Esta sexta-feira foi criado o “Fucksgiving“, um movimento internacional criado por pessoas de todo o mundo que tem como objetivo relembrar aos americanos o impacto global dos seus votos nas eleições norte-americanas, marcadas para 8 de novembro.
Segundo o Dinheiro Vivo, a iniciativa partiu da agência portuguesa de comunicação Kiss e começa com um vídeo alojado na plataforma YouTube, onde diversos portugueses, à volta do mundo, afirmam “I give a fuck!“. No seu site — fucksgiving.net — é possível ver os inúmeros comentários de apoiantes do mundo inteiro.
São pessoas de todas as idades e “feitios” que se importam com as eleições norte-americanas e que pedem aos americanos que votem e que façam a escolha certa. Para eles, essa escolha é a candidata democrata Hillary Clinton. O movimento conta com a participação de diversas personalidades como atores, os comediantes Fernando Alvim e Salvador Martinha, o jornalista Paulo Fernandes e a modelo e apresentadora Helena Coelho.
Porque, América, tu não estás a escolher um Presidente para o teu país. Tu estás a eleger um líder mundial. O suficiente para afetar diretamente biliões de vidas em redor do globo por vários anos. (…) Nós não podemos votar, por isso confiamos no teu julgamento para decidir se podemos continuar a sonhar com um mundo melhor. Por que uma coisa é certa. Num mundo cheio de muros, não há espaço para a liberdade, amor, muito menos progresso ou prosperidade” é a mensagem do vídeo.
As pessoas que integram o movimento terminam a implorar: “Por favor, América. No dia 8 de novembro, não estragues tudo. Ou então nós estamos f*****s“.