O programa “Planet Earth II“, da BBC, sobre a vida animal, regressou, este domingo, ao fim de dez anos. E regressou em grande forma. O primeiro episódio mostra a incrível perseguição de um grupo de serpentes a uma iguana bebé.
O vídeo tem apenas dois minutos e vinte segundos mas foi visto por nove milhões de espetadores e já se tornou viral na Internet. É que esta perseguição é já considerada uma das melhores cenas já filmadas num documentário da vida animal.
A cena teve lugar na ilha de Fernandina, do arquipélago de Galápagos, e os protagonistas são um grupo de serpentes e uma iguana bebé. As serpentes tentam caçar e comer a iguana, que lhes dá luta e vai conseguindo escapar, a alta velocidade.
https://twitter.com/phil500/status/795704147706146816
O The Independent falou com Matthew Meech, editor deste episódio da série, que se considera um fanático por cinema, onde vai buscar inspiração para os documentários sobre animais.
Editar filmes da vida selvagem é como editar filmes mudos, é tudo sobre a ação/reação. Também o tempo, seja para comédia ou emoção. A narração [de David Attenborough] pode fornecer alguma destas, mas tu não queres usar as imagens apenas como papel de parede para comentar. As imagens precisam de falar por si mesmas.
A BBC revolucionou o universo dos documentários de vida selvagem quando começou a emitir a série em 2006, uma das primeiras a ser filmada em alta definição, com a ajuda de drones. O vídeo da perseguição foi difícil de filmar e Meech explica como foi feito:
Uma das coisas maravilhosas da perseguição foi que ela foi filmada a uma velocidade tão alta. Na vida real, estas coisas acontecem muito, muito mais rápido. É incrivelmente difícil filmá-las no momento e manter o foco. Mas às vezes o foco não importa quando o momento é tão intenso. A música [de Hans Zimmer] e o som obviamente que são uma parte importante também. O trabalho de todos foi incrível.