591kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ocidente

O Domínio da Guerra

Bakhmut . Antevisão do resultado final da guerra?

Bakhmut pode vir a ser uma "espécie de antevisão" daquilo que pode ser o "resultado final das operações militares". Na visita de Xi, não ficou clara a posição da China quanto ao fornecimento de armas.
Resposta Pronta

"Visita a Mariupol é uma provocação ao Ocidente"

Putin visitou Mariupol, "símbolo da resistência ucraniana". Para Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, esta deslocação é um incentivo à guerra e uma possível resposta à acusação do TPI. 
Explicador em vídeo

Como Xi Jinping aumentou a tensão com o Ocidente

Reeleito para um terceiro mandato sem precedentes, Xi Jinping tornou-se o líder mais poderoso que a China teve desde Mao Tsé-Tung. Mas a relação com o Ocidente está cada vez mais tensa. Porquê?
Gabinete de Guerra

"Ucrânia não pode entrar na narrativa da vitória"

"Há receio de que se deixe levar pela propaganda da vitória heroica em Bakmut". Para o historiador Bruno Cardoso Reis trata-se de "chantagem psicológica" mas as ameaças "têm de ser levadas a sério."
Gabinete de Guerra

Bakhmut. "É parte da narrativa heróica ucraniana"

Historiador Bruno Cardoso Reis analisa a importância de Bakhmut para ambos os lados. Diz que é preciso que a Rússia perceba que os Ocidentais "não vão forçar a Ucrânia para uma paz a qualquer preço".
O Domínio da Guerra

"Risco político levantou a China do sofá"

China "voltou para o sofá" após semear "confusão". Plano de paz não é para a Ucrânia, é para Taiwan. Forças ucranianas "devem refletir" sobre presença em Bakhmut e "evitar prisioneiros de guerra".
Noticiário

11h. Putin ameaça alargar a guerra 

Putin afirma que se os apoios do Ocidente continuarem a crescer o Kremlin vai mover o conflito para cada vez mais longe das fronteiras russas. Ainda neste jornal, Meloni já está em Kiev.
Noticiário

10h. Putin acusa Ocidente de ter começado a Guerra

Vladimir Putin acusa o Ocidente de ter começado a Guerra na Ucrânia. Ainda neste jornal, Rússia utilizou munições de fragmentação proibidas pelas convenções internacionais, em Kramatorsk.
Comentário

Visita de Biden é "politicamente muito importante"

Diana Soller, investigadora do IPRI, salienta que Biden é o "líder de todo este apoio Ocidental à Ucrânia". Lembra também que era "o único líder que nunca tinha expressado vontade de ir a Kiev".
Guerra na Ucrânia

O Ocidente e os seus inimigos

Um ano após a infame invasão da Ucrânia, e em homenagem ao democrata João Salgueiro, é altura de recordar os princípios distintivos do Ocidente — bem como as ameaças tribais que nos ameaçam.
Gabinete de Guerra

"Avanços graças à perda de milhares de russos"

Historiador Bruno Cardoso Reis garante que planeamento militar ucraniano sabe que apoio ocidental "não é para os próximos dias". Questão logística tornou-se "absolutamente vital" nesta fase da guerra.
China

Tecnologia e a geopolítica do futuro

Xi Jinping preconiza que a China se poderá tornar a potência dominante. A grande dúvida será perceber se este modelo político sem liberdade será capaz de gerar inovação e crescimento a longo prazo.
Ocidente

A Conferência do Atlântico na Madeira (II)

A Conferência do Atlântico da Madeira foi sobre valores fundamentais do Ocidente — não houve um único aproveitamento partidário, um único insulto, uma única manifestação de ódio tribal.
Contra-Corrente

Como é que poderá acabar a guerra da Ucrânia?

A retórica de Moscovo é cada vez mais agressiva, os apelos de Kiev aos aliados ocidentais cada vez mais urgentes. Com a guerra quase a fazer um ano, ninguém sabe como possa acabar. Ou quem vai vencer.
Gabinete de Guerra

Ucrânia assusta Ocidente para pedir mais armas?

Reznikov aponta ofensiva russa para a data em que se assinala um ano de guerra. Major-general Morais Pereira explica que objetivo pode ser "justificar mais armamento" do Ocidente após algumas divisões
O Domínio da Guerra

Saga dos Leopard 2

O impacto do crescente envolvimento tecnológico do Ocidente. A imperiosa e urgente guerra à corrupção. A disputa por África. A pretensa militarização de centrais nucleares. A história dos M1 Abrams.
Gabinete de Guerra

Ameaças russas? "Repetidas e pouco credíveis"

Rússia diz que Ocidente está "quase" em guerra real. "Narrativa da Rússia não tem impacto", diz Bruno Cardoso Reis. Gomes Cravinho admitiu entraves na entrega de tanques à Ucrânia. Que entraves são?
Gabinete de Guerra

Ocidente ainda leva a sério a ameaça nuclear?

Bruno Cardoso Reis explica que a retórica russa tem sido "de tal forma delirante que minou a credibilidade" entre os ocidentais. Tanques Leopard: "sinais crescentes" de que a Alemanha não se opõe.
Gabinete de Guerra

Russos podem conquistar Kiev já em 2023?

Cidades como Kharkiv e Kiev ficaram sem eletricidade após ataque aéreo de grandes dimensões. O major-general Morais Pereira defende que "está na altura de dar capacidade ofensiva à Ucrânia".
Gabinete de Guerra

Risco de uma guerra mundial está mesmo a aumentar?

Para Putin, culpa "será sempre do Ocidente". Ocidentais "têm estado à altura" na ajuda. Melitopol pode ser "chave do futuro da guerra". Análise de Bruno Cardoso Reis e do major-general Arnaut Moreira.
Noticiário

22h. Zelensky acha insuficiente teto ao petróleo

Presidente da Ucrânia diz que a decisão agora tomada pelo Ocidente não é séria, e Kiev sugere um preço duas vezes mais baixo. Este teto foi criticado pela Ucrânia e rejeitado por Moscovo.
Noticiário

12h. Qatar. FIFA acusa o Ocidente de "hipocrisia"

Gianni Infantino diz estar solidário com a causa mas lembra que o mais importante é o futebol. Ainda, Costa diz que não tolera que setores como a energia ou a alimentação tenham lucros excessivos.
Gabinete de Guerra

"Ucrânia não é conquistada por causa do Ocidente"

Ajudas financeiras e armamento do Ocidente têm ajudado, diz Major-general Isidro Morais Pereira. Rússia e EUA mantêm conversas, para reduzir risco de guerra nuclear. "São conversas habituais".
Gabinete de Guerra

"Zelensky não deve negar negociar com Putin"

Major-general Arnaut Moreira diz que negociação "deve representar dois países e não presidentes". Historiador Bruno Cardoso Reis refere que mudança de regime russo "não deve ser objetivo ocidental".
5 Continentes

Putin. "Entre contradições, há alguma verdade"

Mundo unipolar chega ao fim, mas "há dúvidas do que virá a seguir". Fala de um Ocidente em decadência mas, com o desastre demográfico, a Rússia estará melhor? Posição de Costa sobre Lula é "invulgar".
Gabinete de Guerra

"Para Putin, negociação implica anexação"

Primeiro discurso de Putin que "não é virado para os russos ou para o Ocidente, mas para os países que se afastam da esfera russa". Análise do major-general Arnaut Moreira e da professora Liliana Reis
Noticiário

16h. Putin: Mundo caminha para "destruição total"

Neste jornal, o presidente da Rússia acusa o Ocidente de desestabilizar o mundo e alerta que humanidade caminha para a "destruição total". E ainda os destaques do debate sobre o OE para 2023.
Gabinete de Guerra

"Se Kherson cair, resposta será pior que Kerch"

Major-general Arnaut Moreira diz que queda de Kherson é "mais sensível". Putin pode estar a "preparar mais mísseis caso aconteça". Ações militares são condicionadas pela indústria de guerra nesta fase
5 Continentes

Direitos. Há duplicidade de critérios no Ocidente?

A questão dos direitos humanos "não é o alfa e o ómega da política internacional". Bruno Cardoso Reis concorda com o presidente do Irão mas considera "irónico ser Ebrahim Raisi a fazer esta acusação".
Direitos Humanos

Direitos. Irão acusa Ocidente de "duplos padrões" 

Presidente do Irão rejeitou esta quarta-feira durante discurso na 77.ª Assembleia Geral da ONU "os duplos padrões de alguns governos relativamente a direitos das mulheres e a direitos humanos".
Gabinete de Guerra

"Discurso contraditório e espelho do desespero"

Aumentar a quantidade de homens é o "caminho para a derrota russa". Discurso de Putin foi uma "tentativa desesperada de voltar a ter iniciativa". Análise de António José Telo e Bruno Cardoso Reis.
Globalização

Que políticas para a decouplagem Ocidente/China?

Os governos do Ocidente vão ter de identificar os problemas e políticas económicas e geoestratégicas necessárias para a nova configuração mundial que assegure a sobrevivência e progresso da humanidade
A História do Dia

Twitter é vulnerável aos “inimigos” do Ocidente?

O ex-chefe de segurança do Twitter traça um cenário preocupante sobre as fragilidades da rede social. Foi ouvido no Senado dos EUA. Uma audição acompanhada pela jornalista Cátia Rocha.
Gabinete de Guerra

Blinken em Kiev. "EUA não vão deixar Ucrânia cair"

Bruno Cardoso Reis, historiador e especialista em segurança internacional, explica que Putin "está a apostar no enfraquecimento do apoio à Ucrânia". Os EUA "estão a tentar contrariar isso", acrescenta
Noticiário

15h. Rússia mantém corte de gás à Europa

Porta-voz do Kremlin avisa que o abastecimento à Europa depende do levantamento das sanções. Ainda: exército israelita adianta que militares podem ter disparado acidentalmente contra Shireen Abu Akleh
Guerra na Ucrânia

Bielorrúsia ameça o Ocidente com armas nucleares

"Pensaram que eu e Putin estávamos a dizer disparates? Bem, agora está tudo pronto!", disse o Presidente bielorusso, caso o Ocidente agrave as provocações à Rússia.
Resposta Pronta

Taiwan. "Precisamos de apoio do Ocidente"

É o apelo do representante de Taiwan em Portugal. Tsung-Che Chang compara a guerra na Ucrânia à tensão vivida na ilha. Acusa ainda a China de impedir os avanços democráticos de Taiwan nos últimos anos
Guerra na Ucrânia

Rússia. Cooperação com o Ocidente chegou ao fim

O diplomata russo Alexei Dobrinin afirmou que a era de cooperação entre a Rússia e o Ocidente terminou irreversivelmente. Para Dobrinin, o objetivo dos adversários da Rússia é derrotá-la.
Gabinete de Guerra

40 mil baixas russas? "Não anda longe da verdade"

Ucrânia aponta para 40 mil baixas russas. O major-general Isidro Morais Pereira considera o balanço realista. Ocidente vira-se para África e, mais uma vez, "está a acordar mais tarde para o problema".
Guerra na Ucrânia

Lavrov alerta contra "mundo regido pelo Ocidente"

MNE da Rússia pediu aos países em desenvolvimento, especialmente em África, que rejeitem um mundo governado pelo Ocidente, alertando que podem ser os próximos alvos da ira norte-americana.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.