Os refugiados acolhidos em território nacional vão receber um “Welcome kit”, uma espécie de “Portugal numa caixa”, que contém um “guia rápido” sobre a nossa língua, história, direitos, um cartão de telemóvel e até um exemplar da Constituição portuguesa.

O ‘kit’, esta sexta-feira apresentado em Guimarães, segundo o ministro-adjunto Eduardo Cabrita faz parte de uma “estratégia singular” na forma de acolher aquelas pessoas, assente numa “grande participação da sociedade civil e na descentralização” e mostra que Portugal “está do lado certo da História” ao responder positivamente ao “desafio de solidariedade” que a questão dos refugiados representa.

Aliás, o consenso na questão do acolhimento aos refugiados foi mesmo enaltecido pela vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, que salientou a “unanimidade” entre as várias forças políticas sobre aquela questão considerando que essa é uma “conquista” de Portugal.

“Esta pequena caixa é uma ideia fora da caixa para que Guimarães seja ponto de parida, ponto de acolhimento para um país que queremos justo e solidário” afirmou Eduardo Cabrita.

Este é um desafio de solidariedade. Uma Europa da liberdade deve ter capacidade de acolher solidariamente aqueles que vitimas da guerra nos procuram”, explanou.

Assim, explicou o governante, aquele ‘kit’ “permitirá facilitar o acolhimento, apressar a integração, informar aqueles que virão para Portugal, ainda em Itália, Grécia e Turquia” ou seja, resumiu, é um “guia rápido para conhecer Portugal“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo sentido, a vice-presidente da Assembleia da República salientou que “os refugiados que precisam não só de uma casa mas também de integração” na sociedade.

É uma forma de dizer bem-vindos a todos os que vem para Portugal, tantas vezes fugidos do perigo, do medo, vindo através do perigo, da dor, do terror mas agora, aqui chegados, sejam muito bem-vindos”, disse.

A parlamentar enalteceu ainda o consenso político em torno da questão dos refugiados: “Num parlamento onde existem tantas divergências esta é uma questão unânime, não temos qualquer divergência entre as várias forças políticas no que se refere ao acolhimento de refugiados”, disse.

“É uma grande conquista”, salientou.

Assim, aos mais de 600 refugiados que já estão em território nacional e aos que para cá se dirigem será entregue uma caixa de papelão com um “leque estilo dicionário” em várias línguas, uma Constituição da República Portuguesa, uma ‘pen’ com um vídeo informativo, em várias línguas, sobre direitos, liberdades e garantias que o nosso país oferece, uma t-shirt e informação vária sobre Portugal.

Esta sexta-feira chegaram mais 21 refugiados a Portugal, que se vão juntar aos mais de 600 que já estão acolhidos em 68 municípios, podendo o número de pessoas acolhidas, ao abrigos de programas europeus, alcançar os 5 mil.