Mais de 20 concelhos de seis distritos de norte a sul do país estão, este sábado, em risco “Máximo” de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco ‘Máximo’ os concelhos de Castelo de Paiva e Arouca (distrito de Aveiro), S. Pedro do Sul e Castro Daire (Viseu), Trancoso, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda e Sabugal (Guarda), Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Maçã e Sardoal (Santarém).

O instituto colocou também em risco “Muito Elevado” e “Elevado” concelhos de vários distritos do interior norte, centro e sul do país.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo'”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para este sábado, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura, com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste durante a manhã, podendo a nebulosidade persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do cabo Raso e aumentando temporariamente durante a tarde nas regiões do interior.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante leste no Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR