Kraftkar, um queijo azul norueguês, foi eleito, esta quarta-feira, o melhor queijo do mundo na 29ª edição anual do World Cheese Awards, em San Sebastián, Espanha.

De acordo com a Food&Beverage, foi Gunnar Waagen, da produtora norueguesa Tingvollost, quem ganhou o primeiro prémio com o seu queijo azul. Depois da vitória, não escondeu a sua alegria: “Não tenho palavras, são notícias maravilhosas! Somos uma fazenda de família que se esforça muito a trabalhar para fazer o nosso próprio queijo. Levantamo-nos todos os dias muito cedo e deitamo-nos muito tarde para poder fazer o nosso melhor e para ganhar este prémio, estou muito orgulhoso”.

Segundo o El Mundo, este queijo competiu contra 3.060 outros, de 35 países diferentes, mas apenas 16 foram finalistas.

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Kraftkar ganhou com 71 pontos em 80 possíveis, atribuídos pelas 16 pessoas do júri. As marcas espanholas Cala Blanc e Cremositos del Zújar ficaram empatados no segundo lugar, seguidos da terceira posição de outro queijo espanhol, Oveja Grazalemeña, que teve a mesma pontuação que um queijo italiano, o Gorgonzola Doce.

Segundo jornal El Mundo, após a degustação, o júri descreveu o queijo artesanal norueguês como um queijo “bastante espesso, com veias azuis solidificadas n um molho muito bem distribuído” e com uma textura “formidável e crocante”.

A Noruega entra assim, pela primeira vez, na lista de prémios deste festival. Nesta lista, os primeiros lugares são ocupados por queijos britânicos e franceses.

A edição do World Cheese Awards deste ano começou na quarta-feira, dia 17 de novembro, e vai acabar dia 18, sexta-feira.