes que as demos por garantidas – quaisquer instituições que as substituam (tendencialmente mais autoritárias) serão resilientes também.
Conflito na Síria

Damasco avisa Ocidente de que se vai defender

O embaixador sírio, Bashar al-Jaafar, disse esta sexta-feira que Damasco não terá outra opção senão defender-se em caso de um eventual ataque.
Rússia

Putin, os jihadistas e o ódio ao Ocidente

O muro de Berlim caiu a 9 de novembro de 1989. Foi há pouco tempo para quem faz da condenação do modelo ocidental a razão da existência, para quem continua a não querer estar do lado certo da História
China

Imperador Xi

135
As democracias ocidentais fariam melhor em prestar atenção ao crescimento das ameaças autoritárias externas — em vez de se consumirem em menores questiúnculas internas.
Ocidente

Dois livros, dois destinos

313
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.
Politicamente Correto

A lógica civilizacional do politicamente correcto

1953
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico
Terrorismo

Descansa em paz, Ocidente

3117
Vender princípios tem sempre um preço, como o terrorismo mostra. Vender os direitos das mulheres na Europa para agradar aos islâmicos tem um preço claro – e começa a ser pago em vidas de mulheres.
Minorias

Todos contra todos

412
Não perceber que a fragmentação social está a ser alimentada pela direita e pela esquerda, através de políticas de identidade, é não entender o problema. E, claro, para ele não poder encontrar solução
Presidente Trump

Já não se pode defender o Ocidente?

649
Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?
Ocidente

A tradição ocidental da liberdade sob a lei

A velha ideia de Universidade é uma das ideias centrais da Tradição Ocidental da Liberdade sob a Lei. Ambas serão celebradas entre hoje e quarta feira no Estoril Political Forum.
Europa

O Ocidente em questão

Se as vitórias de Macron e do seu novo partido fizerem esquecer os sérios problemas que a França, a Europa e o Ocidente enfrentam, esses mesmos problemas irão reaparecer em breve com maior intensidade
Terrorismo

O Ocidente e o Islão

1161
… hopes expire of a low dishonest decade…
Vladimir Putin

Putin acusa Ocidente de "russofobia"

Vladimir Putin criticou esta quinta-feira uma "russofobia contraproducente" que é suscitada pela defesa russa dos seus "interesses legítimos", mas considerou que ela "não vai durar para sempre".
Ocidente

O triunvirato liberal

O triunvirato liberal é frágil. Mas ainda assim, prefiro uma Europa transatlântica que quer defender ativamente os seus valores que uma Europa submissa a uns Estados Unidos que já ninguém reconhece.
Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

363
…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)
Conversas à Quinta

Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe?

140
A América com Trump. O Brexit. A União Europeia em crise. A China em ascensão. A Rússia de Putin e a Turquia de Erdogan. O que sobra daquilo a que chamámos Ocidente? E das referências do liberalismo?
Ocidente

O fim da História, nem com 12 super porta-aviões

Os mísseis nucleares russos de curto alcance instalados em Kalinegrado, à porta de entrada da Europa de leste, assustam. Tal como os mísseis terra-ar S-400 instalados na Síria são aviso sério aos EUA.
Mundo

O Mundo Pós-Ocidental

234
Com a aproximação do dia em que a China ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia mundial, o Ocidente está lentamente perdendo a notável capacidade de determinar a agenda global.
Liberdade de Expressão

Por uma conversação livre e civilizada

Timothy Garton Ash assume um “ponto de vista firme” que se orgulha de chamar liberal e que, assentando na tradição ocidental, dirige-se a todas a culturas e é aberto ao diálogo com visões diferentes.
Mundo

O que difere o Ocidente do Oriente?

1250
O tom de voz num restaurante, as estratégias de liderança numa empresa, a forma como se tratam os mais velhos. Uma ilustradora chinesa em Berlim desenhou as diferenças entre o ocidente e o oriente.
Terrorismo

Estado Islâmico. Alvos, mortos e organização

108
Quem são os inimigos, quantos mortos já fizeram, que ligação têm com outros grupos terroristas e como se organiza no Ocidente o Estado Islâmico. Os dados de dois relatórios antiterrorismo.
Atentados de Paris

O terrorismo e o suicídio da Europa

520
Uma Europa onde impera uma cultura de repúdio pelos pilares da civilização ocidental dificilmente se poderá defender de ameaças externas. Aliás essa cultura de repúdio é — a prazo — uma ameaça maior.
Islão

A cotovelada islâmica

2318
Cada vez mais desconfio do contrário. Que o Islão é uma religião amante da violência e dos maus tratos aos mais fracos, enquanto a maioria dos muçulmanos é, essa sim, gente pacífica.
David Cameron

Um discurso de Páscoa realmente diferente

1257
Somos certamente filhos do cristianismo, o que transforma o discurso do primeiro-ministro britânico num claro apelo a todo o mundo Ocidental para se unir na ajuda aos cristãos do Médio Oriente.
Religião

Cidade chinesa proíbe celebrações de Natal 

A cidade de Wenzhou, na província oriental chinesa de Zhejiang, proibiu qualquer celebração de Natal nos seus colégios e jardins-de-infância.
Síria

Braço sírio da Al-Qaeda ameaça atacar o Ocidente

"Os vossos dirigentes não pagarão sozinhos o preço da guerra, vocês vão pagar um preço elevado", disse o líder da Frente al-Nusra, numa gravação difundida este domingo na internet.
Estado Islâmico

Sr jihadista, posso ter a Grã-Bretanha de volta?

690
A UE decidiu tolerar o barbarismo e a opressão como sinal de (imagine-se) liberdade. O barbarismo pagou-nos com redobradas atenções.
A página está a demorar muito tempo.