Se gosta de pensar que só faz frio no Natal e depois disso rumamos alegremente para a primavera, não queremos ser desmancha-prazeres mas vamos lembrar que o inverno começou “a sério” há duas semanas e o pior ainda está para vir. E como hibernar não é (infelizmente) uma opção, temos mesmo de aprender a viver com tudo o que as temperaturas baixas fazem ao corpo. De forma sucinta: o clima frio, húmido e ventoso, combinado com os aquecimentos dentro de casa e do escritório, é uma bomba na nossa pele.

Como lembra o Refinery29, no inverno deve procurar ingredientes hidratantes como:

  • ácido hialurónico, porque puxa a humidade do ar e prende-a na pele;
  • ceramidas, porque funcionam como uma barreira que ajuda a proteger a pele do ambiente externo;
  • e glicerina, porque extrai a humidade do ar e aplica-a à superfície da pele para criar uma espécie de escudo.

Lábios gretados, irritações, pele seca e por vezes quase a escamar, eczema, dermatites e mãos desidratadas são só algumas das coisas a que ficamos mais propensos no inverno. Mas não só: a vontade de banhos cada vez mais quentes e a redução da ingestão de água (porque não temos tanta sede como quando faz calor) reduzem a proteção natural da pele (o manto hidrolipídico), a sua hidratação e deixam-na, então, mais suscetível a inflamações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que pode alterar na sua rotina

Mudar o seu produto de lavagem de rosto. A revista Allure salienta que, no inverno, devemos usar produtos de limpeza mais cremosos (ao invés de espumas, por exemplo) porque vão ajudar a pele a ajustar-se a um tempo mais frio e seco.

Optar por hidratantes cremosos. Quanto mais gordo e pesado for um creme, maior será a barreira que impede a perda de humidade. Esqueça as loções e os leites e troque a sua rotina de verão por uma de inverno mais cremosa.

Trocar a base por um hidratante com cor. Muitas bases secam a pele e criam aquele efeito em que parece que a base está a rachar. Esse é basicamente o sinal de que a sua pele está a rejeitar o produto que aplicou. BB, CC Creams e hidratantes com cor são a melhor opção no inverno.

Utilizar óleos faciais à noite. E a razão é simples: tal como explicámos neste artigo, os óleos tendem a ficar à superfície criando uma barreira de proteção e, o principal, selam a hidratação dentro da pele.

Não descuidar a hidratação do corpo. As pernas, os joelhos, as mãos e os cotovelos são zonas que tendem a secar durante o inverno. E além de áspera, a pele seca nestas zonas pode criar comichão, vermelhidão e descamação. Lembre-se que também há pessoas que simplesmente não conseguem produzir óleo suficiente para manter a pele hidratada e, por isso, precisam de usar hidratante de corpo diariamente para equilibrar os níveis de hidratação. Tal como no rosto, opte por produtos gordos.

Trocar os batons por bálsamos. Há batons que, por melhores que sejam, podem secar os lábios nas temperaturas frias. E não há batom que combine com lábios secos e rachados. Os bálsamos são obrigatórios durante o dia e antes de dormir (porque tendemos a respirar pela boca e isso seca ainda mais os lábios). Durante o dia opte por bálsamos em stick (porque são melhores para transportar e não tem de colocar os seus dedos para os aplicar) e, à noite, pode ter um balsamo em boião junto à cama para aplicar antes de dormir.

Na fotogaleria, em cima, conheça alguns produtos completamente à prova de frio e que são ajudas SOS para as semanas geladas que se avizinham.